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Segundo Monica Thurler, caracterizam o "clima" de escolas consideradas eficazes:
hierarquia que permita a definição clara de papeis.
divisão clara de papéis, de modo que cada um saiba o que lhe compete.
"Tolerância Zero" com relação à violência para garantir tranqüilidade.
mecanismos de controle efetivos, de modo a se evitar burlas.
prioridades claramente definidas e partilhadas.
Para Isabel Alarcão, uma escola reflexiva expressa
uma comunidade de aprendizagem e estabelece uma relação dialética com o conhecimento novo.
uma comunidade de aprendizagem e produz conhecimento sobre educação.
um laboratório social em que os alunos recebem o mesmo treinamento que os professores.
a necessidade de revisão radical da formação de professores, testando-os no desempenho de habilidades didáticas.
uma cooperativa de educadores que estabelece uma relação dialética com o conhecimento novo.
Segundo Isabel Alarcão, uma das expressões chaves para a educação, no contexto educativo internacional nesta virada de século, é refletir para
se integrar.
criar.
agir autonomamente.
se adaptar de maneira crítica.
superar condicionamentos sociais.
Segundo Gandin e Gandin, a idéia de Qualidade Total em Educação substitui:
uma concepção tecnicista de planejamento escolar.
uma concepção burocrática de organização escolar.
a idéia de hierarquia na gestão da escola.
a idéia de administração escolar.
a idéia de democratização.
A preocupação sobre a eficácia das escolas tem origem, segundo Mônica Thurler, em debate no campo educacional ocorrido na década de 1970, cuja principal questão consistia na dúvida sobre o real papel da escola para o desenvolvimento das crianças. Para a autora, são exemplos dessa posição:
as produções de Paulo Freire e as pesquisas no campo do sócio-construtivismo.
a política educacional do governo militar, que priorizava o investimento na habilitação para o trabalho.
as pesquisas desenvolvidas pelos autores brasileiros que propunham um tratamento crítico-social dos conteúdos escolares.
a defesa da organização escolar por ciclos como fator de melhoria do desempenho escolar.
Na afirmação acima, Paulo Freire quer defender a idéia de que:
a escola é redentora das desigualdades sociais e econômicas de uma dada sociedade em um dado momento histórico.
é um erro decretar a escola como tendo apenas a tarefa de reprodutora da ideologia dominante.
a educação é neutra em relação às questões políticas, sociais e culturais, pois tem por tarefa ensinar os conteúdos.
toda intervenção no mundo é pedagógica e, portanto, indiferente aos obstáculos impostos pela classe dominante.
as intenções educacionais em uma sociedade estão para além das questões sociais e políticas inerentes às classes sociais.
Considerando o penúltimo parágrafo do Texto V, pode-se afirmar que conflitos, conquistas e perdas marcam a história de São Paulo, dando-lhe um caráter de
superioridade e competitividade.
coletividade na subjetividade.
identidade na diversidade.
objetividade na homogeneidade.
organicidade e dispersão.
O Texto VII é um bom suporte para o desenvolvimento de um trabalho com a história local e a constituição da identidade. Tal discussão propicia a identificação de
dimensões econômicas semelhantes na comunidade local e na comunidade indígena.
transformações de costumes, modalidades de trabalho, divisão de tarefas e organização dos grupos familiares.
documentos históricos e fontes de informações diferenciadas para o entendimento da história local.
diferenças e semelhanças, mudanças e permanências nos costumes e nas manifestações culturais.
diferentes comportamentos sociais, ferramentas, brincadeiras, produção de alimentos e vestimentas.
A intensificação das atividades culturais como a visitação a museus, cinema, teatro e exposições tem integrado a prática pedagógica dos professores. Eles comprovam a significância da aprendizagem dos alunos no contato com membros da comunidade social e sentem-se mais valorizados como cidadãos. Nesse sentido, o papel central do aprendizado para o desenvolvimento está estreitamente ligado a:
mediação do indivíduo com os meios culturais capazes de promover o desenvolvimento proximal dos alunos.
desenvolvimento proximal entre profissionais e indivíduos e organização linear do conhecimento.
interferência positiva das atividades lúdicas, criativas e espontâneas sobre aprendizagens informais que valorizam essencialmente as nexos comportamentais.
processos interpsíquicos desencadeados pelas relações interpessoais amistosas e significativas entre alunos e professores e outros agentes culturais.
processos de desenvolvimento intrapsíquicos, expandindo capacidades, funções neurológicas e ações operatórias.
Marta é uma das representantes dos pais dos alunos no colegiado da escola. Ela tem consciência de que, para o real exercício de sua representatividade, o papel dos pais de alunos nesta instância decisória é de
colaborar com a equipe de profissionais da escola, no sentido de avalizar soluções tomadas para os problemas.
opinar democraticamente quando solicitados a contribuir nas reflexões a respeito de aplicação de verbas públicas.
definir entre si os rumos institucionais, garantidos pelo direito de ação gestora conferido pela LDB 9.394/96.
exercer o poder participativo diante das orientações de ações pedagógicas e administrativas da escola.
acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos para oferecer um reforço escolar adequado no ambiente doméstico.
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