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Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca dos fundamentos sociológicos da educação, julgue os itens a seguir.
Na concepção de Émile Durkheim, educação é socialização e assume significado de educação moral para preservação da coesão social.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
O compromisso liberal do Estado brasileiro de ofertar a educação para todos os cidadãos, sem discriminações ou exclusão social é um direito inalienável, sem que a família possa prescindir dessa exigência do poder público. O Art. 5º, da Lei de Diretrizes e Bases LDB/96 determina que qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, o Ministério Público, pode acionar o Poder Público para exigir o acesso ao ensino fundamental, uma vez que esse nível de ensino se constitui em
dever público objetivo.
processo de formação do Estado.
processo de formação do Estado.
oferta de educação para a comunidade.
direito público subjetivo.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Enquanto processos de transformação social, mais lentos e profundos, reproduzidos também na cultura entendida como modo de vida característico de determinado grupo, lugar e/ou momento da história uma luta social, entendida no movimento da história, tem um peso maior, quando produz e reproduz um movimento sociocultural que é maior do que ela mesma, evidenciando as dimensões relacionadas às formas de vida dos sujeitos, expondo seus valores, posturas, visão de mundo, tradições, costumes..., acabando por exigir uma reflexão da sociedade sobre si mesma. Para GENTILLE & FRIGOTTO (2001), a luta social que produz e reproduz um movimento sociocultural, maior que si mesma, é a que forma
pessoas de sucesso, conscientes de seu poder.
sujeitos trabalhadores, numa sociedade plural.
pessoas capazes para exercer sua profissão liberal.
sujeitos sociais, políticos e humanos.
homens e mulheres fortes e saudáveis para conviver em sociedade.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Estudar o desenvolvimento humano significa reconhecer as características comuns de uma faixa etária, permitindo-nos conhecer as individualidades, o que nos torna mais aptos para a observação e interpretação dos comportamentos apresentados, assinale, dentre os fatores que influenciam o desenvolvimento humano, a alternativa incorreta:
Condições econômicas.
Crescimento orgânico.
Hereditariedade.
Meio Social.
Maturação neurofisiológica.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
A opção pelo diálogo com os Estados na construção e na implementação de uma política pública setorial no sistema penitenciário tem sido, sem dúvida, decisiva para o consolidar uma trajetória de mudança, e isso se verifica pela própria iniciativa dos participantes em propor a institucionalização de um coletivo destinado a prosseguir com essa experiência. O desafio é garantir que a abertura à participação gire em torno de uma pauta politicamente objetiva e tecnicamente densa.
(Coordenação Geral de Ensino/DEPEN/MJ, 2006)
Essa fala do DEPEN (2006) nos mostra que os paradigmas presentes já não davam conta da realidade do sistema penitenciário, até aquela data, e que novo paradigma precisava ser criado, a partir da promoção de uma mudança conceitual que desse conta da crise dos paradigmas, indo em busca de novas possibilidades de respostas para atender às necessidades, que a realidade exigia. Essa transformação deveria partir da proposta de uma mudança de visão de mundo que propusesse soluções aos problemas existentes, dando conta da insatisfação que os modelos anteriores apresentavam. Logo, a necessidade da mudança de paradigmas geralmente advém da crise dos paradigmas. Segundo Kuhn, em Brandão (1994), existem causas internas e externas que provocam essas mudanças, entendendo como causas internas o resultado de desenvolvimentos teóricos e metodológicos dentro de uma mesma teoria e também do esgotamento dos modelos tradicionais de explicação oferecidos pela própria teoria, o que leva à busca de alternativas e como causas externas
os princípios que norteiam a tradição institucional.
as crenças dos que trabalham no sistema penitenciário.
as opções de ação do gestor das empresas privadas.
as mudanças na sociedade e na cultura de uma época.
os espaços físicos dos sistemas penitenciários existentes.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Assinale, dentre os vários aspectos polêmicos que envolvem esse debate, aqueles que entravam a efetivação do processo de inclusão nas escolas:
I – A complexa relação igualdade-diferenças.
II – A inclusão educacional ampla, geral e irrestrita das pessoas com deficiência no ensino regular.
III – A primazia da homogeneização em detrimento da heterogeneidade.
IV – A igualdade de oportunidades enquanto direitos.
V - A indiferença às diferenças.
Estão corretas apenas as alternativas:
I e II.
I, II e III.
II e IV.
II e V.
Todas as alternativas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
No que diz respeito aos Saberes Docentes e Formação Profissional, TARDIF (2002) afirma que: "O saber dos professores é profundamente social e é, ao mesmo tempo, o saber dos autores individuais que o possuem e o incorporam à sua prática profissional, para a ela, adaptá-lo e para transformá-lo." (p.15). Marque a alternativa que não corresponde ao Saber Docente:
O saber dos professores é plural, compósito, heterogêneo, porque envolve, no próprio exercício do trabalho, conhecimentos e um saber-fazer bastante diversos.
O saber dos professores deve ser compreendido em íntima relação com o trabalho deles na escola e fora dela.
O saber dos professores é atemporal, significa que ensinar não supõe aprender a ensinar, uma vez que os professores dominam os saberes necessários à realização do trabalho docente, através das experiências familiares e escolares anteriores.
A experiência de trabalho cotidiana tem papel primordial na constituição do sentimento de competência entre os professores.
O saber experiencial é modelado no decorrer da história pessoal, escolar e profissional dos professores.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Em relação á reconstrução da avaliação numa perspectiva de configurar-se numa prática mais democrática de ensino e aprendizagem, assinale a questão verdadeira:
No processo avaliativo, o foco é direcionado para a possibilidade de se alcançar a resposta correta.
Erro e acerto são vistos como opostos.
Podemos perceber a avaliação como uma leitura que o professor faz do conhecimento do aluno através de respostas elucidadas.
O erro passa a ser compreendido como a resposta que revela como o aluno está articulando os conhecimentos a que tem acesso, dentro e fora da escola, as relações estabelecidas e os significados atribuídos.
A avaliação se anuncia como uma prática que tem um fim em si mesma.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Em relação à prática pedagógica, segundo FREIRE não se poderá afirmar que ensinar exige:
Risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação.
Reflexão crítica sobre a prática.
O reconhecimento e a assunção da identidade cultural.
Domínio de conteúdo e transferência de saber.
Aprendizagem constante.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
"Ensinar exige a corporeificação das palavras pelo exemplo." Nas palavras de FREIRE (op cit), o sentido de corporeificação refere- se a:
"Faça o que mando e não o que eu faço".
"Pensar certo é fazer certo".
"As palavras, mesmo sem o exemplo, muito valem".
"Sabe com quem está falando".
"Palavras são apenas palavras".
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