Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em um bairro da periferia, uma professora de 1.ª série separou a sua turma em dois grupos: alunos fortes e alunos fracos. Passou a trabalhar com os alunos fortes e aos fracos dava alguns exercícios. O maior problema detectado pela professora foi que a maioria dos pais desses alunos era analfabeta, portanto, não ajudava os filhos em casa. Essa professora resolveu deixar o trabalho com os alunos fracos para o ano seguinte, pois concluiu que deveria ajudar os fortes a terem um desempenho melhor na 2.ª série.
Diante da situação hipotética relatada e com referência aos significados da escola para populações excluídas do ponto de vista socioeconômico, julgue os itens a seguir.
A atitude da professora transfere para o plano individual (o aluno) a culpa pelo fracasso escolar.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Suponha que uma organização tenha firmado alguns convênios com centros de capacitação e atualização profissional, de forma que não compete mais ao setor de treinamento e desenvolvimento o planejamento instrucional das ações educacionais. Apesar disso, o setor especificado pode adotar uma série de medidas preventivas para que os investimentos em treinamento e desenvolvimento não sejam desperdiçados. Com relação às responsabilidades dos centros conveniados e do setor de treinamento e desenvolvimento, julgue os itens subseqüentes.
A avaliação de aprendizagem pode ser usada pelo setor de treinamento e desenvolvimento como forma de acompanhar a prestação dos serviços pelos centros conveniados.
Em um bairro da periferia, uma professora de 1.ª série separou a sua turma em dois grupos: alunos fortes e alunos fracos. Passou a trabalhar com os alunos fortes e aos fracos dava alguns exercícios. O maior problema detectado pela professora foi que a maioria dos pais desses alunos era analfabeta, portanto, não ajudava os filhos em casa. Essa professora resolveu deixar o trabalho com os alunos fracos para o ano seguinte, pois concluiu que deveria ajudar os fortes a terem um desempenho melhor na 2.ª série.
Diante da situação hipotética relatada e com referência aos significados da escola para populações excluídas do ponto de vista socioeconômico, julgue os itens a seguir.
A atitude da professora ao separar os alunos na classe foi adequada, pois ela está preocupada em não prejudicar os que têm condições de seguir para a 2.ª série.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Suponha que uma organização tenha firmado alguns convênios com centros de capacitação e atualização profissional, de forma que não compete mais ao setor de treinamento e desenvolvimento o planejamento instrucional das ações educacionais. Apesar disso, o setor especificado pode adotar uma série de medidas preventivas para que os investimentos em treinamento e desenvolvimento não sejam desperdiçados. Com relação às responsabilidades dos centros conveniados e do setor de treinamento e desenvolvimento, julgue os itens subseqüentes.
É de total responsabilidade dos centros conveniados identificar na organização as clientelas que participarão dos programas de treinamento ofertados.
Em um bairro da periferia, uma professora de 1.ª série separou a sua turma em dois grupos: alunos fortes e alunos fracos. Passou a trabalhar com os alunos fortes e aos fracos dava alguns exercícios. O maior problema detectado pela professora foi que a maioria dos pais desses alunos era analfabeta, portanto, não ajudava os filhos em casa. Essa professora resolveu deixar o trabalho com os alunos fracos para o ano seguinte, pois concluiu que deveria ajudar os fortes a terem um desempenho melhor na 2.ª série.
Diante da situação hipotética relatada e com referência aos significados da escola para populações excluídas do ponto de vista socioeconômico, julgue os itens a seguir.
Como os alunos são da mesma origem socioeconômica, a divisão da turma em grupos de alunos fortes e de alunos fracos não caracteriza discriminação.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Suponha que uma organização tenha firmado alguns convênios com centros de capacitação e atualização profissional, de forma que não compete mais ao setor de treinamento e desenvolvimento o planejamento instrucional das ações educacionais. Apesar disso, o setor especificado pode adotar uma série de medidas preventivas para que os investimentos em treinamento e desenvolvimento não sejam desperdiçados. Com relação às responsabilidades dos centros conveniados e do setor de treinamento e desenvolvimento, julgue os itens subseqüentes.
Os programas de treinamento e desenvolvimento elaborados pelos centros de capacitação conveniados devem ser analisados pelo setor de treinamento e desenvolvimento, no intuito de torná-los válidos para o contexto organizacional em foco.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Apesar das tendências assinaladas pelos principais teóricos da área de gestão de pessoas, grande parte das organizações nacionais ainda não atentou para o fato de que os colaboradores são seus principais ativos. Assim, frente a qualquer dificuldade ou restrição orçamentária, são eliminadas ou minimizadas ações de capacitação e atualização profissional. Acerca das alternativas que podem ser tomadas no intuito de amenizar as restrições orçamentárias enfrentadas pelas áreas de treinamento e desenvolvimento, julgue os itens a seguir.
A criação de uma cultura organizacional que valorize as ações de capacitação deve ser estimulada para que os resultados se propaguem do nível individual para o da organização.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Apesar das tendências assinaladas pelos principais teóricos da área de gestão de pessoas, grande parte das organizações nacionais ainda não atentou para o fato de que os colaboradores são seus principais ativos. Assim, frente a qualquer dificuldade ou restrição orçamentária, são eliminadas ou minimizadas ações de capacitação e atualização profissional. Acerca das alternativas que podem ser tomadas no intuito de amenizar as restrições orçamentárias enfrentadas pelas áreas de treinamento e desenvolvimento, julgue os itens a seguir.
Uma alternativa à redução de custos na área de treinamento e desenvolvimento refere-se à implementação do papel do multiplicador de ações educacionais.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Apesar das tendências assinaladas pelos principais teóricos da área de gestão de pessoas, grande parte das organizações nacionais ainda não atentou para o fato de que os colaboradores são seus principais ativos. Assim, frente a qualquer dificuldade ou restrição orçamentária, são eliminadas ou minimizadas ações de capacitação e atualização profissional. Acerca das alternativas que podem ser tomadas no intuito de amenizar as restrições orçamentárias enfrentadas pelas áreas de treinamento e desenvolvimento, julgue os itens a seguir.
Independentemente do planejamento instrucional, os programas de treinamento e desenvolvimento devem ser abertos a todo e qualquer colaborador da organização.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Apesar das tendências assinaladas pelos principais teóricos da área de gestão de pessoas, grande parte das organizações nacionais ainda não atentou para o fato de que os colaboradores são seus principais ativos. Assim, frente a qualquer dificuldade ou restrição orçamentária, são eliminadas ou minimizadas ações de capacitação e atualização profissional. Acerca das alternativas que podem ser tomadas no intuito de amenizar as restrições orçamentárias enfrentadas pelas áreas de treinamento e desenvolvimento, julgue os itens a seguir.
O envolvimento da alta direção da organização com as atividades desenvolvidas pela área de treinamento e desenvolvimento deve ser evitado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...