Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nas últimas décadas, a definição de educação expandiu-se e abrigou novas práticas de educação tais como a educação aberta, a EAD, a educação ao longo da vida e a educação continuada de modo a caracterizar melhor as demandas de uma nova era. A respeito desse tema, julgue os próximos itens.
A EAD constitui tanto a implementação de objetivo ou estratégia educacional quanto a concretização de um ideal cujos atributos já eram enunciados há, pelo menos, 200 anos, na forma dos valores dominantes da educação humanista.
Na Primeira República, identificamos dois movimentos ideológicos desenvolvidos pelos intelectuais da educação brasileira. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
O entusiasmo pela educação foi um movimento típico das décadas de 20 e 30 do século passado.
O otimismo pedagógico resume-se na ideia de ampliação da rede escolar e na alfabetização do povo.
O entusiasmo pela educação caracterizou-se por sua ênfase nos aspectos qualitativos da problemática educacional.
O otimismo pedagógico insistiu na melhoria das condições didáticas e pedagógicas da rede escolar.
O entusiasmo pela educação e o otimismo pedagógico sempre atuaram como movimentos parceiros.
As teorias pós-críticas de currículo deslocaram a ênfase do conceito de significação e discurso para os conceitos de ideologia e poder.
O humanismo moderno que predominou no Brasil de 1945 até 1960 foi marcado pela visão concreta e histórica do homem.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com o desenvolvimento tecnológico, diversos tipos de mídias vêm sendo utilizados no processo de ensino-aprendizagem a distância, com as mais variadas funções, possibilitando a transmissão de mensagens de forma textual, auditiva ou visual. Acerca desse tema, julgue os itens de 76 a 81.
O curso que usa a Internet possibilita ao aluno acessá-lo a qualquer momento e em qualquer lugar onde haja computador conectado à Internet e pode ser oferecido tanto para um pequeno número como para um grande número de alunos, propiciando participação ativa do professor e do aluno no processo de aprendizagem e interação rápida entre os alunos e entre professor e aluno.
De acordo com Otaiza Romanelli (História da Educação no Brasil. Petrópolis Vozes. 1991), o sistema educacional foi marcado por dois momentos distintos em um determinado período da história da educação brasileira. No primeiro, foi implantado o regime e traçada a política de recuperação econômica. Constata-se nessa fase um ritmo de crescimento da demanda social da educação. O segundo foi caracterizado por uma reforma educacional, que, por influência da assistência técnica dada pelo acordo MEC/USAID, visava adotar medidas de adequação do sistema educacional ao modelo econômico que se intensificava no Brasil.
Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
O período de 1930 a 1960, denominado Era Vargas, apresenta as características descritas no enunciado.
O Governo de Juscelino Kubitschek foi o grande responsável pelos acordos MEC/USAID.
O período a que se refere o enunciado foi marcado pelo movimento socialista no Brasil e teve sua culminância na expansão da escola pública.
A educação brasileira sempre foi autônoma e nunca necessitou de acordos como aquele que é citado no enunciado.
O período mencionado por Otaiza Romanelli corresponde ao regime militar que foi implantado a partir de 1968.
A partir do texto acima, julgue os itens de 107 a 110, acerca da PPI.
Entre 2001 e 2005, houve importantes avanços na assistência à saúde; a PPI, porém, foi um dos processos que não se efetivaram na maioria das 27 unidades federadas, nesse período.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando as perspectivas dos estudos acerca de currículo, julgue os itens que se seguem.
As teorias pós-críticas de currículo deslocaram a ênfase do conceito de significação e discurso para os conceitos de ideologia e poder.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com o desenvolvimento tecnológico, diversos tipos de mídias vêm sendo utilizados no processo de ensino-aprendizagem a distância, com as mais variadas funções, possibilitando a transmissão de mensagens de forma textual, auditiva ou visual. Acerca desse tema, julgue os itens de 76 a 81.
Denomina-se curso baseado em computador o curso que usa o computador como meio de entrega de conteúdo a ser ensinado ao aluno, oferecendo grande possibilidade de interação entre os alunos e entre o aluno e o professor.
A partir do texto acima, julgue os itens de 107 a 110, acerca da PPI.
O modelo que é proposto é o da conformação de redes de serviços regionalizadas, a partir da instituição de dispositivos de planejamento, programação e regulação, estruturando o que se denominou redes funcionais.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando as perspectivas dos estudos acerca de currículo, julgue os itens que se seguem.
O multiculturalismo e a subjetividade são conceitos enfatizados pelas teorias críticas de currículo, especialmente por Michael Apple.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...