Questões de Pedagogia do ano 0000

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Observe a charge:

Considerando as características do desenvolvimento da criança e de suas necessidades psicossociais, podemos concluir que ela satiriza o(a)

  • A. educação dos tempos modernos.
  • B. horário do pequeno executivo.
  • C. agenda de uma criança de classe média alta.
  • D. falta de respeito com o estado natural de ser criança.
  • E. necessidade de ocupar todo o tempo de uma criança.

Leia a notícia.

Escala da sujeira Henderson faz parte de uma lista de lugares do mundo reconhecidos como patrimônio da humanidade pela Unesco, a agência das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, que descreve "praias intocadas" e "paisagens exuberantes". Uma imagem que não poderia ser mais diferente das divulgadas por Lavers e os colegas. "Quase todas as ilhas do mundo e quase todas as espécies no oceano, de alguma forma, estão sendo afetadas por nosso lixo. Nenhum país e nenhuma pessoa está impune", afirmou a cientista. Lavers explicou que o plástico é especialmente devastador para os oceanos porque boia e é para lá de durável – uma garrafa, por exemplo, demora uma média de 450 anos para se degradar.

A notícia apresenta um quadro criado e mantido pela insensatez do homem em relação à natureza e à total ausência de

  • A. sustentabilidade.
  • B. economia.
  • C. tolerância.
  • D. pesquisa.
  • E. políticas públicas.

A área de extensão, segundo Santos, terá num futuro próximo um significado muito especial. No momento em que o capitalismo global pretende funcionalizar a universidade e, de fato, transformá-la numa vasta agência de extensão ao seu serviço, a reforma da universidade deve conferir uma nova centralidade às atividades de extensão (com implicações no currículo e nas carreiras docentes) e concebê-las de modo alternativo ao capitalismo global, atribuindo às universidades uma participação ativa na coesão da construção social; aprofundando a democracia; priorizando a luta contra a exclusão social e degradação ambiental, e também:

  • A. garantindo os direitos humanos.
  • B. atingindo os resultados nas atividades rentáveis.
  • C. promovendo a autonomia dos diversos ministérios.
  • D. incluindo a flexibilização trabalhista na reestruturação das carreiras docentes.
  • E. na defesa da diversidade cultural.

A classificação dos modelos de Instituições de Ensino Superior que denomina Universidades, Universidades Especializadas, Centros Universitários, Faculdades Integradas, Faculdades Isoladas e Centros de Educação Tecnológica é vigente:

  • A. no Brasil.
  • B. em Portugal.
  • C. nos países do Mercosul.
  • D. no Brasil e nos países africanos que mantêm relações com o Brasil.
  • E. em Portugal e nos países africanos que mantêm relações com o Portugal.

Observe a ilustração:

Ela representa o(a)

  • A. diversidade.
  • B. preconceito.
  • C. deficiência.
  • D. discriminação.
  • E. acessibilidade.

E o que é o currículo na organização escolar?

  • A. A interação entre sujeitos que têm um mesmo objetivo e a opção por um referencial teórico que o sustente.
  • B. Uma construção social do conhecimento, sistematizando os meios dessa construção.
  • C. A transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e apreendidos.
  • D. Transmissão e assimilação dos processos que compõem uma metodologia.
  • E. A simplificação do conhecimento científico que se adequa à faixa etária dos alunos.

A busca de superar a fragmentação, a compartimentação e a hierarquia do conhecimento estão na base da crítica ao currículo tradicional. Para esta superação, a constituição de um currículo integrado pode dar-se pelas seguintes proposições:

  • A. organizado em ciclos, por disciplinas específicas e modulado.
  • B. por competências, organizado em módulos, centrado nas disciplinas escolares de referência e organizado em ciclos.
  • C. modulado, flexível e currículo seriado.
  • D. por competências, seriado e currículo organizado por habilidades profissionais.
  • E. centrado nas disciplinas escolares de referência, flexível e currículo regionalizado.

Vários fatores influenciam o processo de desenvolvimento e aprendizagem de uma criança, EXCETO o(a)

  • A. maturação biológica e solicitações do meio.
  • B. interação social.
  • C. relacionamento sócioafetivo.
  • D. isolamento social.
  • E. união entre o afeto e o intelecto.

Médico francês, HENRI WALLON, estudioso do desenvolvimento infantil, estabeleceu estágios para este processo. São eles: estágio impulsivo-emocional, estágio sensório-motor e projetivo, estágio do personalismo, estágio categorial e estágio da puberdade e adolescência. Identifique a opção CORRETA, dentre as características a seguir, que define somente o estágio do personalismo.

  • A. Predominam atividades que visam à exploração do próprio corpo em relação às suas sensibilidades internas e externas.
  • B. O pensamento infantil caracteriza-se por um sincretismo de caráter global, confuso e contraditório.
  • C. As atividades da criança concentram-se na exploração do espaço físico pelo agarrar, segurar, manipular, apontar, sentar, andar etc.
  • D. Há uma diferenciação nítida entre o eu e o outro que dá condições estáveis para a exploração mental do mundo físico, mediante atividades de agrupamentos, seriações, classificações etc.
  • E. Há um domínio de categorias cognitivas de maior nível de abstração, nas quais a dimensão temporal toma relevo, possibilitando melhor discriminação da autonomia e da independência.

A passagem da análise da interação para a análise da interatividade comporta a passagem de um olhar aos processos de ensino e aprendizagem na sala de aula centrado nos comportamentos discretos do professor, supostamente garantias de um ensino competente, a outro, centrado nos processos que subjazem à atividade conjunta de professor e aluno. Estes processos, segundo Colomina, Onrubia e Rochera, são denominados:

  • A. dialéticos.
  • B. materialistas.
  • C. subjetivos.
  • D. interpsicológicos.
  • E. intraindividuais.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...