Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que se refere à educação no contexto da modernidade, julgue os itens seguintes.
As escolas públicas devem ser preservadas de interferências externas, incluindo-se a da comunidade, como forma de garantia da independência e da universalidade de sua tarefa educativa.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens subsecutivos, relativos ao ensino médio, à EJA e à educação profissional e tecnológica.
Os institutos federais são instituições especializadas na oferta de educação profissional e tecnológica, nas diferentes modalidades de ensino, para o desenvolvimento de conhecimento técnico e tecnológico no nível médio.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação às formas de organização da educação e às bases curriculares nacionais, julgue os próximos itens.
De acordo com resolução do Conselho Nacional de Educação, a educação constitui direito universal e alicerce indispensável para a aquisição de direitos expressos exclusivamente na Constituição Federal.
No que se refere à educação no contexto da modernidade, julgue os itens seguintes.
Assegurar às escolas a autoridade, a responsabilidade, os benefícios e os eventuais custos de seu desempenho são itens importantes de uma agenda que pretenda garantir a modernidade na educação básica.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens subsecutivos, relativos ao ensino médio, à EJA e à educação profissional e tecnológica.
O ensino médio, fase inicial da formação específica e técnica, direciona-se ao atendimento do aluno trabalhador e concentrase, sobretudo, no ensino profissionalizante oferecido no turno noturno.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação às formas de organização da educação e às bases curriculares nacionais, julgue os próximos itens.
O conceito de cidades educadoras, que surgiu no início da década de 90 do século passado, consolidando-se no Congresso Internacional das Cidades Educadoras, realizado em Barcelona, com a aprovação de uma carta de princípios básicos caracterizadores de uma cidade que educa, influenciou a formulação das diretrizes para a organização da educação nacional.
A perspectiva inclusiva propõe uma nova organização do ensino, exigindo, por meio de documentos, adaptações do ambiente e do trabalho pedagógico da escola. Essas mudanças ocorrem em diversas esferas: no âmbito internacional, pelas agências multilaterais, e, no Brasil, a partir do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação, dos conselhos estaduais de educação e das secretarias estaduais e municipais de educação. Acerca da organização da educação na perspectiva da inclusão, julgue os próximos itens.
O atendimento educacional especializado que assiste as crianças internadas é chamado de classe hospitalar.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que concerne ao ensino fundamental, julgue os itens que se seguem.
A ampliação do ensino fundamental para nove anos torna obrigatória a escolarização de crianças a partir dos seis anos de idade.
Com relação à educação infantil na perspectiva histórica, julgue os itens de 110 a 113.
O aumento da participação da mulher no mercado de trabalho nas décadas de setenta e oitenta do século passado foi um dos fatores que demandaram a expansão do atendimento educacional, principalmente das crianças de quatro a seis anos de idade.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que concerne ao ensino fundamental, julgue os itens que se seguem.
O aprendizado da modalidade de língua escrita pode ser iniciado a partir dos seis anos de idade, quando a criança, em geral, é capaz de interagir com os signos e os símbolos construídos socialmente e de atribuir sentidos a eles.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...