Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A ação de planejar é imprescindível à organização e desenvolvimento do trabalho pedagógico na escola. Sobre planejamento de ensino, avalie as propostas e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Conhecimento, Compreensão, Aplicação, Análise, Síntese e Avaliação fazem parte da taxonomia do domínio cognitivo de Bloom. ( ) O planejamento na escola está voltado para a organização de ações que viabilizem a consecução, a execução de objetivos educacionais. ( ) Jogos de Simulação, Reálias, Grupo de Discussão, Estudo do Meio e Estudo de Caso são exemplos de estratégias metodológicas num plano de aula. ( ) Identificação, Objetivos e avaliação são os elementos que compõe um plano de aula. ( ) Avaliação é a etapa final de um plano de ensino ou mesmo de um plano de curso.
A sequência CORRETA de avaliação está disposto na alternativa:

    A) V, V, F, F e F.

    B) V, F, V, F e F.

    C) F, V, V, F e F.

    D) F, V, V, V e F.

    E) V, V, V, V e F.

Ana, recém-formada em pedagogia, acaba de assumir uma turma de segundo ano do ensino fundamental. Ela ainda não teve a oportunidade de participar das reuniões de coordenação pedagógica e precisa fazer um plano de aula.
Com relação a essa situação hipotética, é correto afirmar que Ana

    A) deverá incluir, no plano de aula, os conteúdos a serem aprendidos em uma unidade de ensino, com cronograma de atividades a serem desenvolvidas durante um período letivo.

    B) não poderá elaborar o plano de aula, uma vez que não participou do planejamento coletivo, no qual todos os conteúdos e as metodologias são definidos.

    C) deverá registrar, no plano de aula, o tema da aula, o conteúdo, o objetivo, a metodologia, as referências e a forma de avaliação daquele determinado conteúdo.

    D) poderá, ao elaborar o plano de aula, ignorar a proposta educacional expressa no projeto político-pedagógico da escola, pois a ação docente deve ser neutra.

    E) deverá desconsiderar o currículo formal e o currículo real para elaborar seu plano de aula, apoiando-se apenas no currículo oculto da escola.

A tendência pedagógica liberal tradicional pode ser caracterizada por:

    A) Defender a ideia de “aprender fazendo”, centralizando a atividade pedagógica no aluno e valorizando as tentativas experimentais.

    B) Estar mais preocupada com os problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais.

    C) Não considerar as diferenças de classe social e toda a prática escolar não ter nenhuma relação com o cotidiano do aluno.

    D) Vincular a educação à luta e organização de classe de pessoas que se encontram em situação de opressão.

Dificuldade de aprendizagem


O primeiro estudioso a falar sobre a dificuldade de aprendizagem foi Ponce de León, na Espanha, que projetou os primeiros ensaios pedagógicos para surdo-mudo, no século XVIII, apresenta à humanidade a dactilologia, soletrar palavras utilizando as mãos, meio que este utilizou para se comunicar com sua esposa.

Quando se falava em dificuldade de aprendizagem, os primeiros estudiosos realizaram experimentos com crianças com deficiência mental ou com capacidade mental limitada. Porém, foi em 1913 que Montessori percebeu que os ensaios pedagógicos até então utilizado com crianças com deficiência poderia ser instrumento de minimização da dificuldade de aprendizagem, leitura, escrita e cálculo, também em crianças normais.

Foi ao final do século XIX e início de XX que começou a se visualizar muitas crianças em fase escolar que demonstravam dificuldade de aprendizagem. Esse número de crianças tornou-se a principal preocupação dos professores, psicólogos, médicos e famílias.

A sala de aula, local onde a aprendizagem se desenvolve por meio de métodos aplicados que estimulam o desenvolvimento cognitivo das crianças, é também o ambiente que aflora as dificuldades, até então latente.

Na escola, o ambiente arejado, limpo, com boa iluminação, turma com números pequenos de alunos, professores capacitados, motivados e dedicados são relevantes para o desenvolvimento cognitivo satisfatório do aluno. Como também, material didático e método pedagógico que sejam condizentes com a realidade social do aluno são fatores que diminuem a dificuldade de aprendizagem das crianças em toda fase escolar.


