Questões de Pedagogia

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Sobre os níveis e modalidades de educação e ensino atuais no Brasil, leia atentamente as afirmações a seguir.


I - A educação escolar brasileira compõe-se de educação básica e educação superior.

II - A educação básica é formada pela educação infantil, pelo ensino fundamental e ensino médio.

III - A educação superior abrange os seguintes cursos: cursos de graduação, cursos de pós-graduação e cursos de extensão.

IV - A educação básica é formada pela educação infantil, educação de jovens e adultos e pelo ensino médio.


Marque a alternativa cujas afirmações estão CORRETAS:

    A) I, II e IV, apenas.

    B) II e III, apenas.

    C) I e II, apenas.

    D) I e IV, apenas.

    E) II, III e IV, apenas.

O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) é um conjunto de programas lançado em abril de 2007, visando à melhoria da educação em todas as suas etapas. Sobre o PDE é CORRETO afirmar:
I- O Fundeb incorporou a diferenciação dos coeficientes de remuneração das matrículas não apenas por etapa e modalidade da educação básica, mas também pela extensão do turno: a escola de tempo integral passa a receber 45% a mais por aluno matriculado. II- O PDE promoveu alteração no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), estabelecendo conexões entre avaliação, financiamento e gestão da educação. III- O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) e o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) são programas integrantes do PDE. IV- O PDE iniciou com mais de 40 programas e em 2010 contava 130 programas distribuídos em diversas áreas.
É CORRETO o que se afirma apenas em:

    A) I, II e IV.

    B) II, III e IV.

    C) I, II e III.

    D) I e II.

    E) III e IV.

Considerando os objetivos e as funções da avaliação, assinale a opção correta.

    A) A avaliação não é um fim, mas um meio: para o aluno, é um meio de superar as dificuldades e continuar progredindo na aprendizagem.

    B) Avaliar é um processo descritivo, pois não pressupõe julgamento a partir de uma escala de valores.

    C) A avaliação deve ser usada apenas para medir o conhecimento dos estudantes ao final de um processo.

    D) Para a avaliação, o professor deve adotar provas e ditados, pois esses instrumentos são as únicas formas de o aluno demonstrar o conhecimento adquirido.

    E) Depois de feita a avaliação com os alunos, o professor deve evitar dar devolutivas sobre o processo de cada aluno.

É correto afirmar que Piaget:

    A) Teve seus estudos baseados em uma corrente filosófica behaviorista.

    B) Desenvolveu a psicanálise do desenvolvimento humano.

    C) O desenvolvimento cognitivo compreende quatro estágios ou períodos.

    D) Acredita na inteligência inata como pré-requisito para aprendizagem.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Garantir a fruição de bens e espaços culturais, de forma regular, bem como a ampliação da prática desportiva e cultural, integrada ao currículo escolar, é uma das estratégias da meta 2 do Plano Nacional de Educação.

II. Promover a busca ativa de crianças e adolescentes fora da escola, em parceria com órgãos públicos de assistência social, de saúde e de proteção à infância, à adolescência e à juventude é uma das estratégias da meta 2 do Plano Nacional de Educação.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Designa as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação. Esta descrição trata-se da definição de:

    A) Tendências Pedagógicas Progressistas.

    B) Tendências Pedagógicas Liberais.

    C) Tendências Pedagógicas Tradicionais.

    D) Tendências Pedagógicas Tecnicistas.

O ensino fundamental obrigatório tem duração de quantos anos?

    A) 9.

    B) 8.

    C) 7.

    D) 6.

    E) 5.

Em relação à educação a distância (EAD), pode-se afirmar que

    A) as universidades, por gozarem de autonomia pedagógica, podem oferecer cursos superiores a distância sem solicitação de credenciamento específico pelo Ministério da Educação.

    B) os cursos a distância, no âmbito das instituições de Ensino Superior, não necessitam do credenciamento do MEC e da Secretaria Estadual de Educação.

    C) a oferta de cursos ou programas a distância terá prazo de validade de até 10 anos, podendo ser renovado mediante novo processo de avaliação.

    D) a EAD é caracterizada pela separação entre professor e aluno no espaço e/ou tempo, e pelo controle do aprendizado realizado mais intensamente pelo aluno do que pelo instrutor distante.

    E) a EAD é uma modalidade educacional na qual a mediação nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de tecnologias de informação e comunicação.

O Plano Nacional de Educação (PNE) foi aprovado pela Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Sua vigência é de 10 anos e apresenta 20 metas, perspectivando a melhoria da educação no Brasil. Sobre o PNE é CORRETO afirmar:
I- Elevar a taxa de alfabetização da população com 15 (quinze) anos ou mais para 93,5% (noventa e três inteiros e cinco décimos por cento) até 2015 e, até o final da vigência deste PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 70% (setenta por cento) a taxa de analfabetismo funcional é uma das metas do PNE. II- Garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, no prazo de 1 (um) ano de vigência deste PNE, política nacional de formação dos profissionais da educação de que tratam os incisos I, II e III do caput do art. 61 da Lei nº 9.394/96, assegurado que todos os professores e as professoras da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam é a meta 15 do PNE. III- Assegurar condições, no prazo de 2 (dois) anos, para a efetivação da gestão democrática da educação, associada a critérios técnicos de mérito e políticos de desempenho e à consulta pública à comunidade escolar, no âmbito das escolas públicas, prevendo recursos e apoio técnico da União para tanto é meta do PNE. IV- Garantir fontes de financiamento permanentes e sustentáveis para todos os níveis, etapas e modalidades da educação básica, observando-se as políticas de colaboração entre os entes federados, em especial as decorrentes do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e do§ 1o do art. 75 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que tratam da capacidade de atendimento e do esforço fiscal de cada ente federado, com vistas a atender suas demandas educacionais à luz do padrão de qualidade nacional é uma das estratégias da meta 20 do PNE.
É CORRETO o que se afirma em:

    A) II e III.

    B) I, II e IV.

    C) II, III e IV.

    D) II e IV.

    E) I, II e III.

Com relação às correntes do pensamento pedagógico brasileiro, julgue os seguintes itens.

I A pedagogia tecnicista é embasada no pressuposto da neutralidade e inspirada nos princípios da racionalidade, da eficiência e da produtividade.

II A pedagogia tecnicista defende que o processo educativo seja reordenado de modo a se tornar objetivo e operacional.
III Durante o regime militar, a escola era um dos instrumentos de controle social, com vistas a perpetuar as relações de dominação, e as teorias crítico-reprodutivas surgiram para corroborar essa ideologia.
IV As teorias crítico-reprodutivas operam uma crítica à hegemonia instalada na sociedade capitalista, participando do movimento contra-hegemônico.
V A teoria crítico-reprodutiva é considerada uma teoria que analisa a educação pelo aspecto de sua relação com a sociedade, sem o objetivo de formular diretrizes que orientem a prática educativa, razão por que não pode ser considerada uma pedagogia.
Estão certos apenas os itens

    A) I e III.

    B) II e III.

    C) I, IV e V.

    D) I, II, IV e V.

    E) II, III, IV e V.

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