Questões de Pedagogia

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Cada um dos itens a seguir é composto por uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

João é um estudante de quinze anos de idade que cursa a oitava série do ensino fundamental em uma unidade de ensino público do DF. Nessa situação, a legislação permite a João integrar o conselho escolar da unidade de ensino em que ele é matriculado.

  • C. Certo
  • E. Errado

A fluidez nas relações interpessoais entre os jovens, os choques geracionais, novos paradigmas de educação familiar, mudanças nas relações de autoridade constituem parte das dificuldades no relacionamento professor-aluno em diversos contextos escolares. Reconstruir uma ética da compreensão entre as pessoas, formando uma cultura capaz de aprender e reaprender incessantemente, significa, na relação professor-aluno,

  • A.

    nutrir opiniões diversas e consensuais e promover práticas de trabalho intelectual e introspectiva.

  • B.

    trabalhar a consciência da complexidade humana, a abertura subjetiva ao outro e a implantação de práticas colaborativas.

  • C.

    promover a interiorização da tolerância, a expressão de idéias e a prática da solidariedade entre os grupos humanos de igual formação étnica.

  • D.

    estimular a abertura subjetiva ao outro, desenvolver sentimentos de comiseração e práticas de trabalho individual e reflexivo.

  • E.

    conscientizar para o entendimento do paradigma da especialização e da individuação nesses tempos de incerteza, visando à compreensão das culturas estudantis e ao desenvolvimento de práticas reflexivas.

Em seu artigo 217, a Constituição afirma ser “dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não formais, como direito de cada um, observados: I – a autonomia das entidades desportivas dirigentes e associações, quanto a sua organização e funcionamento; II – a destinação de recursos públicos para a promoção prioritária do desporto educacional e, em casos específicos, para a do desporto de alto rendimento; III – o tratamento diferenciado para o desporto profissional e o não profissional; IV – a proteção e o incentivo às manifestações desportivas de criação nacional. § 1º O Poder Judiciário só admitirá ações relativas à disciplina e às competições desportivas após esgotarem-se as instâncias da justiça desportiva, regulada em lei”.

Tendo o texto constitucional acima reproduzido como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que envolvem os esportes e sua presença na vida brasileira, julgue os itens seguintes.

Desporto educacional é aquele praticado tanto nos sistemas de ensino quanto em formas assistemáticas de educação, movido pela intenção de promover o desenvolvimento integral do indivíduo e sua formação para o exercício da cidadania e a prática do lazer, razão pela qual evita a seletividade e a hipercompetitividade de seus praticantes.

  • E. Errado
  • C. Certo

A educação de jovens e adultos (EJA) é uma categoria organizacional constante da estrutura da educação nacional, com finalidades e funções específicas. Dentre estas funções estão a reparadora, a equalizadora e a qualificadora, que estão resumidamente definidas numa das alternativas abaixo. Assinale-a.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Em seu artigo 217, a Constituição afirma ser “dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não formais, como direito de cada um, observados: I – a autonomia das entidades desportivas dirigentes e associações, quanto a sua organização e funcionamento; II – a destinação de recursos públicos para a promoção prioritária do desporto educacional e, em casos específicos, para a do desporto de alto rendimento; III – o tratamento diferenciado para o desporto profissional e o não profissional; IV – a proteção e o incentivo às manifestações desportivas de criação nacional. § 1º O Poder Judiciário só admitirá ações relativas à disciplina e às competições desportivas após esgotarem-se as instâncias da justiça desportiva, regulada em lei”.

Tendo o texto constitucional acima reproduzido como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que envolvem os esportes e sua presença na vida brasileira, julgue os itens seguintes.

Os episódios de fraude que macularam o último campeonato brasileiro de futebol, com a suposta manipulação de resultados de jogos pela ação de um árbitro, levaram à anulação de algumas partidas. A decisão de realizar novas partidas cujos resultados anteriores poderiam ter sido manipulados coube ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), procedimento que, à luz do trecho de texto constitucional reproduzido, mostra-se flagrantemente inconstitucional.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Projeto "Escola da Família", do Governo de São Paulo, visa, entre outros objetivos, ao favorecimento do protagonismo do aluno. Este projeto desenvolve

  • A.

    formas de solidariedade e a formação de novas atitudes na escola e na comunidade por meio de uma educação de valores.

