Lista completa de Questões de Odontologia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Odontologia - Anestesiologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2010
O bloqueio do nervo alveolar inferior (anestesia ptérigomandibular) é uma das técnicas anestésicas mais utilizadas na Odontologia. Quando corretamente executada, permite anestesia das seguintes regiões:
dentes inferiores até linha média, mucoperiósteo vestibular, membrana mucosa vestibular, toda extensão da língua, assoalho da cavidade bucal, tecidos moles e periósteo lingual.
dentes inferiores até linha média, mucoperiósteo vestibular, membrana mucosa anterior ao primeiro molar inferior, dois terços anteriores da língua, assoalho da cavidade bucal, tecidos moles e periósteo lingual.
dentes inferiores até linha média, mucoperiósteo vestibular, membrana mucosa vestibular, dois terços anteriores da língua, assoalho da cavidade bucal, tecidos moles e periósteo lingual, porção posterior da mucosa jugal adjacente aos molares.
dentes inferiores até linha média, mucoperiósteo vestibular, membrana mucosa vestibular, terço anterior da língua e assoalho da cavidade bucal.
dentes inferiores até linha média, mucoperiósteo vestibular, membrana mucosa vestibular, toda extensão da língua, assoalho da cavidade bucal, tecidos moles e periósteo lingual, porção posterior da mucosa jugal adjacente aos molares.
Odontologia - Anestesiologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2010
Durante a reinfiltração dos agentes anestésicos, pode ser visto um fenômeno denominado taquifilaxia, que corresponde a
resposta exacerbada dos receptores cardíacos devido ao aumento da concentração do agente anestésico local.
aumento da tolerância ao agente anestésico administrado repetidamente.
reação alergênica, antígeno x anticorpo, desencadeada pelo segundo contato entre pacientes sensíveis e agentes anestésicos locais.
aumento da ligação entre anestésico local e receptor, gerando melhora na resposta anestésica local.
aumento da ação vasoconstritora associada a importante repercussão sobre o sistema cardiovascular.
Odontologia - Anestesiologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2010
Sobre a farmacologia dos anestésicos locais, pode-se afirmar corretamente que
os anestésicos locais do tipo amida possuem biotransformação mais simples do que o grupo éster, sendo realizados primariamente por hidrólise no plasma sanguíneo.
os anestésicos locais possuem ação direta no miocárdio, modificando os eventos eletrofisiológicos, sendo que à medida que aumenta o nível sanguíneo de anestésico local, a velocidade de elevação de várias fases da despolarização miocárdica aumenta.
após a absorção pela corrente sanguínea, os agentes anestésicos são distribuídos para todos os tecidos do corpo, sendo a maior porcentagem localizada no músculo esquelético.
a hipertermia maligna é uma desordem farmacológica que apresenta altas taxas de mortalidade, sendo desencadeada pela administração de anestésicos locais do tipo amida ou éster.
a velocidade em que o anestésico local é removido do sangue é descrita como meia vida da droga, sendo que o tempo de meia vida em horas da mepivacaína é equivalente ao da bupivacaína.
Odontologia - Anestesiologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2010
O conhecimento farmacológico dos agentes anestésicos, assim como as dosagens máximas que podem ser administradas aos pacientes, deve ser criteriosamente observado a fim de se evitarem possíveis complicações. Considerando o uso de mepivacaína a 3% sem vasoconstritor em paciente masculino, 06 anos, saudável, pesando 18 kg, a dose máxima recomendada pelos fabricantes e a quantidade de tubetes que podem ser administrados seguramente são:
120 mg, 2 tubetes.
120 mg, 3 tubetes.
79 mg, 2 tubetes.
79 mg, 3 tubetes.
108 mg, 3 tubetes.
Odontologia - Cirurgia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2010
O tratamento cirúrgico dos cistos odontogênicos pode ser realizado por meio de quatro métodos básicos. Sobre eles, é correto afirmar:
a marsupialização ou cirurgia de Partsch consiste na descompressão da loja cística sem remoção de qualquer porção da cápsula cística.
a enucleação está indicada quando o cisto apresenta íntimo contato com estruturas nobres.
a enucleação seguida de curetagem está indicada para os cistos intimamente relacionados com os ápices dentários, visando garantir a completa remoção da cápsula cística.
a marsupialização é sempre utilizada como forma única de tratamento de lesões císticas.
a enucleação é o processo pelo qual se remove totalmente uma lesão cística devido à camada de tecido conectivo fibroso que permite um plano de clivagem.
Odontologia - Cirurgia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2010
Uma vez terminado o procedimento cirúrgico, deve-se instruir os pacientes sobre os cuidados necessários no pós-operatório. O sangramento é uma manifestação comum e esperada. Sobre ela, pode-se afirmar:
a manobra inicial para controlar o sangramento é a colocação de gaze diretamente sobre o alvéolo vazio.
a aplicação de grande quantidade de gaze sobre as superfícies oclusais dos dentes adjacentes à área cirúrgica produz boa pressão sobre o alvéolo recém-operado.
a gaze deve ser posicionada seca sobre o alvéolo, visando a um melhor controle do sangramento.
o paciente deve ser informado de que o sangramento leve por mais de uma hora, após o término do procedimento cirúrgico, não é normal.
nas primeiras 12 horas, o paciente deve ser orientado a não cuspir e a fazer a ingestão de alimentos líquidos através de canudos.
Odontologia - Saúde Bucal Coletiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
O nível ótimo de flúor nas águas de abastecimento público que constitui medida mais eficaz para reduzir a cárie é em torno de
Odontologia - Cirurgia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Dentre as orientações pós-operatórias cirúrgicas, pode-se destacar:
a escovação deve ser feita como de costume e deve-se evitar alimentos frios.
a escovação deve ser feita como de costume e deve-se evitar alimentos quentes.
a escovação deve ser feita como de costume e deve-se evitar quaisquer alimentos.
Odontologia - Saúde Bucal Coletiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Pigmentam a placa residual e auxiliam na motivação do paciente para a higiene bucodental:
Odontologia - Periodontia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
O periodontista solicita que o técnico em higiene dental marque, na ficha clínica do paciente, a indicação de exodontia dos seguintes dentes: 1.º molar superior esquerdo, 3.º molar superior direito, 3.º molar inferior direito, incisivo central inferior direito e incisivo central inferior esquerdo. Assinale a alternativa que apresenta, correta e respctivamente, a numeração de tais dentes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...