Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Após o setor de treinamento e desenvolvimento ter avaliado sistematicamente os programas de capacitação oferecidos pelas empresas conveniadas durante um ano inteiro, cabe ao gestor e sua equipe transformar os resultados gerados em oportunidades de aperfeiçoamento, não somente de todo o sistema de capacitação, a fim de mantê-lo em contínuo aperfeiçoamento, mas também das várias ações promovidas pela área de gestão de pessoas. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

Caso o levantamento de necessidades de treinamento não tenha sido realizado, os resultados das avaliações finais de aprendizagem podem não refletir os níveis reais de aquisição de novos conteúdos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação a essa crítica, uma estratégia que favoreceria mudanças relevantes na atuação dos docentes seria

  • A.

    oferecer aos alunos o fácil acesso a um repertório qualificado de recursos: bibliografia, material audiovisual, publicações de divulgação científica e bons equipamentos.

  • B.

    garantir aos alunos boa formação científica com atividades práticas: aulas de laboratório, estudos de meio e pesquisa.

  • C.

    estimular o desenvolvimento de projetos interdisciplinares e ter bons equipamentos escolares.

  • D.

    promover na instituição escolar encontros que favorecessem a análise crítica e teórica da prática docente e desenvolver uma ampla variedade de ações de capacitação em serviço.

  • E.

    insistir na necessidade de mudança na formação inicial do aluno, garantindo uma melhoria dos seus conhecimentos científicos e práticos.

Em relação à violência social, à educação e à escolarização, julgue os itens a seguir.

Para compreender, na atualidade, as atitudes de desregramento dos adolescentes, é preciso buscar a história das gerações em épocas anteriores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Após o setor de treinamento e desenvolvimento ter avaliado sistematicamente os programas de capacitação oferecidos pelas empresas conveniadas durante um ano inteiro, cabe ao gestor e sua equipe transformar os resultados gerados em oportunidades de aperfeiçoamento, não somente de todo o sistema de capacitação, a fim de mantê-lo em contínuo aperfeiçoamento, mas também das várias ações promovidas pela área de gestão de pessoas. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

Relatórios de avaliação de reações são importantes por permitirem que os instrutores revisem seus métodos e procedimentos instrucionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à violência social, à educação e à escolarização, julgue os itens a seguir.

Quando se trata de crimes envolvendo adolescentes, a sociedade brasileira reflete a estrutura de classe. Se um jovem de maior poder aquisitivo comete atos de violência, estes são analisados como fatos isolados. No entanto, se esses atos são praticados por adolescentes pobres, a comunidade os vê como perigosos e os associa à sua coletividade. Diante dessa questão, cabe à escola, como instância formadora, criar estratégias de reflexão e promover discussões com o objetivo de eliminar os preconceitos sociais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Suponha que uma organização tenha firmado alguns convênios com centros de capacitação e atualização profissional, de forma que não compete mais ao setor de treinamento e desenvolvimento o planejamento instrucional das ações educacionais. Apesar disso, o setor especificado pode adotar uma série de medidas preventivas para que os investimentos em treinamento e desenvolvimento não sejam desperdiçados. Com relação às responsabilidades dos centros conveniados e do setor de treinamento e desenvolvimento, julgue os itens subseqüentes.

Os relatórios de avaliação de treinamento e desenvolvimento devem ser devolvidos somente aos centros conveniados, a fim de que estes revisem, caso necessário, os programas educacionais implementados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em um bairro da periferia, uma professora de 1.ª série separou a sua turma em dois grupos: alunos fortes e alunos fracos. Passou a trabalhar com os alunos fortes e aos fracos dava alguns exercícios. O maior problema detectado pela professora foi que a maioria dos pais desses alunos era analfabeta, portanto, não ajudava os filhos em casa. Essa professora resolveu deixar o trabalho com os alunos fracos para o ano seguinte, pois concluiu que deveria ajudar os fortes a terem um desempenho melhor na 2.ª série.

Diante da situação hipotética relatada e com referência aos significados da escola para populações excluídas do ponto de vista socioeconômico, julgue os itens a seguir.

O fracasso escolar dos alunos, na maioria das escolas brasileiras, é resultado de um sistema de educação gerador de obstáculos à realização dos objetivos educacionais no que diz respeito às classes desfavorecidas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Suponha que uma organização tenha firmado alguns convênios com centros de capacitação e atualização profissional, de forma que não compete mais ao setor de treinamento e desenvolvimento o planejamento instrucional das ações educacionais. Apesar disso, o setor especificado pode adotar uma série de medidas preventivas para que os investimentos em treinamento e desenvolvimento não sejam desperdiçados. Com relação às responsabilidades dos centros conveniados e do setor de treinamento e desenvolvimento, julgue os itens subseqüentes.

O setor de treinamento e desenvolvimento deve apenas acompanhar a realização, pelas firmas conveniadas, das avaliações dos resultados das ações educacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em um bairro da periferia, uma professora de 1.ª série separou a sua turma em dois grupos: alunos fortes e alunos fracos. Passou a trabalhar com os alunos fortes e aos fracos dava alguns exercícios. O maior problema detectado pela professora foi que a maioria dos pais desses alunos era analfabeta, portanto, não ajudava os filhos em casa. Essa professora resolveu deixar o trabalho com os alunos fracos para o ano seguinte, pois concluiu que deveria ajudar os fortes a terem um desempenho melhor na 2.ª série.

Diante da situação hipotética relatada e com referência aos significados da escola para populações excluídas do ponto de vista socioeconômico, julgue os itens a seguir.

A separação dos alunos feita pela professora é pertinente, pois, de acordo com a teoria socioconstrutivista, cada aluno possui um nível específico de desenvolvimento. Segundo essa teoria, em casos como esses, o professor deve organizar os alunos de forma que os mais adiantados trabalhem com aqueles de mesmo nível, ou seja, separados dos que apresentam mais dificuldades. Afinal, não existe turma de alunos homogênea em nenhuma modalidade de ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

Suponha que uma organização tenha firmado alguns convênios com centros de capacitação e atualização profissional, de forma que não compete mais ao setor de treinamento e desenvolvimento o planejamento instrucional das ações educacionais. Apesar disso, o setor especificado pode adotar uma série de medidas preventivas para que os investimentos em treinamento e desenvolvimento não sejam desperdiçados. Com relação às responsabilidades dos centros conveniados e do setor de treinamento e desenvolvimento, julgue os itens subseqüentes.

O setor de treinamento e desenvolvimento deve contribuir para que as barreiras organizacionais enfrentadas pelos centros conveniados sejam minimizadas.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...