Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem. O alvo da ação pedagógica em projetos sociais é o indivíduo na relação com a sua comunidade, e não o sujeito isolado.
Com relação à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem. Nos projetos sociais, a ação pedagógica objetiva a promoção da aprendizagem dos sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano e em diversos níveis e modalidades do processo educativo.
Com relação à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem. No contexto da ação social, dispensa-se a realização de planejamentos estruturados com objetivos claros e prazos estabelecidos, pois estes serão determinados em função das ações ocorridas na realidade em que se deseja intervir.
A psicologia da Educação se concentra no estudo psicológico dos problemas cotidianos da educação, dos quais derivam princípios, modelos, teorias, procedimentos de ensino e métodos práticos de instrução e avaliação, bem como métodos de pesquisa apropriados para estudar o pensamento e os processos afetivos dos estudantes e os processos cultural e socialmente complexos das escolas. Relacione adequadamente as teorias da psicologia educacional às respectivas características.
A sequência está correta em
Com relação à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem. A depender da concepção que fundamenta as práticas em projetos sociais, essas tanto podem proporcionar mudanças sociais quanto manter a realidade antes existente.
Sobre a democratização da escola, analise.
I. Possibilita o coletivo como o espaço privilegiado para o estabelecimento de relações solidárias que contribuam para a ampliação do conhecimento de todos os envolvidos.
II. Busca uma alternativa para as relações exclusão x inclusão, igualdade x desigualdade, para chegar a um dos caminhos pelo qual as práticas pedagógicas assumem a sua posição de importância, até mesmo como uma prática social.
III. Valoriza a homogeneidade nas salas de aula, pois, se considerar os alunos como eles realmente são, a tendência de que fiquem pelo caminho é maior. A existência da heterogeneidade acaba por desestimular aqueles que já atingiram os patamares exigidos.
IV. Possibilita a integração entre todos os segmentos que compõem a escola, caracterizando uma dinâmica participativa na comunidade escolar.
Estão corretas as afirmativas
O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.
Em vista disso, é fundamental reconhecer que educação de jovens e adultos é
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2015
Para o sociólogo francês Émile Durkheim (1858‐1917), a principal função do professor é formar cidadãos capazes de contribuir para a harmonia social. Considerando a concepção durkheimiana, assinale a afirmativa INCORRETA.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2015
_______________ privilegia a maturação biológica. _______________, por aceitar que os fatores internos preponderam sobre os externos, postula que o desenvolvimento segue uma sequência fixa e universal de estágios. ________________, ao salientar o ambiente social em que a criança nasceu, reconhece que, em se variando esse ambiente, o desenvolvimento também variará. _______________ acredita que a aprendizagem subordina‐se ao desenvolvimento e tem pouco impacto sobre ele. Com isso, ele minimiza o papel da interação social. _______________ ao contrário, postula que desenvolvimento e aprendizagem são processos que se influenciam reciprocamente, de modo que, quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento.
Tanto Piaget quanto Vygotsky concebem a criança como um ser ativo, atento, que constantemente cria hipóteses sobre o seu ambiente. Há, no entanto, grandes diferenças na maneira de conceber o processo de desenvolvimento. Considerando essas diferenças, assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2015
Na perspectiva da gestão democrática, o planejamento escolar caracteriza‐se pelo seu caráter interativo/dialógico e flexível tendo por finalidades, EXCETO:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...