Lista completa de Questões de Odontologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A avaliação de variáveis comportamentais em estudos epidemiológicos mostra maior chance de ocorrência de traumatismos dentários em crianças e adolescentes que apresentam
ambiente familiar favorável, em famílias reconstituídas.
hiperatividade.
ambientes psicossociais adversos.
vivências de alta coesão e menor habilidade para proteção contra injúrias.
problemas de relacionamento com seus irmãos mais novos.
Paciente com 6 anos de idade, sexo feminino, apresenta lesões cavitadas de cárie dentária nos dentes 16 e 26. A mãe relata um consumo elevado e frequente de doces e refrigerantes pela criança. O uso de dentifrício fluoretado
contendo fluoreto de sódio em sua composição é mais eficaz, pois libera íon fluoreto na cavidade bucal pela ação de enzimas chamadas fosfatases.
é ineficaz para a prevenção da cárie dentária em pacientes de elevado risco e comportamento pouco colaborador.
é considerado um meio individual de obtenção de flúor, uma vez que a possibilidade da aquisição do produto não depende de decisões governamentais, no âmbito das políticas públicas.
é considerado um dos métodos mais racionais de prevenção da cárie dentária, pois alia a remoção do biofilme dental à exposição constante ao flúor.
com monofluorfosfato de sódio em sua composição é mais eficaz, pois libera o íon fluoreto na cavidade bucal por ionização quando em contato com a água.
A ocorrência de fluorose dentária é fortemente associada com a ingestão crônica de fluoretos durante o desenvolvimento dental, mas o incremento da severidade depende principalmente da dose, além de
precário estado nutricional.
baixo peso corporal ao nascer.
homeostase do potássio.
altitudes baixas.
temperaturas médias anuais mais baixas.
Algumas considerações clínicas e laboratoriais sobre a reatividade de compostos fluoretados no esmalte são comprovados por evidências científicas, como:
uma maior concentração de flúor no dente é a causa da menor perda mineral que ocorre na presença deste íon.
a presença de flúor incorporado na estrutura do dente é mais importante que ter fluoreto disponível no meio bucal para ser incorporado na estrutura mineral do dente durante o processo de cárie.
a reversão parcial da perda mineral que ocorre na presença de flúor aumenta muito o tempo necessário para que algum sinal clínico de desmineralização seja visível.
a escolha de medidas preventivas baseadas no uso isolado de flúor é suficiente, uma vez que o fluoreto impede o desenvolvimento de cárie.
quando o biofilme é removido pela escovação expondo a estrutura dental à capacidade remineralizadora da saliva, a precipitação de mineral nos locais onde ele foi perdido será desativada se houver flúor presente no meio ambiente bucal.
As estratégias de prevenção da cárie dentária devem levar em consideração os momentos de maior suscetibilidade dos dentes à contaminação por microrganismos cariogênicos, que ocorrem
na fase do patinho feio.
ao início do período da puberdade.
ao final do período de aleitamento materno.
durante a erupção dos primeiros dentes decíduos.
quando da erupção dos primeiros e segundos molares decíduos.
O risco de cárie dentária
tem associação positiva com a redução da suscetibilidade às doenças bucais mediadas pelo biofilme dentário.
reflete a correlação negativa entre as condições do meio bucal apresentadas na fase da dentição decídua e da dentição permanente.
utiliza testes como avaliação da capacidade tampão da saliva e índice de fluxo salivar, que tem elevado valor preditivo de novas lesões na dentição decídua.
tem na experiência anterior de cárie o previsor mais confiável na determinação da probabilidade de ocorrência de novas lesões.
refere-se ao incremento de lesões ativas, incluindo lesões novas e recorrentes que ocorrem em um determinado período de tempo.
Paciente com 25 anos de idade, sexo feminino, relata estar no terceiro mês de gestação. A cidade em que ela vive tem as águas de abastecimento fluoretadas. A principal dúvida apresentada pela paciente refere-se ao uso de suplementos vitamínicos com flúor, o que
I. deve ser feito com a utilização de 1 mg de flúor por dia no período pré-natal.
II. está contraindicado se a gestante ingerir água fluoretada.
III. tem indicação individual limitada no período pós-natal, sendo indicado como medida de saúde coletiva.
IV. pode ocasionar a diminuição na absorção de cálcio, que reage com o flúor, quando da ingestão de complexos vitamínicos que contêm cálcio.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
II e IV.
II e III.
I e III.
I e IV.
Levando em conta as considerações clínicas e laboratoriais sobre a reatividade de compostos fluoretados no esmalte, pode-se afirmar que:
O flúor incorporado sistemicamente no mineral dental tem um efeito importante no controle da cárie, pois a concentração de fluorapatita chega a 10%, constituindo o principal mecanismo da ação do flúor na prevenção da cárie.
Uma vez incorporada à estrutura dentária, a fluorapatita torna o dente menos solúvel aos ácidos produzidos no biofilme dental.
Quando o pH crítico cai para 4,5 e o dente perde minerais na forma de hidroxiapatita, íons cálcios e fosfatos dissolvidos retornam ao dente na forma de fluorapatita, resultando em redução da desmineralização do esmalte-dentina na presença de flúor.
Quando o pH do biofilme retorna à neutralidade, o flúor presente no meio ativa a capacidade remineralizante da saliva e o esmalte-dentina tem uma menor reparação dos minerais perdidos que teriam na ausência de flúor.
A presença de F constantemente na cavidade bucal para interagir nos eventos de desremineralização não garante a saturação do meio ambiente com os íons que compõem a fluorapatita.
A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
Atenção: Para responder às questões de números 39 e 40, considere os dados abaixo:
Paciente com 31 anos de idade, sexo masculino, apresenta- se com a boca aberta e sem capacidade de fechá-la. O paciente relata que esta condição ocorreu logo após um bocejo e, durante as tentativas de fechar a boca, sente dor.
O fator causador desta condição é
o movimento súbito do côndilo em direção aos tecidos retrodiscais.
a rotação do disco sobre o côndilo antes da completa translação do complexo côndilo-disco.
o aprisionamento do côndilo à frente da eminência.
a injúria ao ligamento capsular quando os dentes não estão ocluídos.
a distonia oromandibular, com origem no sistema nervoso central.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...