Lista completa de Questões de Odontologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Atenção: Para responder às questões de números 35 a 37, considere o enunciado a seguir.
Paciente com 28 anos de idade, sexo feminino, apresenta destruição avançada dos tecidos de suporte na maior parte da dentição e a presença de um grande número de defeitos ósseos angulares. Os dentes 14, 12, 11, 21, 22, 23, 24, 43, 42, 41, 31, 32, 33 e 37 apresentam mobilidade aumentada, porém sem comprometer o conforto da mastigação da paciente. Há biofilme evidente em cerca de 75% das superfícies dentárias.
O planejamento do plano de tratamento
considera um programa de cuidados de manutenção cuidadosamente supervisionado irrelevante para um bom prognóstico se os procedimentos cirúrgicos forem efetuados.
contraindica a extração dos elementos 12, 11, 21, 22, 42, 41, 31 e 32, que serviriam como dentespilares apropriados para a instalação de uma prótese fixa.
leva em conta os esforços para tratar apropriadamente a doença periodontal inflamatória em toda a boca antes de tomar a decisão de extrair um ou vários dentes.
requer a extração dos elementos 14, 24, 43 e 37, que não apresentam comprometimento estético.
não leva em consideração a motivação para uma ótima higiene bucal executada pela própria paciente para um bom prognóstico.
Atenção: As questões da prova farão referência ao TSB − Técnico em Saúde Bucal conforme estabelece a Lei nº 11.889 de 24/12/2008.
A esterilização de brocas de aço carbide em autoclaves, requer que as brocas
estejam envoltas em papel crepado ou pouchers, pelo tempo de 15 minutos, a uma temperatura de 121 °C.
estejam envoltas em papel crepado ou pouchers, pelo tempo de 30 minutos, a uma temperatura de 121 °C.
sejam colocadas em tubos de vidro com bucha de algodão e papel crepado, pelo tempo de 15 minutos, a uma temperatura de 170 °C.
sejam colocadas em tubos de vidro com bucha de algodão e papel crepado, pelo tempo de 15 minutos, a uma temperatura de 121 °C.
sejam colocadas em tubos de vidro com bucha de algodão e papel crepado, pelo tempo de 30 minutos, a uma temperatura de 170 °C.
Paciente com 22 anos de idade, sexo masculino, relata ter diabetes mellitus Tipo I e apresenta queixa de sangramento espontâneo da gengiva. O exame clínico mostra a presença de bolsas rasas nos sextantes posteriores. A condição periodontal do paciente
reflete uma redução nos níveis de hemoglobina glicosilada à medida que aumentam os parâmetros periodontais, como profundidade de sondagem e perda óssea.
mostra reação semelhante a indivíduos normoglicêmicos para a mesma quantidade de biofilme dentário.
apresenta associação bidirecional com o diabetes mellitus, sobretudo quando os níveis de glicose são pobremente controlados.
revela a presença de fatores retentivos de biofilme como os principais fatores etiológicos para a doença periodontal, independente da condição sistêmica.
representa uma resposta modificada pela diminuição da função dos leucócitos polimorfonucleares e um aumento da função da colagenase.
Atenção: As questões da prova farão referência ao TSB − Técnico em Saúde Bucal conforme estabelece a Lei nº 11.889 de 24/12/2008.
A correta manutenção de compressores a óleo e autoclaves requer a realização de procedimentos, tais como:
os elementos de todos os filtros e manutenção mecânica de um compressor devem ser substituídos, anualmente, por pessoal técnico especializado.
a verificação do nível de óleo do compressor, a pressão dos filtros internos e externos e a checagem de ruídos, odor e temperatura do compressor devem ser realizadas trimestralmente.
o esgotamento do filtro externo ao compressor de óleo deve ser realizado com periodicidade semanal.
a limpeza do sistema de descarga do fluxo de água na câmara das autoclaves deve ser feita diariamente.
a manutenção do nível apropriado de água destilada e lavagem das bandejas da autoclave devem ser realizadas quinzenalmente.
Atenção: As questões da prova farão referência ao TSB − Técnico em Saúde Bucal conforme estabelece a Lei nº 11.889 de 24/12/2008.
Em relação à transmissibilidade das doenças, é correto afirmar:
A tuberculose é provocada pelo Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch e normalmente é transmitida pelo sangue contaminado. O sintoma mais frequente é a tosse que normalmente vem acompanhada de secreção purulenta e sangue.
