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A direção de uma faculdade municipal, localizada na capital de um estado, constatou que muitos professores da rede pública não tinham qualificação de nível superior. Por esse motivo, para atender à recomendação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei n.º 9.394/96 , a direção da instituição decidiu iniciar alguns cursos de formação de professores, por meio de metodologia a distância, e encarregou determinada professora de coordenar o projeto. Essa professora iniciou seu trabalho com uma reflexão acerca das características dos textos que seriam utilizados no material dos cursos para, em seguida, partilhar suas reflexões com os elaboradores desse material.
A partir da situação apresentada e com relação às características do material didático utilizado nos cursos a distância, julgue os itens a seguir.
O material didático poderá ser apresentado em vários suportes e ajustar-se à comunicação educacional multimídia.
Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.
Enquanto determinadas teorias educacionais concebem a educação como instrumento de superação da marginalidade, outras há que a consideram um fator de marginalização.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Para a fase de quatro a seis anos, os objetivos estabelecidos para a faixa etária de zero a três anos, no que se refere à pergunta anterior (questão 32) deverão ser aprofundados e ampliados, garantindo-se, ainda, oportunidades para que as crianças sejam capazes de:
Experimentar e utilizar os recursos de quem dispõe para a satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, e agindo com progressiva autonomia.
Identificar e compreender a sua pertinência aos diversos grupos dos quais participam, respeitando suas regras básicas de convívio social e a diversidade que os compõe.
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo progressivamente seus limites, sua unidade e as sensações que ele produz.
Relacionar-se progressivamente com mais crianças, com seus professores e com demais profissionais da instituição, demonstrando suas necessidades e interesses.
Na organização dos planos de estudo de forma interdisciplinar, sugere-se que o processo pedagógico tenha como base
o trabalho sistematizado com leitura restrita dos livros didáticos adotados, garantindo-se o cumprimento do currículo mínimo estabelecido em lei.
a produção própria e coletiva de textos, de forma a garantir a cobertura de todos os capítulos dos livros didáticos adotados.
o uso de poucos recursos pedagógicos, considerada a constatada e tradicional baixa disponibilidade desses recursos nas escolas.
a investigação de problemas de ordem socioeconômica, do ponto de vista histórico, geográfico, sociológico, filosófico e político.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da educação continuada dos profissionais da escola, julgue o próximo item.
Atualmente, a formação continuada dos professores tem como objetivo articular teoria e prática docente.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
A instituição deve criar um ambiente de acolhimento que dê segurança e confiança às crianças, garantindo oportunidades para que sejam capazes de várias atividades. Não é uma delas:
Interessar-se progressivamente pelo cuidado com o próprio corpo.
Brincar.
Executar ações complexas relacionadas à saúde e higiene.
Todas as alternativas anteriores estão corretas.
A aprendizagem passa a ser vista como um processo complexo e global, onde o conhecimento da realidade e a intervenção nela tornam-se elementos do mesmo processo. Por meio da investigação de um tema ou problema, vincula teoria e prática e torna o aluno agente na produção do conhecimento. O professor torna-se um pesquisador, dividindo com os alunos a responsabilidade pela construção do conhecimento.
As idéias acima dizem respeito à
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Muitas vezes diante de aluno com um modo diferente de vestir-se e pentear-se, nós, professores, fazemos um julgamento não adequado do aluno, afirmou certa professora.
Diante dessa afirmação, julgue os itens que se seguem, com relação a dificuldades, problemas e potencialidades no contidiano escolar.
Pelo depoimento, fica clara a diferença entre os valores culturais da professora e os dos alunos. Portanto, como a cultura adquirida pelos educadores tem importante valor social, a professora está impedida de abrir mão de seus valores.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
"Adquirir uma visão longitudinal dos objetivos do ensino" é uma competência mais específica presente em uma competência de referência, chamada:
Organizar e dirigir situações de aprendizagem.
Participar da administração da escola.
Administrar a progressão das aprendizagens.
Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão.
Considere a situação relatada a seguir para responder às questões 15 e 16.
Ao corrigir os trabalhos de sua turma, a professora
Ana desenhava estrelinhas, acompanhadas de "parabéns",
quando os alunos acertavam tudo. Se apresentavam
dificuldades, escrevia: "Precisa estudar mais!" Através
desse procedimento, a professora julgava estar incentivando
seus alunos.
Tanto esta teoria de aprendizagem quanto este tipo de procedimento adotado pela professora vêm sendo alvos de críticas por parte de especialistas em Psicologia e em Educação. As críticas se referem ao fato de que esta teoria:
entende a criança como ser ora dotado de potencialidades, ora passivo, gerando ambigüidades psíquicas que podem provocar futuras propensões a variadas patologias mentais.
estimula uma interação exagerada com o meio ambiente e com o universo competitivo dos adultos, inibindo a fantasia própria do mundo infantil.
considera que só há aprendizagem quando a criança consegue ter visão do todo em um determinado conceito, que não é a soma de suas partes, mas algo que o ultrapassa.
compreende a educação como organização de situações estimuladoras por meio das quais se controla o comportamento das pessoas, sem considerar raciocínio, desejos, fantasias e as formas como se apropriam do conhecimento.
concebe a criança como um ser que vem ao mundo com estruturas cognitivas prontas para seu pleno desenvolvimento, bastando-lhe um adequado processo educativo para o despertar dessas estruturas.
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