Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Aplicar instrumentos de avaliação exige muitos cuidados, pois não é qualquer instrumento que configura o estado de aprendizagem do educando. Isso implica que os instrumentos sejam, EXCETO:
Entendendo o multiplicador como um agente de mudanças, de acordo com o aporte teórico da epistemologia genética piagetiana, o seu papel é desenhar processos formativos, nas modalidades presencial e a distância, tendo como base uma metodologia interativa e problematizadora. É correto afirmar que compete a ele apresentar
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens a seguir, relativos à concepção progressista de Paulo Freire aplicada à educação de jovens e adultos.
A prática educativa realmente política possibilita tanto a construção de saberes pelas pessoas quanto a própria conscientização.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Em relação aos paradigmas da educação e aos objetivos e conteúdos do ensino e da aprendizagem, julgue os itens seguintes.
A organização sequencial de conteúdos obedece a duas dimensões: a vertical, relacionada ao nível de complexidade dos temas, e a horizontal, relacionada aos diferentes campos do conhecimento humano.
Alunos que apresentam problemas de aprendizagem exigem da escola propostas diferenciadas, mas não há uma fórmula a ser seguida. Entretanto, sabe-se que determinados caminhos levam a resultados mais positivos que outros. Com base na afirmativa anterior, analise as afirmativas.
I. O aluno deve estar inserido na resolução dos problemas em que ele se encontra, fazendo parte da solução. Não se deve esconder dele o que se passa, nem a escola, nem a família, pois isso significa excluí-lo do seu contexto. O aluno consciente poderá desenvolver habilidades quanto à tomada de decisões e minimizar as frustrações pessoais em relação à sua vida.
II. A escola deve se retirar do problema, pois, assim, facilita o processo de reconhecimento, visto que sua equipe interfere de forma negativa (mesmo que inconscientemente) no processo ensino-aprendizagem. A equipe multidisciplinar da escola poderá indicar um profissional eficiente e independente da escola, que cuidará dos problemas que envolvem a aprendizagem do aluno.
III. Chamar o aluno para sua realidade faz com que ele esteja ciente de suas limitações e das consequências geradas por elas. Assim, compreenderá as razões que comprometem seu rendimento, reconhecendo que algo não está bem. Esse processo cognitivo faz com que o aluno perceba que ele precisa de ajuda, através da autorreflexão, provocando, de fato, uma mudança no seu comportamento.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
O pensamento _________________ apresenta-se relativamente tímido no bebê, acentua-se dos dois aos cinco anos e parece alcançar o seu pico por volta dos 9 a 10 anos.
Conforme Antunes (2009), a lacuna do trecho acima fica corretamente preenchida por
simbólico
lógico-matemático
dialético
cartesiano
topológico
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens a seguir, relativos à concepção progressista de Paulo Freire aplicada à educação de jovens e adultos.
A alfabetização de jovens e adultos deve provocar a construção da consciência intransitiva, na qual há a compreensão da realidade mediante o entendimento das causas profundas, ou seja, pela raiz das questões.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
O papel do professor, de acordo com a pedagogia liberal renovada não diretiva, é o de um especialista em relações humanas.
Um pensamento pedagógico genuinamente brasileiro desenvolveu-se só a partir do ano de 1930, especialmente graças à contribuição de educadores e teóricos anarquistas.
A partir de meados do século XX, uma mudança daquilo que, durante um bom tempo, considerou-se como o conceito de alfabetização, deixou de existir devido às modificações culturais, econômicas e sociais que se processaram nas sociedades contemporâneas. O(A) _________________ se refere ao processo por meio do qual o sujeito domina o código e as habilidades para ler e escrever. Trata-se do domínio da tecnologia, do conjunto de técnicas que o capacita a exercer a arte e a ciência da escrita. O(A) _________________, por sua vez, é o exercício efetivo e competente da escrita e implica habilidades, tais como a capacidade de ler e escrever para informar ou informar-se, para interagir, para ampliar conhecimento, capacidade de interpretar e produzir diferentes tipos de texto, de inserir-se efetivamente no mundo da escrita, entre muitas outras. O(A) _________________ tem diferentes dimensões, ou facetas, a natureza de cada uma delas demanda uma metodologia diferente, de modo que a aprendizagem inicial da língua escrita exige múltiplas metodologias, algumas caracterizadas por ensino direto, explícito e sistemático, outras caracterizadas por ensino incidental, indireto e subordinado a possibilidades e motivações das crianças.
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
O transtorno esfincteriano mais comum na infância é a
encoprese.
diarreia.
enurese noturna.
constipação.
vasculite.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...