A transmissão do herpes labial se dá principalmente pelo sangue, portanto, deve-se evitar a realização de procedimentos que provoquem sangramento durante o período da manifestação clínica da doença.
Estudos estimam que o risco de transmissão do vírus da imunodeficiência humana (HIV) é de, em média, 0,3% em acidentes que perfuram a pele e de 0,09% quando em contato com mucosas.
A sífilis é uma doença infecto-contagiosa provocada pelo Treponema pallidum, sendo sua principal via de transmissão a saliva de indivíduos contaminados. Apresenta uma evolução crônica caracterizada normalmente por feridas na região genital.
A contaminação pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) pode se dar por meio do contato direto (mãos ou pele) ou indireto (superfícies ambientais ou itens de uso do paciente), devendo-se evitar o contato com estes pacientes, sem o uso de luvas.
A radiografia periapical da região posterior inferior de um paciente com 32 anos de idade, sexo masculino, mostra espessamento do espaço do ligamento periodontal e diminuição da lâmina dura do dente 35. Este quadro é compatível com o diagnóstico de
periodontite apical aguda.
granuloma periapical crônico.
cisto radicular.
abscesso periapical.
osteíte esclerosante.
Atenção: As questões da prova farão referência ao TSB − Técnico em Saúde Bucal conforme estabelece a Lei nº 11.889 de 24/12/2008.
A prática profissional da odontologia expõe muitas vezes o profissional a uma série de agentes patogênicos. As hepatites são infecções que acometem o fígado e podem ser causadas por pelo menos cinco tipos diferentes de vírus: A, B, C, D e E. Em relação às hepatites é correto afirmar:
A fonte de transmissão da hepatite C é direta, pelas mãos, água ou alimentos contaminados.
O vírus da hepatite B, em temperatura ambiente, não sobrevive por longos períodos fora do corpo humano.
O risco de transmissão ocupacional de hepatite para o trabalhador de saúde é baixo, podendo ser considerado desprezível.
O risco de transmissão do vírus da hepatite C está relacionado a exposições percutâneas ou mucosas, envolvendo sangue ou qualquer outro material biológico contendo sangue.
O número de profissionais atingidos pela hepatite C é relativamente baixo, provavelmente porque a maioria dos profissionais já foi vacinada contra este tipo de vírus.
Paciente com 21 anos de idade, sexo feminino, relata um episódio de pericoronarite no dente 46, há cerca de dois anos. No momento desta consulta, a paciente está assintomática, porém o achado radiográfico mostra radiolucidez central circundando o foco da inflamação com área periférica da radiopacidade granular que se mistura com o osso normal adjacente. Este quadro é compatível com o diagnóstico de osteomielite
alveolar aguda.
aguda supurativa.
crônica esclerosante difusa.
crônica esclerosante focal.
crônica supurativa.
Atenção: As questões da prova farão referência ao TSB − Técnico em Saúde Bucal conforme estabelece a Lei nº 11.889 de 24/12/2008.
Considerando os procedimentos de biossegurança que devem fazem parte da rotina dos serviços de assistência odontológica, é correto afirmar:
As luvas de borracha grossa, após a lavagem diária do instrumental, devem ser descartadas no lixo contaminado.
Os óculos protegem os olhos das secreções, aerossóis e produtos químicos utilizados nos procedimentos odontológicos e na limpeza e desinfecção de artigos.
Em procedimentos clínico-cirúrgicos de longa duração (mais de 2 horas), recomenda-se colocar dois pares de luvas, uma sobre a outra.
Após o término do atendimento clínico de cada paciente, deve-se retirar a luva, lavar as mãos e secar as luvas com a toalha de pano.
Deve-se trocar a máscara ao final de cada período de 4 horas, pois as máscaras úmidas perdem o poder de filtração, facilitando a penetração dos aerossóis bacterianos.
Na radiografia periapical, um aspecto característico do quadro apresentado é a presença de
deposição aleatória de osso esclerótico, semelhante a flocos de algodão.
remodelação das trabéculas produzindo linhas esparsas para fora da tábua interna, semelhante a cabelo em pé.
áreas de destruição óssea localizadas com aspecto irregular ou roído por traça.
padrão trabecular delgado generalizado, semelhante a vidro fosco.
padrão trabecular delgado generalizado pontilhado, semelhante à casca de laranja.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...