Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca da história da educação, julgue os itens que se seguem.

Antonio Gramsci propôs o estabelecimento da escola unitária, também denominada escola única, como alternativa à escola tradicional, caracterizada pela divisão do ensino em clássico e profissional.

  • C. Certo
  • E. Errado

A perspectiva inclusiva propõe uma nova organização do ensino, exigindo, por meio de documentos, adaptações do ambiente e do trabalho pedagógico da escola. Essas mudanças ocorrem em diversas esferas: no âmbito internacional, pelas agências multilaterais, e, no Brasil, a partir do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação, dos conselhos estaduais de educação e das secretarias estaduais e municipais de educação. Acerca da organização da educação na perspectiva da inclusão, julgue os próximos itens.

O atendimento educacional especializado público e gratuito é garantido até o ensino fundamental.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da história da educação, julgue os itens que se seguem.

O sistema educacional idealizado por Auguste Comte tem origem na lei dos três estados, que faz referência a estados da região Sul, considerados os de maior desenvolvimento educacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao planejamento instrucional tradicional, analise as afirmações abaixo:

1. Apresentava uma função primordialmente prescritiva, incluindo as etapas de análise das necessidades, seleção dos materiais e métodos instrucionais e avaliação.

2. Suas necessidades eram identificadas a partir de subtarefas que deveriam ser cumpridas pelo estudante e cada parte do conhecimento que ele deveria adquirir. A partir dessa fase, os passos que o aluno deveria seguir para adquirir conhecimento podiam ser planejados.

3. Os objetivos eram subdivididos em gerais e específicos. Estes últimos estabeleciam os comportamentos observáveis e mensuráveis informando ao planejador os métodos e recursos instrucionais necessários para que os objetivos fossem alcançados.

4. Esse tipo de planejamento, hoje, é considerado demasiadamente mecânico e prescritivo embora não se questione sua capacidade quanto à realização de uma boa prática educativa e sua contribuição para o sucesso do processo ensino aprendizagem.

Está(ao) incorreta(s):

  • A.

    2, 3 e 4, apenas.

  • B.

    3 e 4, apenas.

  • C.

    3, apenas.

  • D.

    4, apenas.

  • E.

    1, 2, 3 e 4.

Para planejar uma aula, o professor deverá organizar, numa sequência, os elementos estruturantes da mesma. Assinale a alternativa que evidencia este encadeamento.

  • A. Avaliação dos conteúdos, estabelecimento da metodologia, delimitação dos objetivos.
  • B. Determinação dos conteúdos, estabelecimento da metodologia e avaliação do processo.
  • C. Delimitação de objetivos, estabelecimento da metodologia, determinação dos conteúdos, avaliação.
  • D. Delimitação de objetivos, determinação de conteúdos, estabelecimento da metodologia e avaliação.
  • E. Determinação de conteúdos, indicação dos objetivos, avaliação e estabelecimento da metodologia.

Julgue o item abaixo, referente à educação no contexto da modernidade.

Na sociedade contemporânea, a inserção da escola no contexto da modernidade implica, entre outros desafios, o exercício habitual da democracia como prática, o desenvolvimento de conteúdos relacionados à realidade cotidiana dos alunos e o envolvimento da comunidade em suas atividades.

  • C. Certo
  • E. Errado

A política do material didático tem por objetivos:

1. Melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

2. Assegurar padrão de qualidade dos materiais de apoio às práticas educativas.

3. Fomentar a produção de diferentes materiais, por distintos sujeitos, na diversidade de suportes, linguagens e tecnologias em múltiplas abordagens pedagógicas.

4. Fomentar a pesquisa e avaliação sobre produção, avaliação e usos de materiais didáticos.

5. Mediar à interação entre o educador e o aluno no processo de construção do conhecimento.

Está(ão) correta(s) :

  • A.

    1, 2, 3, 4, 5.

  • B.

    3 e 5, apenas.

  • C.

    2, 3, 4, apenas.

  • D.

    3, apenas.

  • E.

    1, 3, 4, apenas.

Analise as afirmativas sobre aula virtual, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A aula virtual, por ser divulgada através de computadores conectados à internet, isola as pessoas no seu espaço.

( ) Por se realizar em ambientes virtuais de aprendizagem, não existe a possibilidade de adotar métodos tradicionais numa aula virtual.

( ) A grande quantidade de conteúdos e materiais que a aula virtual disponibiliza é suficiente para garantir a aprendizagem do aluno.

  • A. V – V – V
  • B. V – F – V
  • C. F – F – V
  • D. F – V – F
  • E. F – F – F

Conforme Gómez (2004), o roteiro ou storyboard é um dos dispositivos fundamentais produzido pelo Designer Instrucional para o processo de modelagem de um curso a distância, pois será utilizado para o posterior desenvolvimento do projeto educativo. Neste sentido, este roteiro deve ser um

  • A.

    guia que indica detalhes de cada tela e os recursos a serem utilizados, para seu posterior desenvolvimento.

  • B.

    plano pedagógico, com justificativa, referenciais teóricos e formas de avaliação, para subsidiar a elaboração do curso.

  • C.

    instrumento que detalha o perfil dos participantes para que o webdesigner possa ter elementos para a estruturação do curso.

  • D.

    documento que contém imagens e links a serem utilizados durante o processo educativo pelos cursistas.

  • E.

    mapa geral dos conteúdos e objetivos do curso, com uma proposta de avaliação a ser desenvolvida.

Assinale a alternativa que corresponde à técnica mais apropriada para o professor apresentar um assunto de modo sistemático, quando os alunos possuem poucas possibilidades de ter contato direto com os fatos ou acontecimentos deste assunto.

  • A. Seminário
  • B. Júri simulado
  • C. Trabalho em grupo
  • D. Trabalho independente
  • E. Exposição pelo professor
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...