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Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca das teorias do ensino e da aprendizagem, julgue os seguintes itens.
Para o behaviorismo, o ensino é o arranjo de contingências por meio de elementos observáveis para uma aprendizagem eficaz, que constitui o processo de selecionar e associar as unidades físicas e as unidades mentais que são percebidas ou sentidas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O planejamento das situações de aprendizagem é de vital importância para o sucesso de qualquer tipo de curso a distância. Em cursos tradicionais presenciais, o desenho educacional também é importante, porém o professor e os alunos, em seus encontros face a face, podem teoricamente ajustar o desenho mais facilmente do que em situações de curso a distância. A respeito desse tema, julgue os itens subsequentes.
Os materiais e ambientes de ensino-aprendizagem tradicionais são muito flexíveis, diferentemente do que ocorre em cursos apoiados em ambientes virtuais de aprendizagem, que são menos adaptáveis a mudanças, quando necessárias.
As teorias pós-críticas de currículo deslocaram a ênfase do conceito de significação e discurso para os conceitos de ideologia e poder.
As teorias da dependência e da modernização tiveram forte influência na educação brasileira nas décadas de 60 e de 70. A primeira, reforçando as análises reprodutivistas e a segunda, revelando-se extremamente conservadora.
Nas últimas décadas, a definição de educação expandiu-se e abrigou novas práticas de educação tais como a educação aberta, a EAD, a educação ao longo da vida e a educação continuada de modo a caracterizar melhor as demandas de uma nova era. A respeito desse tema, julgue os próximos itens.
Por educação aberta, entende-se o estudo que não acontece em instituições relativamente fechadas e determinadas por uma organização burocrática, mas aquele vinculado ao cotidiano sem as formalidades escolares.
As teorias pós-críticas de currículo deslocaram a ênfase do conceito de significação e discurso para os conceitos de ideologia e poder.
Paulo Freire desenvolveu o conceito de consciência transitiva crítica articulada com a práxis, desafiadora e transformadora por meio do diálogo.
Nas últimas décadas, a definição de educação expandiu-se e abrigou novas práticas de educação tais como a educação aberta, a EAD, a educação ao longo da vida e a educação continuada de modo a caracterizar melhor as demandas de uma nova era. A respeito desse tema, julgue os próximos itens.
A educação continuada atrela-se a uma preocupação com certificação, atualização e retreinamento.
As teorias pós-críticas de currículo deslocaram a ênfase do conceito de significação e discurso para os conceitos de ideologia e poder.
O conflito entre o ensino público e o privado marcou diferentes períodos da educação brasileira; nesse sentido, Florestan Fernandes defende que a escola pública gratuita é a única possibilidade de democratização da educação.
Nas últimas décadas, a definição de educação expandiu-se e abrigou novas práticas de educação tais como a educação aberta, a EAD, a educação ao longo da vida e a educação continuada de modo a caracterizar melhor as demandas de uma nova era. A respeito desse tema, julgue os próximos itens.
A educação para toda a vida pressupõe que o indivíduo continue aprendendo não apenas para melhorar seu desempenho no trabalho, mas para ampliar as perspectivas de qualidade de vida que se podem abrir para ele; trata-se de um continuum de educação, coextensivo à vida e ampliado para todas as dimensões da sociedade.
Em maio de 1960, houve uma convenção em defesa da escola pública na cidade de São Paulo. Do ponto de vista da filosofia, pode-se afirmar que três grupos dirigiram essa campanha: os liberais pragmatistas, os liberais idealistas e os socialistas. São representantes de tais grupos, respectivamente
Anísio Teixeira, Roque Spencer e Florestan Fernandes.
Florestan Fernandes, Anísio Teixeira e Roque Spencer.
Roque Spencer, Florestan Fernandes e Anísio Teixeira.
Roque Spencer, Anísio Teixeira e Florestan Fernandes.
Anísio Teixeira, Florestan Fernandes e Roque Spencer.
As teorias pós-críticas de currículo deslocaram a ênfase do conceito de significação e discurso para os conceitos de ideologia e poder.
A teoria da educação de Lauro de Oliveira Lima tem suas bases na escola experimental piagetiana, que privilegia a memorização e a linguagem.
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