Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da organização do tempo e do espaço na educação infantil, julgue os itens subsequentes.
A organização do mobiliário em sala de aula deve ser mantida, a despeito das diferentes atividades pedagógicas realizadas pelos alunos, visto que a mudança de disposição do mobiliário pode ser um fator gerador de desordem, ocasionando estresse nas crianças.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Segundo João Santucci, todo processo de planejamento tem por objetivo alterar uma dada realidade, ou seja, espera-se com a implementação do planejamento que ocorram mudanças políticas, pedagógicas e administrativas na realidade escolar. Apesar de parecer óbvia, essa afirmativa torna-se necessária, pois ainda está muito presente entre os agentes educacionais a visão de que o planejamento e, principalmente, o plano escolar não passam de mera formalidade legal.
Tendo como referência inicial as idéias constantes do texto acima, julgue os próximos itens.
O processo de elaboração do projeto pedagógico da escola deve contemplar a participação de toda a comunidade escolar, ou seja, todos devem opinar, mas é necessário criar uma estrutura que garanta sua elaboração e implantação.
Na relação a seguir estão listados os elementos constitutivos do Projeto Pedagógico, com exceção de um. Assinale-o:
as finalidades da escola;
a estrutura administrativa e pedagógica;
a gestão hierárquica e centralizadora;
o currículo e o processo de decisão;
a avaliação.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens seguintes, relativos ao processo de ensino e aprendizagem.
Transposição didática é o trabalho que transforma um objeto do saber ensinar em um objeto de ensino.
Segundo Constance Kamii, os três princípios fundamentais no ensino do número são
a criação de todos os tipos de relações, a quantificação de objetos e a interação social.
a contagem, a quantificação de objetos e a classificação.
a interação social das crianças, a ordenação e a conservação de quantidades.
a quantificação de objetos, a interação entre os pares e o registro numérico.
Considerando o planejamento de ensino e seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem.
O planejamento de ensino é a concretização da intencionalidade e da sistematização que requer o processo educativo.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à pedagogia da infância, julgue os itens seguintes.
O contexto sociocultural é um dos fatores que influencia o estabelecimento de determinadas necessidades básicas de cuidado na educação infantil.
Segundo João Santucci, todo processo de planejamento tem por objetivo alterar uma dada realidade, ou seja, espera-se com a implementação do planejamento que ocorram mudanças políticas, pedagógicas e administrativas na realidade escolar. Apesar de parecer óbvia, essa afirmativa torna-se necessária, pois ainda está muito presente entre os agentes educacionais a visão de que o planejamento e, principalmente, o plano escolar não passam de mera formalidade legal.
Tendo como referência inicial as idéias constantes do texto acima, julgue os próximos itens.
O planejamento muitas vezes transforma-se em formalismo, engodo, mistificação e instrumento de domínio sobre as pessoas.
Sobre a finalidade do Projeto Pedagógico assinale a opção incorreta:
resgatar a intencionalidade da ação, possibilitando a (re) significação do trabalho;
ser um instrumento de transformação da realidade, resgatando o poder da coletividade;
ser um referencial para o caminhar coletivo, somando vozes em torno de uma proposta comum;
ser um canal de participação coletiva, superando práticas autoritárias e / ou individualistas;
formar líderes que definirão as principais metas a serem alcançadas pelos demais participantes.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Considere as seguintes afirmativas constantes da Resolução CNE/CEB 02/98, que institui as diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental.
I. As escolas deverão estabelecer como norteadores de suas ações pedagógicas os princípios dos Direitos e Deveres da Cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.
II. Ao definir suas propostas pedagógicas, as escolas deverão explicitar o reconhecimento da identidade pessoal de alunos, professores e outros profissionais.
III. As escolas deverão reconhecer que as aprendizagens são constituídas pela interação dos processos de conhecimento com os de linguagem e os afetivos.
IV. Em todas as escolas deverá ser garantida a igualdade de acesso para alunos a uma base nacional comum, que leve em conta a vida cidadã através da articulação entre vários dos seus aspectos, como por exemplo, a língua materna para populações indígenas e migrantes
V. As escolas deverão explicitar em suas propostas curriculares processos de ensino voltados para as relações com sua comunidade local, regional e planetária.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...