Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Conforme exposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, a área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias elegeu três competências como metas a serem perseguidas durante essa etapa da escolaridade básica. A este respeito, leia:
TABELA 1 I Representação e comunicação. II Investigação e compreensão. III Contextualização das ciências no âmbito sociocultural.
TABELA 2 A Ocorre na forma da análise crítica das ideias e dos recursos da área e das questões do mundo que podem ser respondidas ou transformadas por meio do pensar e do conhecimento científico.
B Envolve a leitura, a interpretação e a produção de textos nas diversas linguagens e formas textuais características dessa área do conhecimento.
C Competência marcada pela capacidade de enfrentamento e resolução de situações-problemas, utilização dos conceitos e procedimentos peculiares do fazer e pensar das ciências.
Analise os itens acima e relacione as duas tabelas:

    A) I-C; II-B; III-A.

    B) I-B; II-C; III-A.

    C) I-B; II-A; III-C.

    D) I-A; II-C; III-B.

Analise as afirmativas a seguir: I. O Estatuto da Criança e do Adolescente assegura às crianças e aos adolescentes o direito à igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, assim como o direito de serem respeitados por seus educadores. II. O Estatuto da Criança e do Adolescente assegura às crianças e aos adolescentes do Brasil o direito de contestar critérios avaliativos, sendo-lhes vedado recorrer às instâncias escolares superiores, exceto quando o recurso for feito mediante uma organização ou entidade estudantil. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, ao se trabalhar a temática “problemas ambientais” espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados às Ciências Naturais, que lhes permitam ser capazes de:

    A) Identificar algumas relações dos protozoários com alguns seres vivos.

    B) Conhecer a doença de Chagas.

    C) Associar o movimento de rotação da Terra à formação dos dias e das noites.

    D) Reconhecer que o despejo de resíduos causa diversos problemas, como o entupimento de bueiros.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a educação tem por finalidade o(a):

    A) Pleno desenvolvimento do educando.

    B) Inserção no mercado de trabalho.

    C) Aprimoramento técnico e científico.

    D) Alfabetização e o letramento da população.

    E) Domínio da competência técnica.


Retirado de http://ria-muito.blogspot.com/2012/06/tirinhas-snoop.html

De acordo com a LDB (1996) o ensino é livre à iniciativa privada, desde que sejam atendidas algumas condições. Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I – Cumprimento das normas específicas da educação nacional e do respectivo sistema de ensino. II – Autorização de funcionamento e avaliação de qualidade pelo Poder Público. III – Capacidade de autofinanciamento e de auto gestão. IV – Disponibilização para investimento na rede pública de parcela dos lucros anuais.

    A) I, III, IV

    B) II, III, IV

    C) II e IV

    D) I e IV

    E) Apenas a II.

As tendências pedagógicas constituem-se em teorias educacionais que norteiam e influenciam a prática docente, estas pressupõem melhoria na qualidade do ensino que é disponibilizado ao aluno. Sobre tendências pedagógicas é CORRETO afirmar:

    A) Decroly ancora-se em fundamentos psicológicos e sociológicos para desenvolver um modelo tradicional de educação alicerçado no interesse do aluno e na autoavaliação.

    B) Comênius declara a necessidade de “ensinar tudo a todos” através da adoção de métodos variados que facilitaria o trabalho do professor e tornaria os conhecimentos mais acessíveis aos alunos.

    C) John Dewey baseia-se nas noções de experiência e de atividade como estratégias para o despertar do interesse e, assim, conectar o indivíduo ao objeto do conhecimento.

    D) Paulo Freire é o educador brasileiro mais conhecido no exterior, principalmente considerando a sua experiencia na alfabetização de adultos e na educação popular. Paulo Freire pode ser considerado um educador progressivista.

    E) Coletividade e trabalho são dois conceitos fundamentais nas pedagogias de Makarenko e de Pavlov.

Os professores têm várias responsabilidades profissionais: conhecer bem a matéria, saber ensiná-la, ligar o ensino à realidade do seu aluno e a seu contexto social, ter uma prática de investigação sobre seu próprio trabalho. Há, todavia, outra importante tarefa, nem sempre valorizada: a de participar de forma consciente e eficaz nas práticas de organização e de gestão da escola.
José Carlos Libâneo et al. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003, p. 289 (com adaptações).
Considerando-se o texto precedente, bem como o papel político-pedagógico e a organicidade do ensinar e do aprender, é correto afirmar que

    A) os professores têm a obrigação de assumir cargos diretivos e de coordenação escolar.

    B) todas as pessoas que trabalham na escola realizam ações educativas e, por isso, atuam de forma igual, com as mesmas responsabilidades.

    C) as metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas pelos professores em sala de aula são independentes das práticas de gestão.

    D) participar da gestão e organização escolar significa assumir cargos ou funções que extrapolem o exercício da docência.

    E) cabe ao professor estabelecer relações entre as decisões do sistema escolar e as decisões da escola.

Leia o texto abaixo. “O tempo é sempre colocado como um problema a ser enfrentado pela equipe escolar. Falta tempo para se ensinar tudo o que é necessário, falta tempo para um convívio escolar mais intenso, falta tempo para trabalhar coletivamente, seja no planejamento das atividades escolares, seja dentro da sala de aula. Falta tempo para ouvir os alunos, os pais, prestar atenção neles. Falta tempo, finalmente, para olhar para o próprio trabalho e para redirecioná-lo”.
(Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília. MEC/SEF, 1998.).

A este respeito, assinale a alternativa correta.

    A) A garantia de jornadas diárias mais longas para os alunos e de horários especiais para o trabalho conjunto dos professores são metas dissociadas da qualidade de ensino.

    B) O professor não tem papel de orientador do uso do tempo.

    C) A organização do planejamento das aulas reduz a improvisação que, muitas vezes, é um dos fatores da falta de tempo.

    D) O aluno precisa aprender a controlar o tempo de realização de suas atividades, ou seja, deve ser arbitrado a respeito de como e quando atuar na escola.

Analise as afirmativas a seguir: I. Garantir a fruição de bens e espaços culturais, de forma regular, bem como a ampliação da prática desportiva e cultural, integrada ao currículo escolar, é uma das estratégias da meta 2 do Plano Nacional de Educação. II. Promover a busca ativa de crianças e adolescentes fora da escola, em parceria com órgãos públicos de assistência social, de saúde e de proteção à infância, à adolescência e à juventude é uma das estratégias da meta 2 do Plano Nacional de Educação. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Numa avaliação de aprendizagem de Matemática cujo tema é “números e operações álgebra e funções”, podemos corretamente relacionar esse tema do ensino fundamental ao seguinte descritor:

    A) Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.

    B) Descrever o ciclo da água.

    C) Representar pensamentos e/ou leituras de mundo, de forma não verbal, por meio de elementos estruturais das artes visuais.

    D) Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...