Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca do fragmento anterior e buscando compreender o caráter político e pedagógico do Projeto Pedagógico na escola é necessário considerar os seguintes aspectos, EXCETO:

  • A. A função social da educação e da escola em uma sociedade cada vez mais excludente, compreendendo que a educação, como campo de mediações sociais, deve definir‐se sempre por seu caráter intencional e político.
  • B. A necessária organicidade entre o Projeto Pedagógico e os anseios da comunidade escolar implica a efetiva participação de todos em todos os seus momentos (elaboração, implementação, acompanhamento, avaliação).
  • C. Entender o Projeto Pedagógico como um conjunto de atividades que resultarão em um produto: um documento programático, pronto e acabado, no qual aparecem sistematizadas as principais concepções, os fundamentos, as orientações curriculares e organizacionais de uma instituição educativa. Outorga‐se à escola um documento a ser executado, cuja principal preocupação é inovar para produzir melhores resultados.
  • D. Compreender a dialética entre o político e o pedagógico torna‐se imprescindível para que o Projeto Pedagógico não se torne um documento pleno de intenções e vazio de ações; pois de pouco adianta declarar que a finalidade da escola é formar um sujeito crítico, criativo, participativo, ou anunciar sua vinculação às teorias críticas se, nas suas práticas pedagógicas cotidianas, perduram estruturas de poder autoritárias, currículos engessados, experiências culturais empobrecidas.

A avaliação como prática de investigação NÃO deverá

  • A. priorizar apenas o resultado.
  • B. analisar os conhecimentos construídos.
  • C. interrogar a relação ensino‐aprendizagem.
  • D. buscar identificar as dificuldades de uma forma dialógica.

Sobre currículo e cultura, analise as afirmativas a seguir.

I. Um currículo multicultural pode harmonizar os conhecimentos comuns a todos com as particularidades culturais de cada grupo, enfrentando a contradição entre a igualdade e as desigualdades sociais e culturais.

II. Uma cultura no encontro com outra não assimila passivamente as influências, mas se hibridiza e se recria na interação, na valorização e no reconhecimento das especificidades de cada uma, levando à construção de um currículo multicultural e híbrido.

III. Cabe ao sistema educacional entender o pluralismo, buscar sua liberdade cultural sem preconceitos com postura crítica e, por meio de um currículo monocultural, conciliar a identidade nacional com a presença de um mundo globalizado.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A. III.
  • B. I e II.
  • C. I e III.
  • D. II e III.

A respeito de interdisciplinaridade e de globalização do conhecimento, julgue os itens seguintes. A didática contém características de interdisciplinaridade em função de suas próprias características, originadas da necessidade de os objetivos da aprendizagem terem sentido para os estudantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de interdisciplinaridade e de globalização do conhecimento, julgue os itens seguintes. A discussão em torno da perspectiva interdisciplinar em educação não tem respaldo nas teorias do currículo, em razão do atendimento, por este, das necessidades de todas as disciplinas de forma individual.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne a novas tecnologias aplicadas à educação, julgue os próximos itens. Os objetos de aprendizagem, importantes recursos digitais, não devem ser operados por mais de um ambiente virtual de aprendizagem, devido ao risco de perderem suas características originais.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne a novas tecnologias aplicadas à educação, julgue os próximos itens. Fóruns ou listas de discussão são espaços on-line criados para se debater assuntos acerca dos quais os participantes tenham realizado estudos prévios.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne a novas tecnologias aplicadas à educação, julgue os próximos itens. A webquest promove o trabalho em grupo, a pesquisa colaborativa e o compartilhamento de ideias para a resolução de uma tarefa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da plataforma Moodle (modular object-oriented dynamic learning environment) e de cursos a distância, julgue os itens subsequentes. Os espaços de discussão de temas previamente propostos pelos autores na plataforma Moodle são chamados de comunidades hub.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da plataforma Moodle (modular object-oriented dynamic learning environment) e de cursos a distância, julgue os itens subsequentes. O Moodle é um ambiente virtual de aprendizagem cuja concepção pedagógica está fundamentada na aprendizagem colaborativa e na concepção socioconstrutivista.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...