Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com a lei nº 11.692, de 10 de junho de 2008, que dispõe sobre o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – PROJOVEM, em seu Art. 12, diz que o Projovem Urbano atenderá a jovens com idade entre:

Assinale a alternativa CORRETA:

    A) 18 (dezoito) e 20 (vinte) anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental.

    B) 18 (dezoito) e 29 (vinte e nove) anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental.

    C) 17 (dezessete) e 22 (vinte e dois) anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental.

    D) 18 (dezoito) e 29 (vinte e nove) anos, que não saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental.

    E) 18 (dezoito) e 25 (vinte e cinco) anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental.

Segundo a Lei SINASE, em seu art. 15, são requisitos específicos para a inscrição de programas de regime de semiliberdade ou internação:

Assinale a alternativa INCORRETA:

    A) A comprovação da existência de estabelecimento educacional com instalações adequadas e em conformidade com as normas de referência.

    B) A previsão do processo e dos requisitos para a escolha do dirigente.

    C) A apresentação das atividades de natureza individual e específica.

    D) A definição das estratégias para a gestão de conflitos, vedada.

    E) Aprevisão de isolamento cautelar, exceto nos casos previstos no § 2o do art. 49 desta lei e a previsão de regime disciplinar nos termos do art. 72 desta lei.

As tendências pedagógicas são divididas em liberais e progressistas. A pedagogia liberal acredita que a escola tem a função de preparar os indivíduos para desempenhar papéis sociais, baseadas nas aptidões individuais. Dessa forma, o indivíduo deve adaptar-se aos valores e normas da sociedade de classe, desenvolvendo sua cultura individual.

Sobre as tendências pedagógicas liberais, assinale a alternativa CORRETA:

    A) Tradicional, renovada, renovada não diretiva e tecnicista.

    B) Tradicional, libertadora, renovada não-diretiva e tecnicista.

    C) Libertária, renovada, renovada não-diretiva e tecnicista.

    D) Crítico-social dos conteúdos, renovada, renovada não diretiva e tecnicista.

    E) Tradicional, renovada, renovada não-diretiva e libertária.

As tendências pedagógicas progressistas analisam de forma critica as realidades sociais, cuja educação possibilita a compreensão da realidade histórico-social, explicando o papel do sujeito como um ser que constrói sua realidade. Ela assume um caráter pedagógico e político ao mesmo tempo.

Sobre as tendências pedagógicas progressistas, assinale a alternativa CORRETA:

    A) Libertadora, tradicional e Crítico-social dos conteúdos.

    B) Libertadora, tecnicista e Crítico-social dos conteúdos.

    C) Libertadora, libertária e Crítico-social dos conteúdos.

    D) Libertadora, libertária e renovada.

    E) Renovada, libertária e Crítico-social dos conteúdos

“Há uma maior preocupação com o desenvolvimento da personalidade do aluno, com o autoconhecimento e com a realização pessoal. Os conteúdos escolares passam a ter significação pessoal, indo ao encontro dos interesses e motivação do aluno. São incluídas atividades de sensibilidade, expressão e comunicação interpessoal, acentuando-se a importância dos trabalhos em grupos. Aprender torna-se um ato interno e intransferível. A relação professor-aluno passa a ser marcada pela afetividade”.

O conceito refere-se à tendência pedagógica:

Assinalei a alternativa CORRETA

    A) Libertária.

    B) Libertadora.

    C) Renovada não-diretiva.

    D) Tradicional.

    E) Renovada.

De acordo com a Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional, em seu Art. 13.

A respeito de algumas incumbências dos docentes, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;

    B) Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;

    C) Zelar pela aprendizagem dos alunos.

    D) Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.

    E) Ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar parcialmente dos períodos dedicados ao planejamento.

De acordo com a Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional, em seu Art. 35 diz que 0 ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades:

Assinale a alternativa INCORRETA:

    A) O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.

