Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para Ferreiro (1996) a leitura e escrita são sistemas construídos paulatinamente. As primeiras escritas feitas pelos educandos no início da aprendizagem devem ser consideradas como produções de grande valor, porque:

    A) O desenvolvimento da alfabetização ocorre, sem dúvida, em um ambiente social.

    B) Muitos professores ainda definem erroneamente o processo de alfabetização como sinônimo de uma técnica.

    C) A língua escrita adquire seu caráter de objeto social.

    D) De alguma forma os seus esforços foram colocados nos papéis para representar algo.

Segundo Antunes (2014), em um sistema consciente e equilibrado, o estudante percebe a avaliação como um instrumento:
I. De acompanhamento de seu progresso. II. Que informa as etapas de conquistas. III. Que sinaliza mudanças progressivas em sua formação.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.


Retirado de http://ria-muito.blogspot.com/2012/06/tirinhas-snoop.html

“A escola é uma das expressões da educação, é uma instituição historicamente constituída para formar as novas gerações (...) a escola é um meio para a humanização” (Antunes, 2019). Segundo essa autora é incorreto afirmar que:

    A) A escola deve propiciar a todos os educandos condições de aprendizagem e desenvolvimento pleno de suas potencialidades.

    B) A Psicologia oferece os conhecimentos e as práticas para a concretização das finalidades da educação escolar.

    C) Não cabe à escola levar a criança a passar do conhecimento espontâneo para o conhecimento científico, ou seja, aquele conhecimento articulado, fundamentado, aquele que é capaz de explicar a realidade.

    D) A escola é uma instituição que só se realiza nas relações que ali estão colocadas, entre educadores, educandos, funcionários, família, comunidade.

    E) A psicologia é um dos fundamentos da educação e, sobretudo, é um dos fundamentos da pedagogia.

Situações em que as crianças precisam escolher entre brincar ou estudar, tomar sorvete ou jantar a refeição preparada pelos pais, são conflitantes e requerem um nível de amadurecimento que demonstra a adaptação da criança ao ambiente social. Nessas situações, está em evidência a área do desenvolvimento

    A) motor.

    B) perceptual.

    C) cognitivo.

    D) emocional.

    E) da atenção.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, dentre os princípios mais gerais que orientam a reformulação curricular do Ensino Médio, não está correto:

    A) Aquisição de conhecimentos básicos.

    B) Acúmulo de conhecimentos.

    C) Preparação científica.

    D) Capacidade de utilizar as diferentes tecnologias.

Analise as afirmativas a seguir: I. Compete ao professor ministrar aulas nos dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação da aprendizagem e ao desenvolvimento profissional. II. Elaborar e executar seu planejamento, considerando as necessidades dos estudantes, as naturezas dos conteúdos e as estratégias de ensino mais adequadas à aprendizagem, são atividades que competem ao professor no ambiente escolar. III. Manter atualizados os registros nos diários de classe e/ou no diário eletrônico, ainda que esses registros tenham graves inconsistências, é um dos deveres do educador na instituição de ensino. Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Proposto pela Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental, o letramento matemático, contempla, EXCETO:

    A) A reflexão e não apenas memorização de fórmulas ou conceitos.

    B) O incentivo aos alunos para trazer os problemas para a vida real.

    C) A aplicação e conservação de fórmulas invariáveis e determinantes.

    D) O desenvolvimento das competências de raciocínio, comunicação e argumentação.

Dentre as “10 novas competências para ensinar” analisadas por Perrenoud NÃO está a de:

    A) Trabalhar de forma individualizada.

    B) Utilizar novas tecnologias.

    C) Participar da administração da escola.

    D) Administrar a progressão das aprendizagens.

    E) Informar e envolver os pais.

Considerando que, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e a brincadeira, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se, a organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. São eles:

    A) O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

    B) Corpo, sons e movimentos; O outro e nós; Espaços e relações transformadoras, Pensamento e linguagens.

    C) Nós e os outros; Gestos, movimentos e sons; Cores e formas; Fala, imaginação e linguagem.

    D) O eu, os sons e movimentos; Nós, o corpo e as formas; Pensamento e linguagem; Relações e espaços transformadores.

    E) Nós e os outros; Corpo, cores e formas; Linguagem, pensamento e sons; Espaços e movimentos.

O avanço do uso das ferramentas tecnológicas na educação e a introdução das novas linguagens que compõem o universo dessas ferramentas exigem uma nova ação docente. Não cabe mais a ideia de transferência de conhecimentos, mas de uma prática docente dialética, que respeite as formas de pensar e agir do outro na relação pedagógica.


A prática docente a que se refere o texto anterior está calcada na vertente pedagógica

    A) crítica.

    B) bancária.

    C) construtivista.

    D) cognitivista.

    E) behaviorista.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...