Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna a seguir:


“____________é o plano orientador das ações da instituição e define as metas que se pretende para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças que nela são educados e cuidados. É elaborado num processo coletivo, com a participação da direção, dos professores e da comunidade escolar.”

    A) Currículo.

    B) Projeto político-pedagógico.

    C) Livro de registro de classe.

    D) Regimento escolar.

Analise as afirmativas a seguir:

I. A matemática viabiliza a utilização da linguagem algébrica para representar as generalizações inferidas a partir de padrões, tabelas e gráficos em contextos numéricos e geométricos.

II. A matemática permite obter e expressar com elevada precisão os resultados de medições de quaisquer fenômenos físicos ou psicológicos, utilizando as principais unidades padronizadas de medida de comprimento, de capacidade ou de massa, conforme o caso.

III. A matemática contribui para a utilização dos diferentes significados e representações dos números naturais, inteiros, racionais e das operações envolvendo esses números, para resolver problemas, em contextos sociais, matemáticos ou de outras áreas do conhecimento.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Promover, no prazo de vigência do Plano Nacional de Educação (PNE), a universalização do atendimento escolar à demanda manifesta pelas famílias de crianças de 0 (zero) a 3 (três) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, observado o que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, é uma das estratégias da Meta 4 do PNE, de acordo com a Lei Federal nº 13.005, de 2014.

II. Fortalecer o acompanhamento e o monitoramento do acesso à escola, do atendimento educacional especializado, da permanência dos estudantes na instituição educacional e do desenvolvimento escolar dos alunos com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento, com altas habilidades ou com superdotação, beneficiários de programas de transferência de renda, através da inclusão dos pais ou familiares desses alunos no processo de tomada de decisão da instituição de ensino, é uma das estratégias da Meta 7 do Plano Nacional de Educação, de acordo com a Lei Federal nº 13.005, de 2014.

III. Instituir, em regime de colaboração, programa de construção de escolas com padrão arquitetônico e de mobiliário adequado para atendimento em tempo integral, prioritariamente em comunidades pobres ou com crianças em situação de vulnerabilidade social, é uma das estratégias da Meta 6 do Plano Nacional de Educação, de acordo com a Lei Federal nº 13.005, de 2014.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Em relação às tecnologias na educação, analise as informações abaixo, segundo as teorias de Moran:
1. As tecnologias propiciam a reconfiguração da prática pedagógica. 2. Elas deixam crianças e adolescentes desconectados do mundo real. 3. Propiciam a abertura e plasticidade do currículo. 4. A tecnologia propicia o exercício da coautoria de professores e alunos. 5. Não é possível utilizar as tecnologias em todas as modalidades de ensino.
O resultado da somatória dos números correspondentes às informações corretas é:

    A) 05.

    B) 08.

    C) 09.

    D) 10.

Sobre as sínteses das aprendizagens na educação infantil que a BNCC (Base Nacional Comum Curricular – etapa Educação Infantil) fala, e considerando os direitos e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento esperadas em cada campo de experiências, em seu eixo: espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Qual das alternativas NÃO condiz com esse eixo:

    A) Identificar, nomear adequadamente e comparar as propriedades dos objetos, estabelecendo relações entre eles.

    B) Interagir com o meio ambiente e com fenômenos naturais ou artificiais, demonstrando curiosidade e cuidado com relação a eles.

    C) Utilizar vocabulário relativo às noções de grandeza (maior, menor, igual etc.), espaço (dentro e fora) e medidas (comprido, curto, grosso, fino) como meio de comunicação de suas experiências.

    D) Contar e registrar quantidades pelo meio de representação (computador, notebook, tablet, celular, etc.).

As tendências pedagógicas constituem-se em teorias educacionais que norteiam e influenciam a prática docente, estas pressupõem melhoria na qualidade do ensino que é disponibilizado ao aluno. Sobre tendências pedagógicas é CORRETO afirmar:

    A) Decroly ancora-se em fundamentos psicológicos e sociológicos para desenvolver um modelo tradicional de educação alicerçado no interesse do aluno e na autoavaliação.

    B) Comênius declara a necessidade de “ensinar tudo a todos” através da adoção de métodos variados que facilitaria o trabalho do professor e tornaria os conhecimentos mais acessíveis aos alunos.

    C) John Dewey baseia-se nas noções de experiência e de atividade como estratégias para o despertar do interesse e, assim, conectar o indivíduo ao objeto do conhecimento.

    D) Paulo Freire é o educador brasileiro mais conhecido no exterior, principalmente considerando a sua experiencia na alfabetização de adultos e na educação popular. Paulo Freire pode ser considerado um educador progressivista.

    E) Coletividade e trabalho são dois conceitos fundamentais nas pedagogias de Makarenko e de Pavlov.

