Questões de Pedagogia do ano 0000

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Sobre a questão ética e as atuais iniciativas de debates filosóficos, leia as proposições a seguir e marque V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas:

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    V F V F

  • B.

    V V V F

  • C.

    V F V V

  • D.

    F F V V

  • E.

    F V V V

A questão ética talvez seja o assunto mais debatido nos dias atuais, quer seja nos grandes centros acadêmicos, quer seja nas esquinas das ruas de qualquer cidade. Mas o debate ético não é de forma alguma fruto apenas da nossa atualidade. E se perdermos os referenciais históricos e filosóficos não conseguiremos dar conta deste debate. Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Para Kant, a ação moral é autônoma, pois o homem é o único ser capaz de se determinar segundo leis que a própria razão estabelece.

  • B.

    No final do século XIX, Nietzsche surge como o filósofo que tenta construir o homem concreto da ação moral, baseando-se na razão universal e abstrata.

  • C.

    "Chamamos ao prazer princípio e fim da vida feliz. Com efeito, sabemos que é o primeiro bem, o bem inato, e que dele derivamos toda a escolha ou recusa e chegamos a ele valorizando todo bem com critério do efeito que nos produz". Esta citação ilustra bem a ética de Sêneca.

  • D.

    Sobre a concepção ética dos filósofos gregos e romanos podemos dizer que não havia uma preocupação com a relação entre a conduta do indivíduo e os valores da sociedade.

  • E.

    Para a concepção ética dos intelectualistas a vida virtuosa não depende do desenvolvimento da inteligência ou da razão.

Uma das grandes contribuições no debate sobre a liberdade nos é dada pelos existencialistas. Assinale a questão correta:

  • A.

    A concepção existencialista de liberdade encontra suas raízes na concepção de liberdade do estoicismo.

  • B.

    Para o existencialismo a liberdade é a escolha incondicional que o próprio homem faz de seu ser e de seu mundo. Quando julgamos estar sob o poder de forças externas, mais poderosa é a nossa vontade, nossa livre decisão.

  • C.

    A vivência da liberdade, para a maioria dos existencialistas, não se relaciona com situações de angústia; nem possui a característica da responsabilidade, o homem é plenamente livre e não deve ficar preso a estas questões.

  • D.

    A concepção existencialista encontra suas raízes na própria filosofia platônica, segundo a qual a liberdade não é escolher e deliberar, mas agir ou fazer alguma coisa em conformidade com a natureza do agente.

  • E.

    O filósofo existencialista G. W. Hegel afirmou que o homem está condenado à liberdade. É a liberdade que define a humanidade dos humanos.

Tomando como referência os poemas acima é INCORRETO afirmar:

  • A.

    Os autores expressam poeticamente a idéia filosófica de que a liberdade é uma realidade primeiramente exterior e que apenas posteriormente passa a ser interior.

  • B.

    Diante da adversidade, fazemo-nos cúmplices dela e é isso o pior. Pior é a renúncia à liberdade. Secura, escuridão e prisão deixam de estar fora de nós, para se tornarem nós mesmos.

  • C.

    Seja de modo pessimista (como em José Paulo Paes), seja de modo otimista (como em Carlos Drummond), os dois poetas nos colocam diante do problema da liberdade.

  • D.

    Filosoficamente, a liberdade como problema se apresenta sob a forma de dois pares de opostos: necessidade- liberdade e contingência-liberdade. Tanto a necessidade como a contingência põem em cheque a possibilidade da liberdade humana.

  • E.

    Carlos Drummond, quando afirma que somos maiores do que o "vasto mundo", se refere a idéia de que a nossa liberdade nos torna maiores que as determinações e situações exteriores.

Com referência à crítica da racionalidade iluminista e do mito da ciência, leia as seguintes proposições:

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Apenas a proposição II está correta.

  • B.

    Apenas as proposições I e III estão corretas.

  • C.

    Apenas as proposições I e II estão corretas.

  • D.

    Apenas a proposição I está correta.

  • E.

    Todas as proposições estão corretas.

Leia com atenção as seguintes proposições sobre o mito científico, marcando V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas:

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    F V F V

  • B.

    V F V F

  • C.

    F F V V

  • D.

    V V V F

  • E.

    V F V V

Com relação à contribuição de Francis Bacon, Galilei Galileu e Isaac Newton na revolução científica é correto afirmar, respectivamente, que:

  • A.

