Questões de Odontologia da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

Lista completa de Questões de Odontologia da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ao extrair o dente 38 incluso de um paciente de 38 anos de idade, utilizando técnicas de osteotomia e odontossecção, o cirurgião-dentista prescreveu 400 mg de ibuprofeno a cada oito horas, durante cinco dias. No prontuário médico, constavam problemas de saúde, como história de enxaquecas frequentes e úlcera péptica anterior, que fora tratada. Após as primeiras administrações, no segundo dia de uso, o paciente passou a se queixar de pirose e epigastralgia. Também referiu não haver adequado controle analgésico com o ibuprofeno. Na sessão de remoção de sutura, no sétimo dia, o paciente relatou ainda sentir muita dor. Foi constatado que alguns dos pontos não estavam presentes, e o alvéolo estava vazio (sem o coágulo sanguíneo), a gengiva adjacente estava vermelha e inflamada, não havia evidências de supuração. Quanto a esse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. Há indicação da utilização de amoxicilina durante sete dias.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao extrair o dente 38 incluso de um paciente de 38 anos de idade, utilizando técnicas de osteotomia e odontossecção, o cirurgião-dentista prescreveu 400 mg de ibuprofeno a cada oito horas, durante cinco dias. No prontuário médico, constavam problemas de saúde, como história de enxaquecas frequentes e úlcera péptica anterior, que fora tratada. Após as primeiras administrações, no segundo dia de uso, o paciente passou a se queixar de pirose e epigastralgia. Também referiu não haver adequado controle analgésico com o ibuprofeno. Na sessão de remoção de sutura, no sétimo dia, o paciente relatou ainda sentir muita dor. Foi constatado que alguns dos pontos não estavam presentes, e o alvéolo estava vazio (sem o coágulo sanguíneo), a gengiva adjacente estava vermelha e inflamada, não havia evidências de supuração. Quanto a esse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. O tratamento da osteolite alveolar inclui irrigação do alvéolo com solução de clorexidina 0,12-0,2%. O alvéolo pode ser coberto com cimento cirúrgico para prevenir a entrada de alimentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao extrair o dente 38 incluso de um paciente de 38 anos de idade, utilizando técnicas de osteotomia e odontossecção, o cirurgião-dentista prescreveu 400 mg de ibuprofeno a cada oito horas, durante cinco dias. No prontuário médico, constavam problemas de saúde, como história de enxaquecas frequentes e úlcera péptica anterior, que fora tratada. Após as primeiras administrações, no segundo dia de uso, o paciente passou a se queixar de pirose e epigastralgia. Também referiu não haver adequado controle analgésico com o ibuprofeno. Na sessão de remoção de sutura, no sétimo dia, o paciente relatou ainda sentir muita dor. Foi constatado que alguns dos pontos não estavam presentes, e o alvéolo estava vazio (sem o coágulo sanguíneo), a gengiva adjacente estava vermelha e inflamada, não havia evidências de supuração. Quanto a esse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. Para o tratamento inicial do alvéolo, recomenda-se a remoção de qualquer resto de sutura e curetagem do alvéolo para remover restos de alimentos e promover novo sangramento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao extrair o dente 38 incluso de um paciente de 38 anos de idade, utilizando técnicas de osteotomia e odontossecção, o cirurgião-dentista prescreveu 400 mg de ibuprofeno a cada oito horas, durante cinco dias. No prontuário médico, constavam problemas de saúde, como história de enxaquecas frequentes e úlcera péptica anterior, que fora tratada. Após as primeiras administrações, no segundo dia de uso, o paciente passou a se queixar de pirose e epigastralgia. Também referiu não haver adequado controle analgésico com o ibuprofeno. Na sessão de remoção de sutura, no sétimo dia, o paciente relatou ainda sentir muita dor. Foi constatado que alguns dos pontos não estavam presentes, e o alvéolo estava vazio (sem o coágulo sanguíneo), a gengiva adjacente estava vermelha e inflamada, não havia evidências de supuração. Quanto a esse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. Osteolite alveolar (alveolite seca) é uma condição autolimitante e de cura espontânea. Entretanto, em razão da severidade da dor experimentada pelo paciente, é usual realizar tratamento dos sintomas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao extrair o dente 38 incluso de um paciente de 38 anos de idade, utilizando técnicas de osteotomia e odontossecção, o cirurgião-dentista prescreveu 400 mg de ibuprofeno a cada oito horas, durante cinco dias. No prontuário médico, constavam problemas de saúde, como história de enxaquecas frequentes e úlcera péptica anterior, que fora tratada. Após as primeiras administrações, no segundo dia de uso, o paciente passou a se queixar de pirose e epigastralgia. Também referiu não haver adequado controle analgésico com o ibuprofeno. Na sessão de remoção de sutura, no