Lista completa de Questões de Odontologia da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Odontologia - Terapêutica e Farmacologia Odontológica - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2016
Criança com três anos de idade apresenta febre, irritabilidade, dificuldade de alimentação, halitose, faringite, linfadenopatia submandibular e mal-estar geral. Ao exame físico intrabucal, notou-se a presença de pequenas vesículas em toda a boca, hiperemia, edema e pontos hemorrágicos gengivais generalizados. Há envolvimento da região oral e perioral. Quanto ao quadro descrito, julgue os itens a seguir. O uso tópico de corticosteroides está indicado com o objetivo de diminuir a dor local.
Criança com três anos de idade apresenta febre, irritabilidade, dificuldade de alimentação, halitose, faringite, linfadenopatia submandibular e mal-estar geral. Ao exame físico intrabucal, notou-se a presença de pequenas vesículas em toda a boca, hiperemia, edema e pontos hemorrágicos gengivais generalizados. Há envolvimento da região oral e perioral. Quanto ao quadro descrito, julgue os itens a seguir. Trata-se de gengivoestomatite herpética aguda.
Um adolescente de 15 anos de idade procurou atendimento odontológico de rotina. Ao exame físico, notou-se a utilização de um piercing na língua. Durante a anamnese, o cirurgião-dentista identificou também quadro de bulimia. Ao exame clínico, observou-se gengivite e acúmulo de biofilme dental nas faces oclusais e interproximais. Com base no caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. Em superfícies de fóssulas e fissuras, a utilização de selantes não têm recomendação de uso na adolescência, mesmo que identificado o risco de lesões cariosas em fóssulas e fissuras, pois a eficácia encontra-se reduzida, nessa faixa etária.
Um adolescente de 15 anos de idade procurou atendimento odontológico de rotina. Ao exame físico, notou-se a utilização de um piercing na língua. Durante a anamnese, o cirurgião-dentista identificou também quadro de bulimia. Ao exame clínico, observou-se gengivite e acúmulo de biofilme dental nas faces oclusais e interproximais. Com base no caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. Para muitos indivíduos, a adolescência ainda é um período de alta atividade de cárie, sendo as lesões frequentemente associadas a fóssulas e fissuras.
Um adolescente de 15 anos de idade procurou atendimento odontológico de rotina. Ao exame físico, notou-se a utilização de um piercing na língua. Durante a anamnese, o cirurgião-dentista identificou também quadro de bulimia. Ao exame clínico, observou-se gengivite e acúmulo de biofilme dental nas faces oclusais e interproximais. Com base no caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. O adolescente deve ser orientado quanto aos riscos associados ao uso do piercing, como fratura dental e surgimento de infecções.
Um adolescente de 15 anos de idade procurou atendimento odontológico de rotina. Ao exame físico, notou-se a utilização de um piercing na língua. Durante a anamnese, o cirurgião-dentista identificou também quadro de bulimia. Ao exame clínico, observou-se gengivite e acúmulo de biofilme dental nas faces oclusais e interproximais. Com base no caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. Lesões dentárias associadas à erosão em adolescentes devem ser tratadas preferencialmente por meio de técnicas restauradoras e reabilitadoras mais complexas.
Um adolescente de 15 anos de idade procurou atendimento odontológico de rotina. Ao exame físico, notou-se a utilização de um piercing na língua. Durante a anamnese, o cirurgião-dentista identificou também quadro de bulimia. Ao exame clínico, observou-se gengivite e acúmulo de biofilme dental nas faces oclusais e interproximais. Com base no caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. Em seus estágios mais iniciais, a erosão dentária pode ser de difícil diagnóstico, pois as alterações na superfície dos dentes não são muito evidentes.
A respeito do atendimento odontológico de uma criança de dois anos de idade, portadora de cárie da primeira infância, com uso de mamadeira noturna e hábito de sucção digital durante o sono, julgue os itens a seguir. Em crianças com idade inferior a três anos, qualquer sinal de lesão cariosa em superfície lisa é um indicativo da cárie em estágio avançado.vv
A respeito do atendimento odontológico de uma criança de dois anos de idade, portadora de cárie da primeira infância, com uso de mamadeira noturna e hábito de sucção digital durante o sono, julgue os itens a seguir. O uso de flúor e outras medidas preventivas apresentam alta eficácia nesse caso, a despeito da continuidade da amamentação noturna.
A respeito do atendimento odontológico de uma criança de dois anos de idade, portadora de cárie da primeira infância, com uso de mamadeira noturna e hábito de sucção digital durante o sono, julgue os itens a seguir. Durante o atendimento, a falta de colaboração é um comportamento esperado para a idade desse paciente, sendo indicada a estabilização protetora a fim de proteger tanto a criança quanto o operador.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...