  • B.

    prevenção de riscos por meio de projeto de saúde que valoriza a vida e contra o uso abusivo de drogas.

  • C.

    prevenção da violência por meio do combate ao uso de armas e encaminhamento de alunos agressivos aos Conselhos Tutelares.

  • D.

    alternativas voluntárias e solidárias de trabalho remunerado com jovens, prevenindo a ociosidade e a violência.

  • E.

    valorização da vida e desenvolvimento da auto-estima, das ações solidárias e do esporte profissional.

Em seu artigo 217, a Constituição afirma ser “dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não formais, como direito de cada um, observados: I – a autonomia das entidades desportivas dirigentes e associações, quanto a sua organização e funcionamento; II – a destinação de recursos públicos para a promoção prioritária do desporto educacional e, em casos específicos, para a do desporto de alto rendimento; III – o tratamento diferenciado para o desporto profissional e o não profissional; IV – a proteção e o incentivo às manifestações desportivas de criação nacional. § 1º O Poder Judiciário só admitirá ações relativas à disciplina e às competições desportivas após esgotarem-se as instâncias da justiça desportiva, regulada em lei”.

Tendo o texto constitucional acima reproduzido como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que envolvem os esportes e sua presença na vida brasileira, julgue os itens seguintes.

Uma das razões mais prováveis para que o desporto educacional seja tão pouco desenvolvido no país é a própria incapacidade demonstrada pelos sistemas públicos de educação de definir, em lei, a educação física como disciplina curricular obrigatória, providência que nem mesmo o DF conseguiu tomar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a comunicação e a interlocução entre os participantes no processo de planejamento, mediante constituição de equipes, encontros e avaliações sistemáticas, capacitação de pessoal para o planejamento, constituição de grupos de estudo, aplicação de critérios na distribuição de tarefas, articulação com outros grupos sociais, com o currículo e com a construção do conhecimento, julgue os itens subseqüentes. Instrumento de compreensão do mundo, de transformação social, o currículo da escola emancipadora deve abranger o conhecimento como processo de construção permanente, interdisciplinar e contextualizado, resultado da ação individual e coletiva dos sujeitos envolvidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em seu artigo 217, a Constituição afirma ser “dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não formais, como direito de cada um, observados: I – a autonomia das entidades desportivas dirigentes e associações, quanto a sua organização e funcionamento; II – a destinação de recursos públicos para a promoção prioritária do desporto educacional e, em casos específicos, para a do desporto de alto rendimento; III – o tratamento diferenciado para o desporto profissional e o não profissional; IV – a proteção e o incentivo às manifestações desportivas de criação nacional. § 1º O Poder Judiciário só admitirá ações relativas à disciplina e às competições desportivas após esgotarem-se as instâncias da justiça desportiva, regulada em lei”.

Tendo o texto constitucional acima reproduzido como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que envolvem os esportes e sua presença na vida brasileira, julgue os itens seguintes.

Por suas características específicas, entre as quais a subordinação a normas legais e a regras de prática desportiva, nacionais e internacionais, o denominado desporto de rendimento, ao qual a própria Constituição brasileira faz menção, é praticado tão-somente por atletas profissionais, ou seja, por pessoas que recebem remuneração pactuada em contrato formal de trabalho com a entidade de prática desportiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Luis Armando Gandim, entre os elementos estruturais para se pensar a situação do professor, pode-se citar:

  • A.

    o racismo, a má formação teórica, a instabilidade no emprego e o stress profissional.

  • B.

    a feminização, a participação, a introdução de novas tecnologias e os baixos salários.

  • C.

    a feminização, a dissociação entre o pensar e o executar, o tecnicismo e a má formação teórica.

  • D.

    o racismo, a dissociação entre o pensar e o executar, a sobrecarga de trabalho e a introdução de novas tecnologias.

  • E.

    a diversidade cultural, a instabilidade no emprego, tecnicismo e salas superlotadas.

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