Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à metodologia de projetos e à ação pedagógica, julgue os itens a seguir.
A escolha do tema de um projeto deve ser responsabilidade do aluno ou do grupo, porém essa escolha deve ser direcionada pelo currículo oficial vigente, ou seja, os temas precisam ser escolhidos a partir dos conteúdos estabelecidos pela coordenação central.
No que se refere ao planejamento do processo de ensino-aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
Uma das diferenças básicas entre o planejamento elaborado segundo o enfoque racional e o participativo consiste na definição de objetivos. As fontes para definição de objetivos educacionais consoante o enfoque racional são as políticas institucionais ou derivadas do diagnóstico de necessidades, ao passo que a formulação de objetivos consoante o enfoque participativo apoia-se mais no feedback que no diagnóstico de necessidades.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Tendo em vista o desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens que se seguem.
Durante a Segunda República, basicamente três correntes pedagógicas dominaram o cenário político-pedagógico: a pedagogia tradicional, ligada às oligarquias dirigentes e à Igreja; a pedagogia nova, associada à burguesia e à classe média; e a pedagogia histórico-crítica, vinculada a intelectuais associados aos movimentos sociais populares.
Com relação à metodologia de projetos e à ação pedagógica, julgue os itens a seguir.
Ao trabalhar com projetos a partir de uma concepção cartesiana de construção do conhecimento, é possível o desenvolvimento de competências vinculadas às inteligências múltiplas.
No que se refere ao planejamento do processo de ensino-aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
Atualmente, o planejamento nas escolas tem sido executado sob a forma de projeto político-pedagógico, modalidade de planejamento resultante de uma construção coletiva em que se negligenciam o diagnóstico e a avaliação da realidade.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Tendo em vista o desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens que se seguem.
O otimismo pedagógico iniciou-se durante o período da Primeira República, tendo atingido o seu apogeu nos anos trinta do século passado e produzido, como consequência, uma série de reformas educacionais estaduais.
Com relação a novas tecnologias aplicadas à educação e a plataformas de aprendizagem virtuais e de avaliação educacional, julgue os itens seguintes.
Por permitir novos enfoques pedagógicos, as plataformas virtuais operam com a instrução centrada no aluno, logo prescindem da mediação realizada por um educador no processo educativo.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito da produção do conhecimento educacional e das teorias do ensino e da aprendizagem, julgue os itens subsecutivos.
De acordo com o behaviorismo, as estruturas cognitivas alteram-se mediante o processo de adaptação, que compreende a assimilação interpretação de eventos conforme as estruturas cognitivas existentes e a acomodação mudança da estrutura cognitiva para compreensão do meio.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Tendo em vista o desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens que se seguem.
O pensamento pedagógico contemporâneo encontra-se marcado por um conjunto de novos paradigmas, entre eles, os paradigmas holonômicos em educação. Tais paradigmas têm procurado restaurar a totalidade do sujeito individual, contrapondo-se, de certo modo, à razão produtivista e valorizando o cotidiano e a individualidade.
Com relação a novas tecnologias aplicadas à educação e a plataformas de aprendizagem virtuais e de avaliação educacional, julgue os itens seguintes.
O uso das tecnologias é inovador por natureza, por isso transforma necessariamente as concepções e os métodos de ensino e de aprendizagem que, ao educador, parecem ineficazes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...