Questões de Pedagogia do ano 0000

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Temos como legado da filosofia de Platão várias obras, denominadas diálogos, alguns são considerados autênticos, outros não. Indique a alternativa onde encontramos sobremaneira as idéias de Platão referentes à política:

  • A.

    Timeu

  • B.

    Fedro

  • C.

    Fédon

  • D.

    Ménon

  • E.

    A República

Aristóteles desenvolve sua filosofia com a finalidade de resolver o impasse entre os monistas e os mobilistas, criticando Platão por não ter resolvido satisfatoriamente tal questão. Para isso, ele desenvolve tanto a teoria do ser quanto a teoria da causalidade.Em relação à teoria do ser, Aristóteles apresenta distinções no uso do verbo "ser". Aponte a alternativa correta para os pares das distinções adicionais, que diz respeito à teoria do ser:

  • A.

    Essência e necessidade; acidente e contingência; ato e potência.

  • B.

    Essência e contingência; necessidade e acidente; ato e potência.

  • C.

    Essência e potência; necessidade e contingência; ato e acidente.

  • D.

    Essência e acidente; necessidade e contingência; ato e potência.

  • E.

    Essência e ato; necessidade e contingência; potência e acidente.

No mito da caverna, Platão ilustra seu pensamento sobre a tarefa do filósofo. Assinale a alternativa que mais explicita esta tarefa:

  • A.

    O filósofo é aquele prisioneiro que soltando-se das amarras, dirige-se para fora da caverna e após conhecer as coisas como elas são, regressaria à caverna a fim de libertar os outros prisioneiros, mesmo correndo o risco de não ser entendido ou até mesmo ser assassinado por eles.

  • B.

    O filósofo é aquele prisioneiro que se soltando das amarras, dirige-se para o fundo da caverna a fim de ver melhor os contornos das sombras, após volta-se para os outros prisioneiros a fim de libertá-los.

  • C.

    O filósofo não necessita soltar-se das amarras; ali dentro da caverna, vislumbrando as sombras das coisas, ele consegue conhecer as coisas como são e por sua vez explicar aos outros prisioneiros.

  • D.

    O filósofo é aquele prisioneiro que se soltando das amarras dirige-se para fora da caverna, passa a contemplar as coisas e assim deixa de viver das aparências.

  • E.

    O filósofo conjuntamente com os outros prisioneiros soltam-se das amarras e dirigem-se para fora da caverna, não precisando voltar, pois todos têm a capacidade de entender a conhecer as coisas como elas são.

Os sofistas são vistos por Platão como prejudiciais à tradição filosófica, pois defendiam aqueles que lhes pagavam melhor, colocando acima da busca da verdade os interesses particulares. Um deles afirmou que "o homem é a medida de todas as coisas". Assinale a alternativa que indica o autor desta frase:

  • A.

    Zenão de Eléia

  • B.

    Górgias de Leontinos

  • C.

    Hípios de Élis

  • D.

    Anaxágoras de Clazômena

  • E.

    Protágoras de Abdera

Com os pré-socráticos já se inicia uma discussão levantado em praticamente toda a história da filosofia: a controvérsia entre monismo e mobilismo. Dois desses filósofos são tomados como pilares do início dessa divergência. Assinale a alternativa que se refere a esta questão:

  • A.

    Anaximandro e Anaxímenes

  • B.

    Heráclito e Parmênides

  • C.

    Demócrito e Empédocles

  • D.

    Demócrito e Parmênides

  • E.

    Empédocles e Heráclito

Sobre o nascimento da Filosofia na Grécia Antiga, analise as proposições a seguir.

 

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Apenas as proposições I e III estão corretas.

  • B.

    Apenas as proposições II e III estão corretas.

  • C.

    Apenas a proposição III está correta.

  • D.

    Apenas a proposição I está correta.

  • E.

    Todas as proposições estão corretas.

Para que isso ocorra, é preciso

  • A.

    estimular a colaboração entre todos os membros da comunidade escolar para a realização de um trabalho integrado.

  • B.

    estabelecer objetivos educacionais únicos com vistas à avaliação do currículo

  • C.

    homogeneizar a metodologia a ser utilizada pelo corpo docente da escola.

  • D.

    preservar cada área do conhecimento em sua especificidade, fazendo-a interagir com as demais para a solução de problemas.

  • E.

    criar novas disciplinas ou saberes especialmente destinados à análise de fenômenos complexos.

Além de constituir uma exigência formal, contida inclusive na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o projeto pedagógico revela-se uma necessidade cotidiana das instituições educativas e um instrumento eficaz para a implementação de suas ações. Nessa perspectiva, o projeto pedagógico caracteriza-se, essencialmente, como

  • A.

    um documento que se reflete no currículo da escola, construído e vivenciado por todos os envolvidos no processo educativo, que busca rumo, ação intencional e compromisso coletivo.

  • B.

    um plano didático-pedagógico, previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional como instrumento regulador das atividades.

  • C.

    um instrumento norteador das escolas públicas e das ações sistemáticas de todos os membros da comunidade educativa.

  • D.

    um recurso de gestão administrativa e financeira da escola, que deve ser conhecido por toda a comunidade escolar.

  • E.

    um referencial que exprime as exigências da sociedade, das autoridades governamentais e da comunidade local, construído diretamente por esses agentes.

Como responsável pelo processo de ensino, o professor exerce uma autoridade na sala de aula que deve ser fruto de qualidades que se manifestam no domínio da matéria que ensina, no senso de justiça e na capacidade pedagógico-didática, ou seja, em qualidades

  • A.

    profissionais, pedagógicas e motivacionais.

  • B.

    sociais, emocionais e disciplinares.

  • C.

    afetivas, políticas e sociais.

  • D.

    intelectuais, morais e técnicas.

  • E.

    intelectuais, sociais e afetivas.

Um professor, ao avaliar seus alunos, quer considerar o erro como algo construtivo. Deseja estimular o desenvolvimento de saberes e de autonomia para resolver situações- problema simples ou complexas. Assim, o procedimento inicial que pode levar o professor a atingir seus objetivos é

  • A.

    buscar a origem do erro cometido pelo aluno, percorrendo, com ele, o caminho que o levou a dar tal resposta.

  • B.

    quantificar os erros cometidos, determinar os mais freqüentes e propor sobre estes, maior número de exercícios complementares.

  • C.

    repetir as mesmas tarefas e materiais usados, a fim de oferecer mais de uma oportunidade de revisão do erro.

  • D.

    discutir coletivamente os erros, para que aqueles que os cometeram comparem seu desempenho com o do restante da turma.

  • E.

    recolher e corrigir o material do aluno, com o intuito de que esta correção seja por ele posteriormente analisada.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...