sétimo dia, o paciente relatou ainda sentir muita dor. Foi constatado que alguns dos pontos não estavam presentes, e o alvéolo estava vazio (sem o coágulo sanguíneo), a gengiva adjacente estava vermelha e inflamada, não havia evidências de supuração. Quanto a esse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. O tempo de duração prescrito para o ibuprofeno foi adequado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao extrair o dente 38 incluso de um paciente de 38 anos de idade, utilizando técnicas de osteotomia e odontossecção, o cirurgião-dentista prescreveu 400 mg de ibuprofeno a cada oito horas, durante cinco dias. No prontuário médico, constavam problemas de saúde, como história de enxaquecas frequentes e úlcera péptica anterior, que fora tratada. Após as primeiras administrações, no segundo dia de uso, o paciente passou a se queixar de pirose e epigastralgia. Também referiu não haver adequado controle analgésico com o ibuprofeno. Na sessão de remoção de sutura, no sétimo dia, o paciente relatou ainda sentir muita dor. Foi constatado que alguns dos pontos não estavam presentes, e o alvéolo estava vazio (sem o coágulo sanguíneo), a gengiva adjacente estava vermelha e inflamada, não havia evidências de supuração. Quanto a esse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. O aumento da dose de ibuprofeno para 600 mg e a diminuição do intervalo entre as administrações para seis horas é recomendado, com o intuito de se alcançar o efeito analgésico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao extrair o dente 38 incluso de um paciente de 38 anos de idade, utilizando técnicas de osteotomia e odontossecção, o cirurgião-dentista prescreveu 400 mg de ibuprofeno a cada oito horas, durante cinco dias. No prontuário médico, constavam problemas de saúde, como história de enxaquecas frequentes e úlcera péptica anterior, que fora tratada. Após as primeiras administrações, no segundo dia de uso, o paciente passou a se queixar de pirose e epigastralgia. Também referiu não haver adequado controle analgésico com o ibuprofeno. Na sessão de remoção de sutura, no sétimo dia, o paciente relatou ainda sentir muita dor. Foi constatado que alguns dos pontos não estavam presentes, e o alvéolo estava vazio (sem o coágulo sanguíneo), a gengiva adjacente estava vermelha e inflamada, não havia evidências de supuração. Quanto a esse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. Provavelmente a pirose e a epigastralgia não apresentam relação com o uso de ibuprofeno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Paciente de 22 anos de idade encontra-se no quinto mês de gestação, que transcorre sem qualquer problema. Entretanto, iniciou quadro de celulite facial, acompanhado de febre e prostração. A paciente, então, procurou atendimento odontológico e, ao examiná-la, o cirurgião-dentista evidenciou restauração fraturada com lesão de cárie extensa e profunda no dente 46, e que não respondeu ao teste de vitalidade (gelo). O exame radiográfico revelou rarefação óssea periapical do dente 46. Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. A qualidade da restauração definitiva realizada após o tratamento endodôntico afeta o prognóstico desse dente. A microinfiltração coronária constitui uma das mais importantes causas de insucesso após tratamento endodôntico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Paciente de 22 anos de idade encontra-se no quinto mês de gestação, que transcorre sem qualquer problema. Entretanto, iniciou quadro de celulite facial, acompanhado de febre e prostração. A paciente, então, procurou atendimento odontológico e, ao examiná-la, o cirurgião-dentista evidenciou restauração fraturada com lesão de cárie extensa e profunda no dente 46, e que não respondeu ao teste de vitalidade (gelo). O exame radiográfico revelou rarefação óssea periapical do dente 46. Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. A desidratação dentinária, diminuição da resistência à fratura, no módulo de elasticidade e a não dureza dos dentes tratados endodonticamente são suficientes para justificar a necessidade de núcleo metálico fundido e cobertura coronária total ou parcial por meio de restauração indireta.

  • C. Certo
  • E. Errado

Paciente de 22 anos de idade encontra-se no quinto mês de gestação, que transcorre sem qualquer problema. Entretanto, iniciou quadro de celulite facial, acompanhado de febre e prostração. A paciente, então, procurou atendimento odontológico e, ao examiná-la, o cirurgião-dentista evidenciou restauração fraturada com lesão de cárie extensa e profunda no dente 46, e que não respondeu ao teste de vitalidade (gelo). O exame radiográfico revelou rarefação óssea periapical do dente 46. Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. O foco de infecção deve ser tratado com a neutralização do conteúdo séptico-necrótico do canal radicular, com o uso de instrumentos endodônticos e solução irrigadora (em terços). Somente após a remissão de todos os sinais e sintomas, o tratamento endodôntico completo será realizado.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...