Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com Moran, a tecnologia em rede e móvel e as competências digitais são componentes fundamentais de uma educação plena. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA no que diz respeito às chances que o aluno perde quando não é conectado e/ou não tem o domínio digital no seu dia a dia.

    A) Pode diminuir sua empregabilidade futura.

    B) O aluno torna-se visível para os demais.

    C) Pode publicar suas ideias.

    D) Pode acessar materiais muito ricos disponíveis.

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular – etapa Educação Infantil) ressalta sobre uma intencionalidade que reside nas experiências organizadas e preconizadas pelos educadores que permitem às crianças conhecer-se e compreender a relação com a natureza, a cultura e a produção científica, relações essas que se transformam em práticas de cuidado pessoal (comer, vestir, limpar), brincar, experimentar diversos materiais, entrar em contato com a literatura e conhecer pessoas. Isso exige que as creches e pré-escolas transmitam uma:

    A) Intencionalidade experimental às práticas pedagógicas na educação infantil, tanto na creche quanto na pré-escola.

    B) Intencionalidade educativa às práticas pedagógicas na educação infantil, tanto na creche quanto na pré-escola.

    C) Intencionalidade psicossocial às práticas pedagógicas na educação infantil, tanto na creche quanto na pré-escola.

    D) Intencionalidade tecnológica às práticas pedagógicas na educação infantil, tanto na creche quanto na pré-escola.

O projeto político pedagógico é um documento norteador do trabalho na instituição escolar. Sobre projeto político pedagógico marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) A participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola é um dos princípios regidos pela Lei 9394/96. ( ) O processo de elaboração do projeto pedagógico deve contemplar desafios tais quais a qualidade do ensino, a inovação na organização do trabalho pedagógico e sua gestão e, ainda, a manutenção das relações de poder existentes na escola. ( ) A reflexão sobre a função social da escola deve estar presente no projeto político pedagógico, por isso que o contexto social mais amplo deve ser discutido em primeiro plano, em detrimento do contexto local. ( ) Elaborar e executar o projeto pedagógico implica em avaliação externa da própria escola.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:

    A) F, F, F e V.

    B) V, V, V e F.

    C) F, V, F e V.

    D) V, F, F e F.

    E) F, F, V e V.

Acerca das tendências pedagógicas, que compreendem diferentemente as relações entre ensino e aprendizagem, professor e aluno, escola e sociedade, assinale a opção correta.

    A) Na tendência tradicional, o relacionamento professor-aluno é pautado pelo diálogo e a transmissão dos conteúdos é realizada de forma reflexiva.

    B) Para a tendência renovada não diretiva, os problemas pedagógicos e sociais são os mais importantes, pois eles fortalecem o autodesenvolvimento.

    C) Na tendência tecnicista, o papel do professor é incentivar a reflexão crítica por meio do treinamento da argumentação lógica.

    D) A valorização da escola como meio de apropriação do saber e de transformação social é preconizada pela tendência crítico-social dos conteúdos.

    E) A relação educador-educando defendida pela tendência libertadora pauta-se numa posição vertical, na qual predomina a autoridade do professor.

Para efetivação de seus objetivos, as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem, exceto:

    A) A educação em sua integralidade, entendendo o cuidado como algo indissociável ao processo educativo.

    B) O reconhecimento das especificidades etárias, mostrando a necessidade de interação somente entre crianças da mesma idade.

    C) A indivisibilidade das dimensões expressivo motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança.

    D) A participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, o respeito e a valorização de suas formas de organização.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO


Os objetivos do ensino balizam a avaliação, pois são eles que permitem a elaboração de critérios para avaliar a aprendizagem dos conteúdos de Língua Portuguesa em uma instituição de ensino. Os critérios de avaliação não são, no entanto, coincidentes com todas as expectativas de aprendizagem – essas estão expressas nos objetivos, cuja função é orientar o ensino. Os critérios de avaliação não podem, de forma alguma, ser tomados como objetivos, pois isso significaria um injustificável rebaixamento da oferta de ensino e, consequentemente, a não-garantia de conquista das aprendizagens consideradas essenciais.

Outro alerta importante é que não tem sentido utilizar certos critérios de avaliação para avaliar a aprendizagem de alunos submetidos a práticas educativas orientadas por outros objetivos. Ou seja, é necessário existir um alinhamento entre os objetivos de ensino e os critérios de avaliação. A adoção destes critérios pressupõe a adoção também dos respectivos objetivos. Assim, as adaptações dos objetivos que cada equipe escolar julgar necessárias precisam corresponder às adaptações também dos critérios.

