Lista completa de Questões de Odontologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Instruções: Para resolução das questões 48 a 50, considere o enunciado a seguir.
Paciente com 45 anos, sexo masculino, apresenta necessidade de confecção de coroa total no dente 27. O exame clínico mostra uma restauração antiga de amálgama envolvendo as superfícies mesial e oclusal, com dano moderado. Este dente é assintomático e responde normalmente aos testes de vitalidade pulpar. O exame radiográfico não mostra evidência de alterações periapicais.
O preparo com finalidade protética
requer paredes de dentina com espessura menor que a altura.
fica impossibilitado devido à extensão da restauração existente.
deve ser precedido da remoção de tecido cariado e da restauração antiga.
deve relevar a possibilidade de galvanismo.
deve ser precedido de tratamento endodôntico e confecção de núcleo.
Para a confecção de uma restauração inlay cerâmica no dente 35 de paciente do sexo feminino, 27 anos, é utilizada, no preparo cavitário, ponta diamantada com angulação da ponta ativa com
22° em relação ao longo eixo, para obter a expulsividade correta.
término plano com borda arredondada, para a obtenção de ângulos internos suaves.
formato cone invertido, visando a obter a melhor retenção nas caixas proximais.
12° em relação ao longo eixo, para obtenção da retentividade adequada.
formato esférico, com objetivo de efetuar o preparo da curva reversa de Hollenback.
Odontologia - Anatomia de Cabeça e Pescoço e Anatomia Dentária - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Atenção: As questões da prova farão referência ao TSB − Técnico em Saúde Bucal conforme estabelece a Lei nº 11.889 de 24/12/2008.
Em relação à anatomia dos dentes, é correto afirmar:
A face oclusal do primeiro molar inferior apresenta cinco cúspides, sendo duas linguais e três vestibulares.
A face oclusal do segundo molar inferior apresenta uma ponte de esmalte que une a cúspide mésio-vestibular à cúspide mésio-lingual.
O pré-molar superior se caracteriza pelo tamanho menor da cúspide vestibular em relação à cúspide lingual.
O primeiro molar superior possui como característica a ponte de esmalte, que une a cúspide disto-lingual à cúspide mésiovestibular, interrompendo o sulco mésio-distal.
Nos incisivos centrais superiores as faces mesiais e distais são convergentes para a oclusal no sentido vertical.
Odontologia - Anatomia de Cabeça e Pescoço e Anatomia Dentária - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Atenção: As questões da prova farão referência ao TSB − Técnico em Saúde Bucal conforme estabelece a Lei nº 11.889 de 24/12/2008.
Em relação à morfologia dos dentes, incluindo detalhes anatômicos, é correto afirmar que:
cíngulo é o encontro da face vestibular com a face lingual.
bordas incisais são estruturas de formato piramidal dos dentes posteriores.
bossa é uma depressão da face vestibular delimitada pela borda incisal e cíngulo.
sulcos principais são depressões que separam as cúspides.
forame cego é uma saliência de esmalte no terço cervical da face lingual.
Odontologia - Anatomia de Cabeça e Pescoço e Anatomia Dentária - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Atenção: As questões da prova farão referência ao TSB − Técnico em Saúde Bucal conforme estabelece a Lei nº 11.889 de 24/12/2008.
Ao exame clínico o cirurgião-dentista identifica que o paciente está com cárie nos dentes 16, 24, 35 e 55. Isto corresponde à existência de lesão provocada pela doença nos dentes, respectivamente:
primeiro molar superior esquerdo permanente; primeiro pré-molar superior direito permanente; segundo pré-molar inferior direito permanente e segundo molar inferior esquerdo decíduo.
primeiro molar superior direito permanente; primeiro pré-molar superior esquerdo permanente; segundo pré-molar inferior esquerdo permanente e segundo molar superior direito decíduo.
primeiro molar inferior direito decíduo; primeiro pré-molar inferior esquerdo permanente; segundo pré-molar superior esquerdo permanente e segundo molar superior direito decíduo.
primeiro pré-molar superior direito decíduo; primeiro molar superior esquerdo decíduo; segundo molar inferior esquerdo decíduo e segundo pré-molar inferior direito permanente.
segundo molar superior direito permanente; segundo pré-molar superior esquerdo permanente; primeiro pré-molar inferior esquerdo permanente e primeiro molar inferior direito permanente.