    O primeiro elaborou um método que ele próprio chamou de "ïnterpretação da natureza", que consiste em cinco passos. O segundo introduziu a matemática e a geometria como linguagens da ciência e o teste qualitativo- experimental das suposições teóricas. O terceiro afirmou que suas leis e teorias eram tiradas dos fatos, sem interferência da especulação teórica.

  • B.

    O primeiro introduziu a matemática e a geometria como linguagens da ciência e o teste qualitativo-experimental das suposições teóricas. O segundo elaborou um método que ele próprio chamou de "ïnterpretação da natureza", que consiste em cinco passos. O terceiro afirmou que suas leis e teorias eram tiradas dos fatos, sem interferência da especulação teórica.

  • C.

    O primeiro elaborou um método que ele próprio chamou de "ïnterpretação da natureza", que consiste em cinco passos. O segundo afirmou que suas leis e teorias eram tiradas dos fatos, sem interferência da especulação teórica. O terceiro introduziu a matemática e a geometria como linguagens da ciência e o teste qualitativo- experimental das suposições teóricas.

  • D.

    O primeiro afirmou que suas leis e teorias eram tiradas dos fatos, sem interferência da especulação teórica. O segundo introduziu a matemática e a geometria como linguagens da ciência e o teste qualitativo-experimental das suposições teóricas. O terceiro elaborou um método que ele próprio chamou de "ïnterpretação da natureza", que consiste em cinco passos.

  • E.

    O primeiro introduziu a matemática e a geometria como linguagens da ciência e o teste qualitativo-experimental das suposições teóricas. O segundo afirmou que suas leis e teorias eram tiradas dos fatos, sem interferência da especulação teórica. O terceiro elaborou um método que ele próprio chamou de "ïnterpretação da natureza", que consiste em cinco passos.

Identifique a alternativa que NÃO é inerente à revolução científica moderna.

  • A.

    São fundamentais, do ponto de vista cosmológico, a demonstração da validade do modelo heliocêntrico, a formulação da noção de um universo infinito e a concepção do movimemto dos corpos celestes.

  • B.

    A ciência moderna surge quando se torna mais importante salvar os fenômenos e quando a observação,a experimentação e a verificação de hipóteses tornamse critérios decisivos para o conhecimento.

  • C.

    Podemos considerar que o interesse pela ciências naturais se inicia com a reintrodução na Europa Ocidental,a partir do final do sec. XII, da obra de Aristóteles e seus intérpretes árabes.

  • D.

    Nicolau Copérnico, rompe com o modelo heliocêntrico, formulado por Cláudio Ptolomeu, e propõe o modelo geocêntrico; constituindo-se, portanto, um ponto de partida para a revolução científica.

  • E.

    A ciência moderna rompe com a separação antiga entre a ciência (o saber teórico) e a técnica (o saber aplicado); integrando ciência e técnica e fazendo com que problemas práticos no campo da técnica levem a desenvolvimentos científicos, bem como que hipóteses teóricas sejam testadas na prática.

Sobre a linguagem simbólica e a linguagem conceitual, verifique as proposições a seguir:

Indique a alternativa correta:

  • A.

    Apenas as proposições I e III estão corretas.

  • B.

    Apenas a proposição III está correta.

  • C.

    Apenas as proposições I e II estão corretas.

  • D.

    Apenas a proposição I está correta.

  • E.

    Todas as proposições estão corretas.

Tendo como parâmetro o texto acima, indique a alternativa INCORRETA:

 

  • A.

    A linguagem é constituída por quatro fatores fundamentais: fatores físicos, sócio-culturais, psicológicos e linguísticos. Estes fatores nos dizem porque existe linguagem e como ela funciona, mas não nos dizem o que ela é. É a perspectiva fenomenológica que nos orienta para sabermos o que é a linguagem.

  • B.

    A linguagem é uma relação binária entre signo e coisa, signo e idéia. A linguagem apenas traduz pensamentos, quer sejam eles simbólicos ou conceituais.

  • C.

    A linguagem revela nosso corpo, os corpos dos outros, as coisas como expressivas e significativas, o mundo como dotado de sentido e o pensamento como trabalho de descoberta do sentido.

  • D.

    A linguagem cria, interpreta e decifra significações, podendo fazê-lo miticamente ou logicamente, magicamente ou racionalmente, simbolicamente ou conceitualmente.

  • E.

    A linguagem é uma forma de nossa experiência total de seres que vivem no mundo e com outros; é uma dimensão de nossa existência.

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