Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo a Base Nacional Comum Curricular, ao longo do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a progressão do conhecimento ocorre pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural das crianças, considerando tanto seus interesses e suas expectativas quanto o que ainda precisam aprender. Ampliam-se a autonomia intelectual, a compreensão de normas e os interesses pela vida social, o que lhes possibilita lidar com sistemas mais amplos, que dizem respeito às relações dos sujeitos entre si. NÃO é um exemplo desses sistemas:

    A) A natureza.

    B) A cultura.

    C) A história.

    D) A política.

    E) O ambiente.

Segundo Libâneo (1994), a avaliação é uma tarefa complexa que não se resume à realização de provas e atribuição de notas. A mensuração apenas proporciona dados que devem ser submetidos a uma apreciação qualitativa. A avaliação escolar, para o autor,

    A) é um instrumento para obtenção de dados quantitativos acerca dos alunos, dos professores, da estrutura organizacional, dos recursos e das práticas de gestão, entre outros aspectos.

    B) é um comportamento que busca através da verificação e qualificação dos resultados obtidos, determinar a correspondência destes com os objetivos propostos.

    C) deve ser realizada pelos alunos, pelos pais e pela comunidade em geral, com o intuito de assinalar pontos deficitários e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos.

    D) deve ser realizada por equipes externas e visa apresentar as qualidades e deficiências da instituição e de seus cursos.

    E) deve ser realizada pela direção da Escola e está a serviço dos objetivos de ensino, do projeto pedagógico, do currículo e das metodologias.

O termo currículo tem sido significado de diferentes formas, por diferentes estudiosos da área, contudo, ainda que diferentes, os significados trazem consigo a ideia de organização de experiências/situações de aprendizagem/conhecimentos, conteúdos a serem apreendidos. Sobre currículo, marque (V) para as proposições verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) Bobbit é um expoente do eficientismo que defende um currículo científico, baseado nos conceitos de eficácia, eficiência e economia. É um modelo explicitamente associado ao conceito de administração escolar. ( ) Para Ralph Tyler, “toda formulação dos objetivos da escola deve ser uma exposição das mudanças que devem operar-se nos alunos”. ( ) Currículo global, metodologia de projetos e currículo transversal podem ser entendidos como propostas de currículo integrado. ( ) O currículo como prática de significação reforça os conceitos de currículo formal, currículo vivido e currículo oculto. O currículo é um texto, seja escrito ou falado, que direciona o “leitor” ao conteúdo a ser apreendido.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:

    A) V, V, V e F.

    B) V, F, V e F.

    C) F, F, V e V.

    D) F, F, F e V.

    E) V, F, F e F.

João, aluno de uma escola pública, era uma criança alegre e comunicativa. Gostava de ler quando o professor pedia voluntários na turma. Contudo, nos últimos meses, João está muito tímido e não consegue mais fazer leituras orais ou outras atividades em que seja colocado em evidência. Ele passou a se isolar dos colegas da turma a partir do dia em que fez uma leitura oral e gaguejou. Desde então, os colegas só o chamam de gaguinho, analfabeto e outros apelidos. Agora, João diz não ter mais interesse em ir à escola.
Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta, acerca da conduta adequada a ser tomada diante de uma situação de bullying.

    A) Cabe exclusivamente às famílias dos alunos assumir a responsabilidade de resolver urgentemente essa situação.

    B) Esse tipo de situação sempre existiu nas escolas, sem gerar maiores problemas, portanto não há com o que se preocupar.

    C) A escola deve aguardar até que João encontre formas de reagir a essa situação.

    D) Professores e familiares devem estar unidos e criar estratégias para minimizar ou solucionar essa questão.

    E) Essas situações são passageiras e deve-se aguardar os próprios alunos encontrarem outro colega para ser alvo do mesmo tipo de brincadeira.

Com relação ao conteúdo de Matemática para o Ensino Fundamental, conforme exposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, os assuntos estão organizados em blocos conforme os temas abaixo, dentre os quais, não está correto:

    A) Probabilidade e estatística.

    B) Números e operações.

    C) Espaço e forma.

    D) Grandezas e medidas.

Sobre a avaliação da aprendizagem escolar

As práticas de avaliação da aprendizagem escolar, predominantes em nosso meio, ainda se dão a partir de um modelo teórico tradicional, que concebe a educação como um mecanismo de manutenção e reprodução das condições sociais.

A lógica da avaliação não é independente da lógica da escola; ao contrário, ela é produto de uma escola que se separou da vida e das práticas sociais. Como consequência, o autoritarismo é o elemento necessário para a garantia deste modelo social e, daí, a prática da avaliação manifestar-se autoritária. Esta concepção da avaliação da aprendizagem escolar reflete, pois, uma pedagogia que, por sua vez, está a serviço de um modelo dominante que pode ser identificado como liberal conservador.