Odontologia - Anatomia de Cabeça e Pescoço e Anatomia Dentária - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Atenção: As questões da prova farão referência ao TSB − Técnico em Saúde Bucal conforme estabelece a Lei nº 11.889 de 24/12/2008.
primeiro molar inferior direito permanente; o canino superior esquerdo decíduo encontrava-se cariado e recebeu uma restauração de resina e o 2º pré-molar superior direito permanente encontrava-se fraturado e recebeu uma restauração de amálgama de prata.
segundo molar inferior esquerdo permanente; o canino superior direito permanente encontrava-se cariado e recebeu uma restauração de resina e o segundo pré-molar superior esquerdo permanente encontrava-se fraturado e recebeu uma restauração de amálgama de prata.
primeiro molar superior direito decíduo; o canino inferior esquerdo permanente encontrava-se cariado e recebeu uma restauração de resina e o segundo pré-molar inferior direito permanente encontrava-se fraturado e recebeu uma restauração de amálgama de prata.
primeiro pré-molar inferior direito permanente; o incisivo lateral superior esquerdo decíduo encontrava-se cariado e recebeu uma restauração de resina e o segundo molar superior direito permanente encontrava-se fraturado e recebeu uma restauração de amálgama de prata.
segundo pré-molar inferior esquerdo permanente; o incisivo lateral superior direito permanente encontrava-se cariado e recebeu uma restauração de resina e o segundo molar inferior direito permanente encontrava-se fraturado e recebeu uma restauração de amálgama de prata.
A realização de tomadas radiográficas, com objetivo de verificar as condições radiculares e ósseas da paciente, deve ser acompanhada de alguns cuidados, uma vez que as
meninas apresentam os óvulos presentes desde o nascimento.
gônadas não são protegidas por aventais plumbíferos.
meninas são menos afetadas pelos efeitos nocivos das radiações que os meninos.
células de uma criança estão em estado de maior diferenciação.
crianças são mais suscetíveis aos efeitos imediatos da radiação que os adultos.
Atenção: As questões da prova farão referência ao TSB − Técnico em Saúde Bucal conforme estabelece a Lei nº 11.889 de 24/12/2008.
Paciente com 62 anos de idade, sexo feminino, mostra sinais de cianose nos lábios durante os procedimentos de raspagem gengival. Após interromper este procedimento, ela apresentou pressão arterial 10:6 e sudorese intensa. Este quadro é compatível com o diagnóstico de
hemorragia.
convulsão.
desmaio.
choque.
lipotimia.
Atenção: Para responder às questões de números 39 e 40, considere os dados abaixo:
Paciente com 31 anos de idade, sexo masculino, apresenta- se com a boca aberta e sem capacidade de fechá-la. O paciente relata que esta condição ocorreu logo após um bocejo e, durante as tentativas de fechar a boca, sente dor.
O tratamento consiste em
confecção de uma placa de posicionamento anterior.
tração e mobilização da articulação temporomandibular.
injeção de anestésico local sem vasoconstritor no músculo masseter.
aplicação de uma leve força posterior no mento, enquanto o paciente abre a boca.
injeção de toxina botulínica nos músculos pterigóideos laterais superiores.
Atenção: Para resolução das questões de números 52 a 55, considere o enunciado a seguir:
Paciente com 4 anos de idade, sexo masculino, é trazido pelos pais ao consultório odontológico após uma queda ocorrida na escola. O exame clínico mostra fratura complicada da coroa do dente 51, fratura não complicada da coroa do dente 52 e mobilidade no dente 61. Ao exame radiográfico, detecta-se fratura no terço apical da raiz do dente 61.
Diante da detecção do deslocamento do fragmento coronário do dente 61, a conduta clínica indicada é
a recomendação de dieta líquida.
a extração do fragmento coronário.
a pulpotomia em prazo não superior a duas semanas após o acidente.
a imobilização do dente por 4 semanas.
o acompanhamento radiográfico por 12 meses.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...