    B) A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos.

    C) A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.

    D) O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

    E) A compreensão dos fundamentos científicotecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

Julgue os itens abaico e assinale (1) para INTERDISCIPLINARIDADE e (2) para TRANSDISCIPLINARIDADE:

( )Não significa apenas que as disciplinas colaboram entre si, mas significa também que existe um pensamento organizador que ultrapassa as próprias disciplinas. Para que esse processo aconteça, é preciso haver um pensamento organizador, chamado pensamento complexo. O verdadeiro problema não é fazer uma adição de conhecimento, é organizar todo o conhecimento.

( )Propõe a capacidade de dialogar entre as diversas ciências, fazendo entender o saber como um todo, e não como partes fragmentadas.

( )Há uma intercomunicação entre as disciplinas de tal modo que não existem fronteiras entre as disciplinas. Ao mesmo tempo em que procura uma interação máxima entre as disciplinas, respeita suas singularidades, onde cada uma colabora para um saber comum, o mais completo possível, sem transformá-las em uma única disciplina.

( )É um conceito que se refere ao processo de ligação existente entre duas ou mais disciplinas, a partir de algo que é comum entre elas.

( )Essa ideia surgiu para superar o conceito de disciplina, que configura-se pela departamentalização do saber em diversas matérias, em que cada disciplina é abordada de modo fragmentado e isolada das demais.

A sequência CORRETA é:

    A) 1 – 1 – 2 – 1 – 2.

    B) 2 – 1 – 2 – 1 – 2

    C) 2 – 2 – 1 – 1 – 2.

    D) 2 – 1 – 2 – 2 – 2.

    E) 2 – 1 – 2 – 1 – 1.

O planejamento pedagógico tem como finalidade definir os objetivos e as estratégias que orientam o processo de ensino-aprendizagem. No contexto da educação inclusiva, o planejamento deve ser contínuo e colaborativo, ao mesmo tempo, deve valorizar os interesses e atender às necessidades de cada estudante. Isso significa pensar aulas desafiadoras para todos, diversificando as formas de apresentar e explorar os conteúdos curriculares.

Sobre o planejamento pedagógico numa perspectiva inclusiva analise os itens:

I. O planejamento numa perspectiva inclusiva prevê que o processo de elaboração do planejamento pedagógico seja colaborativo, envolvendo a participação de outros agentes da escola, docentes e não docentes, das famílias e até mesmo dos alunos, como protagonistas do próprio processo de ensino e aprendizagem.

II. O profissional do atendimento educacional especializado (AEE) podem contribuir significativamente sugerindo atividades e recursos, desde que isso se dê numa perspectiva de colaboração, considerando que tais atividades precisam estar contextualizadas no planejamento.

III. O atendimento educacional especializado pode contribuir para um planejamento pedagógico inclusivo tanto na proposição de estratégias diversificadas, considerando os interesses e as necessidades de cada um dos estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação, quanto na identificação das barreiras a sua aprendizagem e na escolha ou construção de recursos ou estratégias para a superá-las e para equiparar oportunidades.

IV. Numa perspectiva inclusiva, o processo de aprendizagem e o desenvolvimento de cada estudante é único, singular, dinâmico, não linear.

Estão CORRETAS:

    A) I, II e III apenas.

    B) II, e III apenas.

    C) III e IV apenas.

    D) I, III e IV apenas.

    E) I, II, III e IV.

De acordo com a Lei nº 12.435 que dispõe sobre a organização da Assistência Social, em seu “Art. 2º, a assistência social tem por objetivos:

Assinale a alternativa INCORRETA:

    A) A proteção social, que visa à garantia da vida, à redução de danos e à prevenção da incidência de riscos, especialmente.

    B) A proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice.

    C) A promoção de ensino de qualidade.

    D) A habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária.

    E) A garantia de 1 (um) salário-mínimo de benefício mensal à pessoa com deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...