Por Daniella Gusmão, em 2020 (disponível em: https://bit.ly/30bhXkp). Com adaptações. 
Leia o texto 'Dificuldade de aprendizagem' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. As crianças que demonstravam dificuldade de aprendizagem eram objeto de preocupação dos professores, psicólogos, médicos e a família, de acordo com o texto.

II. Ponce de León, na Espanha, apresentou à humanidade a dactilologia, uma técnica para soletrar palavras utilizando as mãos, meio que o estudioso utilizou para se comunicar com sua esposa, de acordo com as informações apresentadas no texto.

III. Na escola, professores capacitados, motivados e pouco dedicados são relevantes para o desenvolvimento cognitivo e satisfatório dos alunos, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Analise as afirmativas a seguir:


I. No Brasil, a Educação Básica no Nível Fundamental deve ter carga horária mínima anual de mil e oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de trezentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

II. Os docentes devem incumbir-se de colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Quantas horas, pelo menos, de trabalho efetivo em sala de aula a jornada escolar no ensino fundamental incluirá, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola?

    A) 5 horas.

    B) 4,5 horas.

    C) 4 horas.

    D) 3 horas.

Qual teoria de aprendizagem defende o pressuposto de que a qualidade de atividade do ensino dá-se pela necessidade de promover a apropriação da cultura que pode mobilizar os sujeitos a agirem para a concretização de um objetivo comum: o desenvolvimento das potencialidades humanas para a apropriação e desenvolvimento de bens culturais (linguagem, objetos, ferramentas e modo de ação)?

    A) Teoria Histórico-Cultural

    B) Teoria Ambientalista

    C) Teoria Piagetiana

    D) Teoria Biopsicocultural

    E) Teoria Cultural e Holística

Adescentralização da educação no Brasil oportunizou a estados e municípios a organização de seus próprios sistemas de ensino, inclusive, incentivando a gestão democrática da escola. Sobre gestão democrática da escola, é CORRETO afirmar:
I- A gestão democrática da escola traz consigo as dimensões administrativa, burocrática, financeira e pedagógica. II- O exercício da gestão escolar democrática implica na coparticipação daqueles que fazem a escola, sendo que o gestor ou diretor da escola deve ter consigo o controle das ações, projetos e programas que a escola desenvolve. III- O Conselho Escolar é um órgão colegiado que tem função consultiva na gestão da escola. IV- As escolas gozam de autonomia pedagógica, administrativa e financeira, tal como prevê a Lei 9394/96. V- O Conselho Escolar deve ser composto por representantes da comunidade escolar e local, conforme prevê o inciso II do art. 14 da Lei 9394/96.
Em relação à análise das afirmativas acima, É CORRETO o que se afirma apenas em:

    A) II, III e IV.

    B) I, III e IV

    C) I e V.

    D) III, IVe V.

    E) I, II e IV.

Acerca das tendências pedagógicas, que compreendem diferentemente as relações entre ensino e aprendizagem, professor e aluno, escola e sociedade, assinale a opção correta.

    A) Na tendência tradicional, o relacionamento professor-aluno é pautado pelo diálogo e a transmissão dos conteúdos é realizada de forma reflexiva.

    B) Para a tendência renovada não diretiva, os problemas pedagógicos e sociais são os mais importantes, pois eles fortalecem o autodesenvolvimento.

    C) Na tendência tecnicista, o papel do professor é incentivar a reflexão crítica por meio do treinamento da argumentação lógica.

    D) A valorização da escola como meio de apropriação do saber e de transformação social é preconizada pela tendência crítico-social dos conteúdos.

    E) A relação educador-educando defendida pela tendência libertadora pauta-se numa posição vertical, na qual predomina a autoridade do professor.

O conceito piagetiano conhecido como equilibração ocorre diretamente a partir de duas funções cognitivas, são elas:

    A) Assimilação e Mediação.

    B) Adaptação e Maturação.

    C) Acomodação e Adaptação.

    D) Assimilação e acomodação.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...