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Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Em relação aos saberes indispensáveis à prática docente, FREIRE (1996) afirma que "não há docência sem discência." Neste sentido, assinale a única alternativa que não condiz com os preceitos do autor:
Ensinar exige criticidade.
Ensinar exige respeito aos saberes do educando.
Ensinar exige pesquisa.
Ensinar é transferir conhecimento.
Ensinar exige estética e ética.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Assinale a alternativa INCORRETA em relação aos preceitos de FREIRE sobre a educação:
O homem deve ser o sujeito de sua própria educação.
Ninguém educa ninguém.
A educação implica uma busca realizada por um sujeito, que é o homem.
A educação é possível para o homem porque este é inacabado e sabe-se inacabado.
A educação é um processo de adaptação do indivíduo à sociedade.
Paulo Freire, uma grande referência em Educação Popular, preconizava elementos norteadores para a fundamentação do efetivo trabalho junto às camadas sociais mais necessitadas. Assinale a alternativa que apresenta um princípio que contradiz o pensamento de Paulo Freire.
Os princípios da Educação Popular, no âmbito escolar, consideram que a produção do conhecimento pode ser originada pelo conceito geral de problematização.
Ao resgatar a inter-relação entre as diversas áreas do conhecimento, há uma redefinição das áreas de conteúdos que se vale da pedagogia de projetos e da interdisciplinaridade a partir de temas geradores.
Na Educação Popular há a emergência de uma nova visibilidade em torno do verdadeiro papel do professor, que além de figura simbólica, necessita ser reconhecido como o verdadeiro detentor do conhecimento e responsável pela transmissão direta dos conhecimentos.
Uma nova visão para o sujeito em construção surge com a alteração do papel desempenhado: temos, na Educação Popular, o sujeito como autor de sua inclusão, ou seja, o protagonismo social é a grande meta que permitirá mobilidade social e econômica.
O sujeito excluído deve estar apto a buscar aquilo que lhe é de direito dentro de uma sociedade competitiva e marcada pelas diferenças. Nesse sentido, cabe ao educador popular despertar e promover a inclusão a partir do conhecimento.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens seguintes relativos à Constituição Federal e à educação brasileira.
A gestão democrática é um princípio da educação nacional que deve ser seguido por instituições públicas e privadas de ensino, na forma da lei.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Não se pode afirmar sobre o texto que:
A raiz da educação está no homem.
O ser humano é sujeito de sua própria história.
O processo de educação tem um fim determinado, num determinado tempo histórico.
O ser humano se completa na interação com seus pares.
Percebem-se as várias vertentes no que tange à humanização e ao ato político da educação, evidenciados pelo autor.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Em relação à Aprendizagem Significativa, não se pode afirmar que:
Depende de uma motivação intrínseca.
Empenho em profundidade na aprendizagem.
A disposição para a aprendizagem depende unicamente do aluno.
O professor deverá intervir sempre que necessário.
Depende de uma interação cooperativa entre professor e alunos.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o tema por ele abordado, além de aspectos marcantes da realidade brasileira dos dias atuais, julgue os itens seguintes.
O maior problema da educação básica é, reconhecidamente, a falta de vagas nas escolas mantidas pelo poder público, sobretudo no ensino fundamental.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Em relação às orientações didáticas, levar-seão em consideração, todos os aspectos abaixo, excetuando-se:
Autonomia.
Disponibilidade para a aprendizagem, interação e cooperação.
Homogeneidade da Turma.
Diversidade.
Organização do espaço e tempo.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A partir do quadro curricular apresentado, assinale a opção correta.
A disciplina cinema, alocada na parte opcional do currículo, deveria estar, obrigatoriamente, situada na base nacional comum, agregada às artes.
Como está disposto, o currículo da escola propicia o desenvolvimento da capacidade de aprender e continuar aprendendo, da autonomia intelectual e do pensamento crítico, de modo a capacitar o aluno a prosseguir os estudos e a adaptar-se com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento.
O currículo apresentado não cumpre o disposto nas diretrizes curriculares nacionais, que determinam a educação sexual.
A escola descumpre o estabelecido nas diretrizes curriculares nacionais quanto às formas lúdicas e alegóricas de conhecer o mundo.
A grade curricular apresentada desconsidera a questão ambiental.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Quando se afirma que a Didática está em questão, subentende-se que:
O objeto de estudo da didática mudou.
A didática deveria priorizar as novas tecnologias.
É preciso valorizar unicamente a prática pedagógica do professor.
A didática precisa ser estudada a partir do contexto social e histórico em que está inserida.
A ênfase da didática deve ser sobre os conteúdos curriculares.
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