Para avaliar segundo os critérios estabelecidos é necessário considerar indicadores bastante precisos que sirvam para identificar de fato as aprendizagens realizadas. No entanto, é importante não perder de vista que um progresso relacionado a um critério específico pode manifestar-se de diferentes formas, em diferentes alunos. E uma mesma ação pode, para um aluno, indicar avanço em relação a um critério estabelecido, e, para outro, não. Por isso, além de necessitarem de indicadores precisos, os critérios de avaliação devem ser tomados em seu conjunto, considerados de forma contextual e, muito mais do que isso, analisados à luz dos objetivos que realmente orientaram o ensino oferecido aos alunos. E se o propósito é avaliar também o processo, além do produto, não há nenhum instrumento de avaliação da aprendizagem melhor do que buscar identificar por que o aluno teria dado as respostas que deu às situações que lhe foram propostas.


Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2ZxsesP.
Leia o texto 'CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. O texto alerta que não faz sentido utilizar certos critérios de avaliação para avaliar a aprendizagem de alunos submetidos a práticas educativas orientadas por objetivos diferentes daqueles utilizados no planejamento da avaliação. Ou seja, é necessário existir um alinhamento entre os objetivos de ensino e os critérios de avaliação.

II. Os critérios de avaliação não podem, de forma alguma, ser tomados como objetivos, pois isso significaria um injustificável rebaixamento da oferta de ensino e, consequentemente, a não-garantia de conquista das aprendizagens consideradas essenciais, de acordo com o texto.

III. O texto esclarece que é importante não perder de vista que um progresso relacionado a um critério de avaliação específico pode manifestar-se de diferentes formas, em diferentes alunos. E uma mesma ação pode, para um aluno, indicar avanço em relação a um critério estabelecido, e, para outro, não.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Algumas crianças com necessidades especiais decorrentes da deficiência física podem precisar de cuidados e atenção ininterruptos em todos os dias de sua vida. Outras podem, entretanto, superar as dificuldades iniciais, se forem bem estimuladas e bem acolhidas.

II. Atender às necessidades educacionais especiais dos alunos, dentro da diversidade escolar, requer uma postura educativa que abrange graduais e progressivas adaptações de acesso ao currículo, bem como adaptações de seus elementos pedagógicos e avaliativos.

III. Quando se diz que uma criança tem paralisia cerebral, significa dizer que existe uma deficiência motora consequente de uma lesão no cérebro quando ele ainda não estava completamente desenvolvido.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Em relação à avaliação, analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A avaliação somativa faz parte de uma realidade bastante comum dentro das escolas brasileiras, principalmente como princípio relacionado às avaliações externas. ( ) A avaliação somativa tem uma função diagnóstica, em razão de que terá uma classificação do estudante conforme os níveis de aplicação no fim de uma unidade, de um módulo, de uma disciplina, de um semestre, de um ano, de um curso. ( ) A avaliação formativa tem algumas especificidades como: levar em conta a criatividade, o desenvolvimento, o comportamento e a participação dos alunos nas atividades.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) V – F – V.

    B) F – V – F.

    C) V – V – F.

    D) F – F – V.

Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu art. 69, a União aplicará, anualmente, nunca menos de____________, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios _________________________ ou o que consta nas respectivas Constituições ou Leis Orgânicas, da receita resultante de impostos, compreendidas as transferências constitucionais, na manutenção e desenvolvimento do ensino público. Assinale a alternativa que preencha CORRETAMENTE as lacunas:

    A) 10 (dez) e 20 (vinte por cento).

    B) 18 (dezoito) e 25 (vinte e cinco por cento).

    C) 18 (dezoito) e 30 (trinta por cento).

    D) 15 (quinze) e 35 (trinta e cinco por cento).

A sociedade vem passando por muitas mudanças, em grande medida provocadas e potencializadas pelo avanço das tecnologias da informação. Na escola, tais tecnologias também se fazem presentes. Sobre o uso das tecnologias da informação na escola, assinale a alternativa CORRETA.

    A) Armazenamento em nuvem é uma tecnologia que permite o armazenamento de dados, tais quais planos de curso, planos de aula, sequências pedagógicas, textos de diversos gêneros, fotos, gravuras, dentre outros, num computador em sala de aula. Essa tecnologia garante que os dados estejam sempre disponíveis ao professor e aos alunos.

    B) Webquest, correio eletrônico, hipertexto e o uso de tablet garantem a efetiva aprendizagem em sala de aula.

    C) Reálias e Phillips 66 são exemplos de tecnologias da informação que podem ser utilizadas na escola.

    D) São denominados como “nativos digitais” a população nascida após os anos 2010.

    E) Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva é uma das competências da BNCC.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...