Questões de Pedagogia

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Com relação à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem. O alvo da ação pedagógica em projetos sociais é o indivíduo na relação com a sua comunidade, e não o sujeito isolado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem. Nos projetos sociais, a ação pedagógica objetiva a promoção da aprendizagem dos sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano e em diversos níveis e modalidades do processo educativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem. No contexto da ação social, dispensa-se a realização de planejamentos estruturados com objetivos claros e prazos estabelecidos, pois estes serão determinados em função das ações ocorridas na realidade em que se deseja intervir.

  • C. Certo
  • E. Errado

A psicologia da Educação se concentra no estudo psicológico dos problemas cotidianos da educação, dos quais derivam princípios, modelos, teorias, procedimentos de ensino e métodos práticos de instrução e avaliação, bem como métodos de pesquisa apropriados para estudar o pensamento e os processos afetivos dos estudantes e os processos cultural e socialmente complexos das escolas. Relacione adequadamente as teorias da psicologia educacional às respectivas características.

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 3, 4, 5.
  • B. 5, 1, 2, 3, 4.
  • C. 2, 3, 5, 4, 1.
  • D. 3, 4, 5, 2, 1.

Com relação à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem. A depender da concepção que fundamenta as práticas em projetos sociais, essas tanto podem proporcionar mudanças sociais quanto manter a realidade antes existente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre a democratização da escola, analise.

I. Possibilita o coletivo como o espaço privilegiado para o estabelecimento de relações solidárias que contribuam para a ampliação do conhecimento de todos os envolvidos.

II. Busca uma alternativa para as relações exclusão x inclusão, igualdade x desigualdade, para chegar a um dos caminhos pelo qual as práticas pedagógicas assumem a sua posição de importância, até mesmo como uma prática social.

III. Valoriza a homogeneidade nas salas de aula, pois, se considerar os alunos como eles realmente são, a tendência de que fiquem pelo caminho é maior. A existência da heterogeneidade acaba por desestimular aqueles que já atingiram os patamares exigidos.

IV. Possibilita a integração entre todos os segmentos que compõem a escola, caracterizando uma dinâmica participativa na comunidade escolar.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I, II e IV, apenas.
  • D. II, III e IV, apenas.

O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.

Em vista disso, é fundamental reconhecer que educação de jovens e adultos é

  • A. antes de tudo, um resgate à dívida social que se tem com os excluídos do direito a estudar na idade adequada.
  • B. a recuperação do tempo perdido daqueles que ficaram doentes ou moravam longe de escolas e, por isso, não estudaram na idade própria.
  • C. uma última oportunidade de estudo que os governos oferecem àqueles que deixaram de estudar quando crianças.
  • D. um ensino voltado para as pessoas que deixaram de estudar porque foram à procura de um emprego que não exigia qualificação.
  • E. um programa de estudos que beneficia as pessoas que, mesmo adultas, necessitam da escolarização para manterem, com sucesso, sua inserção na sociedade.

Para o sociólogo francês Émile Durkheim (1858‐1917), a principal função do professor é formar cidadãos capazes de contribuir para a harmonia social. Considerando a concepção durkheimiana, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. A sociedade é beneficiada pelo processo educativo e o homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela.
  • B. A educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta. E quanto mais eficiente for o processo, melhor será o desenvolvimento da comunidade em que a escola esteja inserida.
  • C. Nessa concepção, as consciências individuais são formadas pela sociedade e estão de acordo com o idealismo, segundo o qual a sociedade é moldada pelo espírito ou pela consciência humana.
  • D. A construção do ser social, feita em boa parte pela educação, é a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios – sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento – que baliza a conduta do indivíduo num grupo.

“_______________ privilegia a maturação biológica. _______________, por aceitar que os fatores internos preponderam sobre os externos, postula que o desenvolvimento segue uma sequência fixa e universal de estágios. ________________, ao salientar o ambiente social em que a criança nasceu, reconhece que, em se variando esse ambiente, o desenvolvimento também variará. _______________ acredita que a aprendizagem subordina‐se ao desenvolvimento e tem pouco impacto sobre ele. Com isso, ele minimiza o papel da interação social. _______________ ao contrário, postula que desenvolvimento e aprendizagem são processos que se influenciam reciprocamente, de modo que, quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento.”

Tanto Piaget quanto Vygotsky concebem a criança como um ser ativo, atento, que constantemente cria hipóteses sobre o seu ambiente. Há, no entanto, grandes diferenças na maneira de conceber o processo de desenvolvimento. Considerando essas diferenças, assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  • A. Piaget / Piaget / Vygotsky / Piaget / Vygotsky
  • B. Vygotsky / Piaget / Piaget / Vygotsky / Piaget
  • C. Piaget / Vygotsky / Vygotsky / Piaget / Piaget
  • D. Vygotsky / Piaget / Vygotsky / Piaget / Piaget

Na perspectiva da gestão democrática, o planejamento escolar caracteriza‐se pelo seu caráter interativo/dialógico e flexível tendo por finalidades, EXCETO:

  • A. Otimizar os diferentes usos e realocações de recursos materiais, financeiros e humanos.
  • B. Orientar o processo de tomada de decisão e da execução dos objetivos e metas estabelecidas pela comunidade.
  • C. Viabilizar alternativas/estratégias para o estabelecimento do fazer pedagógico‐organizacional exclusivamente a curto prazo.
  • D. Fazer a retroalimentação do sistema de informação oferecendo subsídios para o redirecionamento/replanejamento das ações.
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