Lista completa de Questões de Odontologia da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Determinado gestor acaba de assumir uma secretaria municipal de saúde e deparou-se com a necessidade de conhecer vários sistemas de informação que irão ajudá-lo a tomar decisões. A análise dessas informações geradas é fundamental para o correto mapeamento e diagnóstico situacional da população de certa área. Os dados que geram essas informações são originados, em geral, nos próprios serviços de saúde e em outras instâncias municipais ou estaduais. Considerando o exposto, julgue os itens a seguir. O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) faz o registro das informações em saúde de forma individualizada, permitindo, assim, o acompanhamento do histórico de atendimentos de cada usuário, assim como da produção de cada profissional, além de integrar diversos outros sistemas existentes na atenção básica, reduzindo a necessidade de registrar informações similares em mais de um instrumento (ficha/sistema).
Determinado gestor acaba de assumir uma secretaria municipal de saúde e deparou-se com a necessidade de conhecer vários sistemas de informação que irão ajudá-lo a tomar decisões. A análise dessas informações geradas é fundamental para o correto mapeamento e diagnóstico situacional da população de certa área. Os dados que geram essas informações são originados, em geral, nos próprios serviços de saúde e em outras instâncias municipais ou estaduais. Considerando o exposto, julgue os itens a seguir. O Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) é utilizado também para fins de financiamento e de adesão aos programas e às estratégias da Política Nacional de Atenção Básica, substituindo o Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB). O SISAB é de uso exclusivo para as equipes da Estratégia Saúde da Família.
Determinado gestor acaba de assumir uma secretaria municipal de saúde e deparou-se com a necessidade de conhecer vários sistemas de informação que irão ajudá-lo a tomar decisões. A análise dessas informações geradas é fundamental para o correto mapeamento e diagnóstico situacional da população de certa área. Os dados que geram essas informações são originados, em geral, nos próprios serviços de saúde e em outras instâncias municipais ou estaduais. Considerando o exposto, julgue os itens a seguir. O processo de informação é constituído por vários elementos associados entre si, dentre os quais há como elemento básico o dado. Dado é qualquer elemento quantitativo, em forma bruta, não tratada, que, de forma isolada, não leva à compreensão de determinado fato ou de uma situação.
Paciente do gênero feminino, 80 anos de idade, compareceu ao consultório odontológico para avaliação e tratamento após receber diagnóstico de câncer de garganta. Na anamnese, a paciente revelou na anamnese sofrer de hipertensão arterial e fazer uso de maleato de enalapril 20 mg uma vez ao dia. Contou ainda que mora sozinha, mas tem dois filhos adultos que moram perto dela e são responsáveis por levá-la às consultas médicas e odontológicas. O encaminhamento do oncologista deixou claro que ela seria submetida a cirurgia, quimioterapia e radioterapia, e solicitou a preparação da cavidade bucal para o tratamento para carcinoma espinocelular de orofaringe.
KAUFMAN et al. Oral health and interprofessional collaborative practice examples of the team approach to geriatric care. Dent Clin North Am. 2016 in press. Doi: 10.1016/j.cden.2016.05.007, com adaptações.
A respeito desse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Pelo menos uma visita durante o tratamento oncológico e uma ao final dele deverão ser agendadas previamente, para assegurar que a saúde bucal seja mantida e complicações de origem odontológica, controladas.Paciente do gênero feminino, 80 anos de idade, compareceu ao consultório odontológico para avaliação e tratamento após receber diagnóstico de câncer de garganta. Na anamnese, a paciente revelou na anamnese sofrer de hipertensão arterial e fazer uso de maleato de enalapril 20 mg uma vez ao dia. Contou ainda que mora sozinha, mas tem dois filhos adultos que moram perto dela e são responsáveis por levá-la às consultas médicas e odontológicas. O encaminhamento do oncologista deixou claro que ela seria submetida a cirurgia, quimioterapia e radioterapia, e solicitou a preparação da cavidade bucal para o tratamento para carcinoma espinocelular de orofaringe.
KAUFMAN et al. Oral health and interprofessional collaborative practice examples of the team approach to geriatric care. Dent Clin North Am. 2016 in press. Doi: 10.1016/j.cden.2016.05.007, com adaptações.
A respeito desse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Complicações pós-tratamento devem ser previstas e discutidas com a equipe profissional, a paciente e os familiares, como por exemplo, cuidados com higiene bucal, aplicação de flúor, controle da xerostomia e dieta.Paciente do gênero feminino, 80 anos de idade, compareceu ao consultório odontológico para avaliação e tratamento após receber diagnóstico de câncer de garganta. Na anamnese, a paciente revelou na anamnese sofrer de hipertensão arterial e fazer uso de maleato de enalapril 20 mg uma vez ao dia. Contou ainda que mora sozinha, mas tem dois filhos adultos que moram perto dela e são responsáveis por levá-la às consultas médicas e odontológicas. O encaminhamento do oncologista deixou claro que ela seria submetida a cirurgia, quimioterapia e radioterapia, e solicitou a preparação da cavidade bucal para o tratamento para carcinoma espinocelular de orofaringe.
