Questões de Pedagogia

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Em relação aos saberes indispensáveis à prática docente, FREIRE (1996) afirma que "não há docência sem discência." Neste sentido, assinale a única alternativa que não condiz com os preceitos do autor:

  • A.

    Ensinar exige criticidade.

  • B.

    Ensinar exige respeito aos saberes do educando.

  • C.

    Ensinar exige pesquisa.

  • D.

    Ensinar é transferir conhecimento.

  • E.

    Ensinar exige estética e ética.

Assinale a alternativa INCORRETA em relação aos preceitos de FREIRE sobre a educação:

  • A.

    O homem deve ser o sujeito de sua própria educação.

  • B.

    Ninguém educa ninguém.

  • C.

    A educação implica uma busca realizada por um sujeito, que é o homem.

  • D.

    A educação é possível para o homem porque este é inacabado e sabe-se inacabado.

  • E.

    A educação é um processo de adaptação do indivíduo à sociedade.

Paulo Freire, uma grande referência em Educação Popular, preconizava elementos norteadores para a fundamentação do efetivo trabalho junto às camadas sociais mais necessitadas. Assinale a alternativa que apresenta um princípio que contradiz o pensamento de Paulo Freire.

  • A.

    Os princípios da Educação Popular, no âmbito escolar, consideram que a produção do conhecimento pode ser originada pelo conceito geral de problematização.

  • B.

    Ao resgatar a inter-relação entre as diversas áreas do conhecimento, há uma redefinição das áreas de conteúdos que se vale da pedagogia de projetos e da interdisciplinaridade a partir de temas geradores.

  • C.

    Na Educação Popular há a emergência de uma nova visibilidade em torno do verdadeiro papel do professor, que além de figura simbólica, necessita ser reconhecido como o verdadeiro detentor do conhecimento e responsável pela transmissão direta dos conhecimentos.

  • D.

    Uma nova visão para o sujeito em construção surge com a alteração do papel desempenhado: temos, na Educação Popular, o sujeito como autor de sua inclusão, ou seja, o protagonismo social é a grande meta que permitirá mobilidade social e econômica.

  • E.

    O sujeito excluído deve estar apto a buscar aquilo que lhe é de direito dentro de uma sociedade competitiva e marcada pelas diferenças. Nesse sentido, cabe ao educador popular despertar e promover a inclusão a partir do conhecimento.

Julgue os itens seguintes relativos à Constituição Federal e à educação brasileira.

A gestão democrática é um princípio da educação nacional que deve ser seguido por instituições públicas e privadas de ensino, na forma da lei.

  • C. Certo
  • E. Errado

Não se pode afirmar sobre o texto que:

  • A.

    A raiz da educação está no homem.

  • B.

    O ser humano é sujeito de sua própria história.

  • C.

    O processo de educação tem um fim determinado, num determinado tempo histórico.

  • D.

    O ser humano se completa na interação com seus pares.

  • E.

    Percebem-se as várias vertentes no que tange à humanização e ao ato político da educação, evidenciados pelo autor.

Em relação à Aprendizagem Significativa, não se pode afirmar que:

  • A.

    Depende de uma motivação intrínseca.

  • B.

    Empenho em profundidade na aprendizagem.

  • C.

    A disposição para a aprendizagem depende unicamente do aluno.

  • D.

    O professor deverá intervir sempre que necessário.

  • E.

    Depende de uma interação cooperativa entre professor e alunos.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o tema por ele abordado, além de aspectos marcantes da realidade brasileira dos dias atuais, julgue os itens seguintes.

O maior problema da educação básica é, reconhecidamente, a falta de vagas nas escolas mantidas pelo poder público, sobretudo no ensino fundamental.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às orientações didáticas, levar-seão em consideração, todos os aspectos abaixo, excetuando-se:

  • A.

    Autonomia.

  • B.

    Disponibilidade para a aprendizagem, interação e cooperação.

  • C.

    Homogeneidade da Turma.

  • D.

    Diversidade.

  • E.

    Organização do espaço e tempo.

A partir do quadro curricular apresentado, assinale a opção correta.

  • A.

    A disciplina cinema, alocada na parte opcional do currículo, deveria estar, obrigatoriamente, situada na base nacional comum, agregada às artes.

  • B.

    Como está disposto, o currículo da escola propicia o desenvolvimento da capacidade de aprender e continuar aprendendo, da autonomia intelectual e do pensamento crítico, de modo a capacitar o aluno a prosseguir os estudos e a adaptar-se com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento.

  • C.

    O currículo apresentado não cumpre o disposto nas diretrizes curriculares nacionais, que determinam a educação sexual.

  • D.

    A escola descumpre o estabelecido nas diretrizes curriculares nacionais quanto às formas lúdicas e alegóricas de conhecer o mundo.

  • E.

    A grade curricular apresentada desconsidera a questão ambiental.

Quando se afirma que a Didática está em questão, subentende-se que:

  • A.

    O objeto de estudo da didática mudou.

  • B.

    A didática deveria priorizar as novas tecnologias.

  • C.

    É preciso valorizar unicamente a prática pedagógica do professor.

  • D.

    A didática precisa ser estudada a partir do contexto social e histórico em que está inserida.

  • E.

    A ênfase da didática deve ser sobre os conteúdos curriculares.

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