Ana, recém-formada em pedagogia, acaba de assumir uma turma de segundo ano do ensino fundamental. Ela ainda não teve a oportunidade de participar das reuniões de coordenação pedagógica e precisa fazer um plano de aula.
Com relação a essa situação hipotética, é correto afirmar que Ana

    A) deverá incluir, no plano de aula, os conteúdos a serem aprendidos em uma unidade de ensino, com cronograma de atividades a serem desenvolvidas durante um período letivo.

    B) não poderá elaborar o plano de aula, uma vez que não participou do planejamento coletivo, no qual todos os conteúdos e as metodologias são definidos.

    C) deverá registrar, no plano de aula, o tema da aula, o conteúdo, o objetivo, a metodologia, as referências e a forma de avaliação daquele determinado conteúdo.

    D) poderá, ao elaborar o plano de aula, ignorar a proposta educacional expressa no projeto político-pedagógico da escola, pois a ação docente deve ser neutra.

    E) deverá desconsiderar o currículo formal e o currículo real para elaborar seu plano de aula, apoiando-se apenas no currículo oculto da escola.

Na transição para o ensino fundamental a proposta pedagógica deve prever formas para garantir:

    A) A antecipação de conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental.

    B) Apenas a transição para os alunos que alcançarem, nas avaliações, os escores mínimos estabelecidos nacionalmente.

    C) A continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.

    D) Todas as especificidades da ação pedagógica com os bebês, mesmo no final da educação infantil.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO


Os objetivos do ensino balizam a avaliação, pois são eles que permitem a elaboração de critérios para avaliar a aprendizagem dos conteúdos de Língua Portuguesa em uma instituição de ensino. Os critérios de avaliação não são, no entanto, coincidentes com todas as expectativas de aprendizagem – essas estão expressas nos objetivos, cuja função é orientar o ensino. Os critérios de avaliação não podem, de forma alguma, ser tomados como objetivos, pois isso significaria um injustificável rebaixamento da oferta de ensino e, consequentemente, a não-garantia de conquista das aprendizagens consideradas essenciais.

Outro alerta importante é que não tem sentido utilizar certos critérios de avaliação para avaliar a aprendizagem de alunos submetidos a práticas educativas orientadas por outros objetivos. Ou seja, é necessário existir um alinhamento entre os objetivos de ensino e os critérios de avaliação. A adoção destes critérios pressupõe a adoção também dos respectivos objetivos. Assim, as adaptações dos objetivos que cada equipe escolar julgar necessárias precisam corresponder às adaptações também dos critérios.

Para avaliar segundo os critérios estabelecidos é necessário considerar indicadores bastante precisos que sirvam para identificar de fato as aprendizagens realizadas. No entanto, é importante não perder de vista que um progresso relacionado a um critério específico pode manifestar-se de diferentes formas, em diferentes alunos. E uma mesma ação pode, para um aluno, indicar avanço em relação a um critério estabelecido, e, para outro, não. Por isso, além de necessitarem de indicadores precisos, os critérios de avaliação devem ser tomados em seu conjunto, considerados de forma contextual e, muito mais do que isso, analisados à luz dos objetivos que realmente orientaram o ensino oferecido aos alunos. E se o propósito é avaliar também o processo, além do produto, não há nenhum instrumento de avaliação da aprendizagem melhor do que buscar identificar por que o aluno teria dado as respostas que deu às situações que lhe foram propostas.


Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2ZxsesP.
Leia o texto 'CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. O texto afirma que a adoção de determinados critérios de avaliação pressupõe renunciar aos respectivos objetivos de ensino. Assim, as adaptações dos objetivos educacionais que cada equipe escolar julgar necessárias precisam corresponder às adaptações dos critérios avaliativos.

II. Além de necessitarem de indicadores precisos, os critérios de avaliação devem ser tomados em seu conjunto, considerados de forma contextual e, muito mais do que isso, analisados à luz dos objetivos que realmente orientaram o ensino oferecido aos alunos, de acordo com o texto.

III. Os objetivos do ensino embaraçam a avaliação, pois são eles que impedem a elaboração de critérios para avaliar a aprendizagem dos conteúdos de Língua Portuguesa em uma instituição de ensino, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Na criança com paralisia cerebral, pode-se perceber algumas dificuldades típicas como, por exemplo, as habilidades altamente desenvolvidas ao usar as mãos para comer e para manejar instrumentos musicais, ou mesmo a elevada capacidade de identificar e reconhecer figuras geométricas tridimensionais.

II. A educação e os cuidados na infância são amplamente reconhecidos como fatores fundamentais do desenvolvimento global da criança, o que coloca para os sistemas de ensino o desafio de organizar projetos pedagógicos que promovam a inclusão de todas as crianças, inclusive daquelas com deficiências motoras ou psicológicas.

III. A deficiência física pode apresentar comprometimentos diversos das funções motoras do organismo físico que variam em número e grau, de indivíduo para indivíduo, dependendo das causas e da abrangência.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...