Questões de Pedagogia do ano 0000

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Analise as concepções de avaliação a seguir:

Relacionando estas concepções de avaliação com as abordagens do processo de ensino, verifica-se que:

  • A.

    a I corresponde à abordagem humanista, e a III, à abordagem cognitivista.

  • B.

    a I corresponde à abordagem comportamentalista, e a II, à abordagem tradicional.

  • C.

    a I corresponde à abordagem tradicional, e a III, à abordagem sócio-cultural.

  • D.

    a II corresponde à abordagem cognitivista, e a III, à abordagem comportamentalista.

  • E.

    a II corresponde à abordagem sócio-cultural, e a III, à abordagem tradicional.

Os procedimentos de ensino não são casuais, mas sim intencionalmente selecionados, de tal modo que sirvam para atingir o objetivo que se tem. Então, se se deseja que o educando assimile um conhecimento existente, é preciso encontrar:

Relacionando estes tipos de procedimentos a passos didáticos, tem-se, respectivamente:

  • A.

    inventividade, exposição, exercitação e aplicação.

  • B.

    aplicação, exercitação, exposição e inventividade.

  • C.

    exercitação, aplicação, exposição e inventividade.

  • D.

    exposição, exercitação, aplicação e inventividade.

  • E.

    exposição, aplicação, exercitação e inventividade.

Durante os encontros para a preparação do ano letivo em uma escola, alguns tópicos foram considerados como os mais importantes. Dentre eles, destaca-se o conhecimento da realidade dos estudantes e, por isso, no planejamento das atividades, foi preciso levar-se em con

  • A.

    a realidade expressa nos programas escolares estabelecidos.

  • B.

    o modelo social idealizado pelos pais dos alunos da escola.

  • C.

    o meio ambiente das classes mais favorecidas daquela região.

  • D.

    a vivência limitada das pessoas de grupos sociais minoritários.

  • E.

    o contexto sociocultural específico da realidade dos alunos.

Destacar propriedades essenciais de objetos ou fenômenos, fazer relações, comparar, diferenciar, organizar o trabalho escolar, fazer síntese e esquemas, são exemplos de

  • A.

    conhecimentos sistematizados.

  • B.

    atitudes.

  • C.

    convicções.

  • D.

    atitudes e convicções.

  • E.

    habilidades e hábitos.

"Conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais de atuação social, organizados pedagógica e didaticamente, tendo em vista a assimilação ativa e aplicação pelos alunos na sua prática de vida."

  • A.

    recursos didáticos.

  • B.

    objetivos educacionais.

  • C.

    métodos de ensino.

  • D.

    conteúdos de ensino.

  • E.

    avaliação da aprendizagem.

No contexto brasileiro, a obra mais significativa referente à Abordagem sócio-cultural do processo de ensino é a de Paulo Freire, com sua preocupação com a cultura popular. Quanto ao processo ensino-aprendizagem, a principal característica dessa abordagem é:

  • A.

    promover a não-diretividade, que consiste num conjunto de técnicas que implementa a atitude básica de confiança e respeito pelo aluno.

  • B.

    priorizar as atividades do sujeito, pois aprender implica assimilar o objeto a esquemas mentais.

  • C.

    procurar a superação da relação opressor-oprimido.

  • D.

    promover a incorporação, pelo aluno, do controle das contingências de reforço, dando lugar a comportamentos auto-gerados.

  • E.

    preocupar-se mais com a variedade e quantidade de noções/conceitos/informações que com a formação do pensamento reflexivo.

O conceito de Didática mudou com a influência das diferentes tendências pedagógicas. Seguindo preceitos da tendência progressista, a Didática pode ser identificada como

  • A.

    campo de pesquisa com vistas a estudar a eficiência do ensino.

  • B.

    mediação entre o fazer pedagógico e o contexto sociopolítico-cultural.

  • C.

    conjunto de metodologias para organizar e otimizar o ensino.

  • D.

    regras e preceitos bem consolidados para dirigir a aprendizagem.

  • E.

    área de estudo que busca a eficácia do processo ensino- aprendizagem.

A formação da teoria didática para investigar as ligações entre ensino e aprendizagem e suas leis ocorreu no século XVII, quando

  • A.

    João Amós Comênio (1592-1670) escreveu a primeira obra clássica sobre Didática, a Didáctica Magna, formulando a idéia da difusão dos conhecimentos a todos e criando princípios e regras do ensino.

  • B.

    Jean Jacques Rousseau (1712-1778) procurou interpretar as aspirações da burguesia em relação ao ensino e propôs uma concepção nova de ensino, baseada nas necessidades e interesses imediatos da criança.

  • C.

    Henrique Pestalozzi (1746-1827) pôs em prática as idéias de Rousseau, atribuindo grande importância ao ensino como meio de educação e desenvolvimento das capacidades humanas, como cultivo do sentimento, da mente e do caráter.

  • D.

    Johann Friedrich Herbart (1766-1841) desenvolveu uma análise do processo psicológico-didático de aquisição de conhecimentos, sob a direção do professor.

  • E.

    John Dewey (1859-1952) desenvolveu uma das mais destacadas correntes do movimento escolanovista, a Pedagogia Pragmática ou Progressivista.

A Didática tem como temas fundamentais: os objetivos sócio-políticos e pedagógicos da educação escolar, os conteúdos escolares, os princípios didáticos, os métodos de ensino e de aprendizagem, as formas organizativas do ensino, o uso e aplicação de técnicas e recursos, o controle e a avaliação. Assim, pode-se delimitar como objeto de estudo da Didática

  • A.

    as tarefas da instrução.

  • B.

    o processo de ensino.

  • C.

    a natureza do trabalho docente.

  • D.

    o currículo.

  • E.

    o planejamento.

A abordagem da Matemática na educação infantil, de zero a três anos, tem como finalidade proporcionar oportunidades para que as crianças desenvolvam a capacidade de:

  • A.

    Comparar escritas numéricas, identificando totalmente possí-veis irregularidades.

  • B.

    Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem e relações espa-ciais.

  • C.

    Resolver problemas de adição e subtração.

  • D.

    Resolver problemas de multiplicação e divisão.

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