KAUFMAN et al. Oral health and interprofessional collaborative practice examples of the team approach to geriatric care. Dent Clin North Am. 2016 in press. Doi: 10.1016/j.cden.2016.05.007, com adaptações.
A respeito desse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
O tratamento odontológico pré-tratamento oncológico deverá incluir raspagem e alisamento radicular, restauração de cáries e extração de dentes com prognóstico duvidoso, a fim de reduzir complicações dentárias associadas à terapia oncológica, como cáries associadas à radioterapia e osteoradionecrose.Paciente do gênero feminino, 80 anos de idade, compareceu ao consultório odontológico para avaliação e tratamento após receber diagnóstico de câncer de garganta. Na anamnese, a paciente revelou na anamnese sofrer de hipertensão arterial e fazer uso de maleato de enalapril 20 mg uma vez ao dia. Contou ainda que mora sozinha, mas tem dois filhos adultos que moram perto dela e são responsáveis por levá-la às consultas médicas e odontológicas. O encaminhamento do oncologista deixou claro que ela seria submetida a cirurgia, quimioterapia e radioterapia, e solicitou a preparação da cavidade bucal para o tratamento para carcinoma espinocelular de orofaringe.
KAUFMAN et al. Oral health and interprofessional collaborative practice examples of the team approach to geriatric care. Dent Clin North Am. 2016 in press. Doi: 10.1016/j.cden.2016.05.007, com adaptações.
A respeito desse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
É importante que o plano de tratamento odontológico elaborado seja discutido, para que haja concordância entre os principais profissionais envolvidos no tratamento dessa paciente, o médico oncologista e o cirurgião-dentista.Determinada paciente de 75 anos de idade, com mal de Alzheimer em estágio intermediário, colaboradora, foi encaminhada a consulta odontológica com suspeita de dor de dentes, que se manifesta ao consumir alimentos doces e beber líquidos mais gelados. É mantida sob cuidados, durante o dia, com cuidadora informal. Reside com a única filha, que é divorciada e cria sozinha dois filhos adolescentes. Ao exame clínico, observa-se a presença de restos radiculares com sinais de decoronação, e os dentes remanescentes apresentam raízes expostas com cáries radiculares extensas generalizadas. Há grande acúmulo de placa bacteriana. Ao ser questionada, a filha informou que a própria paciente realiza os cuidados de higiene bucal, e que a alimentação dela é mais pastosa, e cariogênica, já que a mãe coopera mais quando alimentos doces que não requerem muita mastigação são oferecidos. Considerando esse caso clínico e os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. Tradicionalmente, o material restaurador mais indicado para restaurações de cáries radiculares é o amálgama dentário, porque é pouco sensível à umidade do meio, sem grande alteração estrutural ao ser contaminado por saliva.
Determinada paciente de 75 anos de idade, com mal de Alzheimer em estágio intermediário, colaboradora, foi encaminhada a consulta odontológica com suspeita de dor de dentes, que se manifesta ao consumir alimentos doces e beber líquidos mais gelados. É mantida sob cuidados, durante o dia, com cuidadora informal. Reside com a única filha, que é divorciada e cria sozinha dois filhos adolescentes. Ao exame clínico, observa-se a presença de restos radiculares com sinais de decoronação, e os dentes remanescentes apresentam raízes expostas com cáries radiculares extensas generalizadas. Há grande acúmulo de placa bacteriana. Ao ser questionada, a filha informou que a própria paciente realiza os cuidados de higiene bucal, e que a alimentação dela é mais pastosa, e cariogênica, já que a mãe coopera mais quando alimentos doces que não requerem muita mastigação são oferecidos. Considerando esse caso clínico e os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. O tratamento dessa paciente envolverá orientações para a família e para o cuidador acerca de dieta e cuidados de higiene bucal, remoção mecânica da placa, fluorterapia aplicada em consultório e restaurações das cavidades cariosas.
Determinada paciente de 75 anos de idade, com mal de Alzheimer em estágio intermediário, colaboradora, foi encaminhada a consulta odontológica com suspeita de dor de dentes, que se manifesta ao consumir alimentos doces e beber líquidos mais gelados. É mantida sob cuidados, durante o dia, com cuidadora informal. Reside com a única filha, que é divorciada e cria sozinha dois filhos adolescentes. Ao exame clínico, observa-se a presença de restos radiculares com sinais de decoronação, e os dentes remanescentes apresentam raízes expostas com cáries radiculares extensas generalizadas. Há grande acúmulo de placa bacteriana. Ao ser questionada, a filha informou que a própria paciente realiza os cuidados de higiene bucal, e que a alimentação dela é mais pastosa, e cariogênica, já que a mãe coopera mais quando alimentos doces que não requerem muita mastigação são oferecidos. Considerando esse caso clínico e os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. Os idosos com demência apresentam maior frequência de restos radiculares que os não demenciados. Esse achado é explicado principalmente pela alta prevalência de periodontite, menor frequência de consultas odontológicas, resistência ao tratamento odontológico e redução das habilidades de comunicação verbal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...