Este modelo produziu três pedagogias distintas, mas com um objetivo em comum: manutenção das condições sociais. Assim se apresentam a pedagogia tradicional, a pedagogia renovada ou escolanovista e a pedagogia tecnicista. No entanto, três modelos pedagógicos se desenvolveram como antíteses aos modelos pedagógicos conservadores: a pedagogia libertadora de Paulo Freire, a pedagogia libertária e a pedagogia dos conteúdos socioculturais de Dermeval Saviani.

Esses dois grupos de pedagogias – tradicionais e emancipadoras – representam concepções antagônicas. O primeiro grupo está preocupado com a reprodução e conservação da sociedade, propondo práticas autoritárias de avaliação. O segundo grupo assume uma perspectiva de transformação social, objetivo com o qual a educação formal pode contribuir, incluindo práticas de avaliação visando à autonomia do educando.

Adaptado. Por Sérgio A. S. Leite e Samantha Kager. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 17, n. 62, p. 109-134, jan./mar. 2009. Disponível em: https://bit.ly/31DeFba.
Leia o texto 'Sobre a avaliação da aprendizagem escolar' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir: I. Após a análise do texto, é possível concluir que o modelo de avaliação adotado predominantemente nas escolas reflete uma separação evidente entre as práticas escolares e a realidade social. Esse modelo de avaliação, de acordo com o texto, é apoiado por alguns modelos pedagógicos e, ao mesmo tempo, é combatido por outros modelos. II. De acordo com as informações do texto, pode-se inferir que as pedagogias tradicionais e emancipadoras representam concepções análogas de práticas educacionais consistentes e amplamente presentes nas escolas brasileiras. O texto afirma, ainda, que a opção sobre qual metodologia ou linha de trabalho adotar é exclusivamente de cada professor, não havendo interferência da cultura escolar nesse aspecto. III. O texto leva o leitor a inferir que o modelo predominante de avaliação nas escolas produziu três pedagogias distintas com o objetivo de manutenção das condições sociais: a pedagogia tradicional, a pedagogia renovada e a pedagogia tecnicista. Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.3994/1996) julgue as afirmações a seguir:


I. É assegurado acesso público e gratuito aos ensinos fundamental e médio para todos os que não os concluíram na idade própria.

II. É assegurado atendimento educacional, durante o período de internação, ao aluno da educação básica internado para tratamento de saúde em regime hospitalar ou domiciliar por tempo prolongado.

III. É assegurada a oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando.

IV. É assegurada a oferta da educação infantil em pré-escolas, para as crianças de quatro a seis anos de idade.


Estão CORRETAS apenas:

    A) I e IV.

    B) II, III e IV.

    C) I, II e III.

    D) II e III.

De acordo com Soares, Taffarel e Varjal, um Projeto Político-Pedagógico representa uma intenção, ação deliberada, uma estratégia. É político porque expressa uma intervenção em determinada direção e é pedagógico porque realiza uma ______________ sobre a ação dos homens na realidade, explicando as suas determinações. Todo educador deve ter definido o seu Projeto Político-Pedagógico. Essa definição ____________ a sua prática no nível de sala de aula: a relação que estabelece com os seus alunos, o conteúdo que seleciona para ensinar e como o trata, científica e metodologicamente, bem como os valores e a lógica que desenvolve nos alunos.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

    A) busca – interpreta

    B) integração – revoga

    C) reflexão – orienta

    D) negação – afirma

    E) condução – considera

Analise as afirmativas abaixo, que tratam da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) n.º 9.394/1996, sobre as finalidades da educação básica:
I - A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. II - A educação básica pode organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar. III - Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.
Está(ão) CORRETA(S) as afirmativas

    A) I, apenas.

    B) I e II, apenas.

    C) I e III, apenas.

    D) II e III, apenas.

    E) I, II e III.

As tendências pedagógicas constituem-se em teorias educacionais que norteiam e influenciam a prática docente, estas pressupõem melhoria na qualidade do ensino que é disponibilizado ao aluno. Sobre tendências pedagógicas é CORRETO afirmar:

    A) Decroly ancora-se em fundamentos psicológicos e sociológicos para desenvolver um modelo tradicional de educação alicerçado no interesse do aluno e na autoavaliação.

    B) Comênius declara a necessidade de “ensinar tudo a todos” através da adoção de métodos variados que facilitaria o trabalho do professor e tornaria os conhecimentos mais acessíveis aos alunos.

    C) John Dewey baseia-se nas noções de experiência e de atividade como estratégias para o despertar do interesse e, assim, conectar o indivíduo ao objeto do conhecimento.

    D) Paulo Freire é o educador brasileiro mais conhecido no exterior, principalmente considerando a sua experiencia na alfabetização de adultos e na educação popular. Paulo Freire pode ser considerado um educador progressivista.

    E) Coletividade e trabalho são dois conceitos fundamentais nas pedagogias de Makarenko e de Pavlov.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...