Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Aplicar instrumentos de avaliação exige muitos cuidados, pois não é qualquer instrumento que configura o estado de aprendizagem do educando. Isso implica que os instrumentos sejam, EXCETO:

  • A. Adequados ao tipo de conduta e de habilidade avaliados, tais como: informação, compreensão, análise, síntese, aplicação etc.
  • B. Adequados aos conteúdos essenciais planejados e, de fato, realizados no processo de ensino, pois necessita explorar todos os conteúdos considerados essenciais numa determinada unidade de ensino-aprendizagem.
  • C. Adequados quando utilizados como recursos de controle disciplinar e, ainda, utilizados como instrumento de avaliação junto aos educandos como um recurso de coletar dados sobre suas condutas aprendidas e/ou como recurso de disciplinamento externo e aversivo.
  • D. Adequados quando utilizados os dados coletados e necessários ao processo de avaliação em curso sem distorcer a realidade, oferecendo base correta para a qualificação do objeto da avaliação e, consequentemente, conduzindo a uma decisão assertiva dos rumos a tomar sobre o resultado da avaliação.
  • E. Adequados na linguagem, na clareza e na precisão da comunicação, importando que o educando compreenda exatamente o que se está pedindo. Devem ser adequados ao processo de aprendizagem do educando, pois um instrumento não deve dificultar a aprendizagem do educando, mas, ao contrário, servir-lhe de reforço do que já aprendeu.

Entendendo o multiplicador como um agente de mudanças, de acordo com o aporte teórico da epistemologia genética piagetiana, o seu papel é desenhar processos formativos, nas modalidades presencial e a distância, tendo como base uma metodologia interativa e problematizadora. É correto afirmar que compete a ele apresentar

  • A. projetos de ensino de formação inicial, no qual ele pensa pelo aluno, antecipa o que ele necessita saber, define os problemas, os objetivos, indica as fontes de pesquisa e aponta as soluções.
  • B. projetos de aprendizagem nos quais, em um primeiro momento, os multiplicadores lançam problemas e formulam questões, a partir de suas certezas provisórias, conhecimento prévio e dúvidas temporárias, questões de investigação.
  • C. uma metodologia de ensino diferenciada, já que ele vai lidar com aprendizagem de adultos. O multiplicador ministra aulas. Seu papel pede generosidade para compartilhar conhecimentos e não atitudes que facilitam o aprendizado.
  • D. cursos para disseminar o conteúdo estabelecido com eficiência. É preciso desenvolver algumas técnicas para facilitar a aprendizagem e reter a atenção dos colegas. Isso implica, por exemplo, em saber usar a voz e o gestual, bem como lidar com recursos audiovisuais nas apresentações, tornandoas mais lúdicas e interessantes.
  • E. planos de treinamentos verticalizados por segmentos dos recursos humanos da organização. Os multiplicadores são profissionais dos próprios quadros da empresa que detêm um conhecimento importante para as finalidades da instituição que assumem o papel de repassar os conteúdos prontos para um grupo ou até para toda a organização.

Julgue os itens a seguir, relativos à concepção progressista de Paulo Freire aplicada à educação de jovens e adultos.

A prática educativa realmente política possibilita tanto a construção de saberes pelas pessoas quanto a própria conscientização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação aos paradigmas da educação e aos objetivos e conteúdos do ensino e da aprendizagem, julgue os itens seguintes.

A organização sequencial de conteúdos obedece a duas dimensões: a vertical, relacionada ao nível de complexidade dos temas, e a horizontal, relacionada aos diferentes campos do conhecimento humano.

  • C. Certo
  • E. Errado

Alunos que apresentam problemas de aprendizagem exigem da escola propostas diferenciadas, mas não há uma fórmula a ser seguida. Entretanto, sabe-se que determinados caminhos levam a resultados mais positivos que outros. Com base na afirmativa anterior, analise as afirmativas.

I. O aluno deve estar inserido na resolução dos problemas em que ele se encontra, fazendo parte da solução. Não se deve esconder dele o que se passa, nem a escola, nem a família, pois isso significa excluí-lo do seu contexto. O aluno consciente poderá desenvolver habilidades quanto à tomada de decisões e minimizar as frustrações pessoais em relação à sua vida.

II. A escola deve se retirar do problema, pois, assim, facilita o processo de reconhecimento, visto que sua equipe interfere de forma negativa (mesmo que inconscientemente) no processo ensino-aprendizagem. A equipe multidisciplinar da escola poderá indicar um profissional eficiente e independente da escola, que cuidará dos problemas que envolvem a aprendizagem do aluno.

III. Chamar o aluno para sua realidade faz com que ele esteja ciente de suas limitações e das consequências geradas por elas. Assim, compreenderá as razões que comprometem seu rendimento, reconhecendo que algo não está bem. Esse processo cognitivo faz com que o aluno perceba que ele precisa de ajuda, através da autorreflexão, provocando, de fato, uma mudança no seu comportamento.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A. I.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. I e III.
  • E. II e III.

O pensamento _________________ apresenta-se relativamente “tímido” no bebê, acentua-se dos dois aos cinco anos e parece alcançar o seu pico por volta dos 9 a 10 anos.

Conforme Antunes (2009), a lacuna do trecho acima fica corretamente preenchida por

  • A.

    simbólico

  • B.

    lógico-matemático

  • C.

    dialético

  • D.

    cartesiano

  • E.

    topológico

Julgue os itens a seguir, relativos à concepção progressista de Paulo Freire aplicada à educação de jovens e adultos.

A alfabetização de jovens e adultos deve provocar a construção da consciência intransitiva, na qual há a compreensão da realidade mediante o entendimento das causas profundas, ou seja, pela raiz das questões.

  • C. Certo
  • E. Errado

O papel do professor, de acordo com a pedagogia liberal renovada não diretiva, é o de um especialista em relações humanas.

Um pensamento pedagógico genuinamente brasileiro desenvolveu-se só a partir do ano de 1930, especialmente graças à contribuição de educadores e teóricos anarquistas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir de meados do século XX, uma mudança daquilo que, durante um bom tempo, considerou-se como o conceito de alfabetização, deixou de existir devido às modificações culturais, econômicas e sociais que se processaram nas sociedades contemporâneas. “O(A) _________________ se refere ao processo por meio do qual o sujeito domina o código e as habilidades para ler e escrever. Trata-se do domínio da tecnologia, do conjunto de técnicas que o capacita a exercer a arte e a ciência da escrita. O(A) _________________, por sua vez, é o exercício efetivo e competente da escrita e implica habilidades, tais como a capacidade de ler e escrever para informar ou informar-se, para interagir, para ampliar conhecimento, capacidade de interpretar e produzir diferentes tipos de texto, de inserir-se efetivamente no mundo da escrita, entre muitas outras. O(A) _________________ tem diferentes dimensões, ou facetas, a natureza de cada uma delas demanda uma metodologia diferente, de modo que a aprendizagem inicial da língua escrita exige múltiplas metodologias, algumas caracterizadas por ensino direto, explícito e sistemático, outras caracterizadas por ensino incidental, indireto e subordinado a possibilidades e motivações das crianças.”

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  • A. alfabetização / letramento / letramento
  • B. letramento / letramento / alfabetização
  • C. letramento / alfabetização / letramento
  • D. alfabetização / letramento / alfabetização
  • E. alfabetização / alfabetização / letramento

O transtorno esfincteriano mais comum na infância é a

  • A.

    encoprese.

  • B.

    diarreia.

  • C.

    enurese noturna.

  • D.

    constipação.

  • E.

    vasculite.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...