Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca das teorias do ensino e da aprendizagem, julgue os seguintes itens.

Para o behaviorismo, o ensino é o arranjo de contingências por meio de elementos observáveis para uma aprendizagem eficaz, que constitui o processo de selecionar e associar as unidades físicas e as unidades mentais que são percebidas ou sentidas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento das situações de aprendizagem é de vital importância para o sucesso de qualquer tipo de curso a distância. Em cursos tradicionais presenciais, o desenho educacional também é importante, porém o professor e os alunos, em seus encontros face a face, podem teoricamente ajustar o desenho mais facilmente do que em situações de curso a distância. A respeito desse tema, julgue os itens subsequentes.

Os materiais e ambientes de ensino-aprendizagem tradicionais são muito flexíveis, diferentemente do que ocorre em cursos apoiados em ambientes virtuais de aprendizagem, que são menos adaptáveis a mudanças, quando necessárias.

  • C. Certo
  • E. Errado

As teorias pós-críticas de currículo deslocaram a ênfase do conceito de significação e discurso para os conceitos de ideologia e poder.

As teorias da dependência e da modernização tiveram forte influência na educação brasileira nas décadas de 60 e de 70. A primeira, reforçando as análises reprodutivistas e a segunda, revelando-se extremamente conservadora.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas últimas décadas, a definição de educação expandiu-se e abrigou novas práticas de educação — tais como a educação aberta, a EAD, a educação ao longo da vida e a educação continuada — de modo a caracterizar melhor as demandas de uma nova era. A respeito desse tema, julgue os próximos itens.

Por educação aberta, entende-se o estudo que não acontece em instituições relativamente fechadas e determinadas por uma organização burocrática, mas aquele vinculado ao cotidiano sem as formalidades escolares.

  • C. Certo
  • E. Errado

As teorias pós-críticas de currículo deslocaram a ênfase do conceito de significação e discurso para os conceitos de ideologia e poder.

Paulo Freire desenvolveu o conceito de consciência transitiva crítica articulada com a práxis, desafiadora e transformadora por meio do diálogo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas últimas décadas, a definição de educação expandiu-se e abrigou novas práticas de educação — tais como a educação aberta, a EAD, a educação ao longo da vida e a educação continuada — de modo a caracterizar melhor as demandas de uma nova era. A respeito desse tema, julgue os próximos itens.

A educação continuada atrela-se a uma preocupação com certificação, atualização e retreinamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

As teorias pós-críticas de currículo deslocaram a ênfase do conceito de significação e discurso para os conceitos de ideologia e poder.

O conflito entre o ensino público e o privado marcou diferentes períodos da educação brasileira; nesse sentido, Florestan Fernandes defende que a escola pública gratuita é a única possibilidade de democratização da educação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas últimas décadas, a definição de educação expandiu-se e abrigou novas práticas de educação — tais como a educação aberta, a EAD, a educação ao longo da vida e a educação continuada — de modo a caracterizar melhor as demandas de uma nova era. A respeito desse tema, julgue os próximos itens.

A educação para toda a vida pressupõe que o indivíduo continue aprendendo não apenas para melhorar seu desempenho no trabalho, mas para ampliar as perspectivas de qualidade de vida que se podem abrir para ele; trata-se de um continuum de educação, coextensivo à vida e ampliado para todas as dimensões da sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em maio de 1960, houve uma convenção em defesa da escola pública na cidade de São Paulo. Do ponto de vista da filosofia, pode-se afirmar que três grupos dirigiram essa campanha: os liberais pragmatistas, os liberais idealistas e os socialistas. São representantes de tais grupos, respectivamente

  • A.

    Anísio Teixeira, Roque Spencer e Florestan Fernandes.

  • B.

    Florestan Fernandes, Anísio Teixeira e Roque Spencer.

  • C.

    Roque Spencer, Florestan Fernandes e Anísio Teixeira.

  • D.

    Roque Spencer, Anísio Teixeira e Florestan Fernandes.

  • E.

    Anísio Teixeira, Florestan Fernandes e Roque Spencer.

As teorias pós-críticas de currículo deslocaram a ênfase do conceito de significação e discurso para os conceitos de ideologia e poder.

A teoria da educação de Lauro de Oliveira Lima tem suas bases na escola experimental piagetiana, que privilegia a memorização e a linguagem.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...