Questões de Pedagogia do ano 2005

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Segundo Monica Thurler, caracterizam o "clima" de escolas consideradas eficazes:

  • A.

    hierarquia que permita a definição clara de papeis.

  • B.

    divisão clara de papéis, de modo que cada um saiba o que lhe compete.

  • C.

    "Tolerância Zero" com relação à violência para garantir tranqüilidade.

  • D.

    mecanismos de controle efetivos, de modo a se evitar burlas.

  • E.

    prioridades claramente definidas e partilhadas.

Para Isabel Alarcão, uma escola reflexiva expressa

  • A.

    uma comunidade de aprendizagem e estabelece uma relação dialética com o conhecimento novo.

  • B.

    uma comunidade de aprendizagem e produz conhecimento sobre educação.

  • C.

    um laboratório social em que os alunos recebem o mesmo treinamento que os professores.

  • D.

    a necessidade de revisão radical da formação de professores, testando-os no desempenho de habilidades didáticas.

  • E.

    uma cooperativa de educadores que estabelece uma relação dialética com o conhecimento novo.

Segundo Isabel Alarcão, uma das expressões chaves para a educação, no contexto educativo internacional nesta virada de século, é refletir para

  • A.

    se integrar.

  • B.

    criar.

  • C.

    agir autonomamente.

  • D.

    se adaptar de maneira crítica.

  • E.

    superar condicionamentos sociais.

Segundo Gandin e Gandin, a idéia de Qualidade Total em Educação substitui:

  • A.

    uma concepção tecnicista de planejamento escolar.

  • B.

    uma concepção burocrática de organização escolar.

  • C.

    a idéia de hierarquia na gestão da escola.

  • D.

    a idéia de administração escolar.

  • E.

    a idéia de democratização.

A preocupação sobre a eficácia das escolas tem origem, segundo Mônica Thurler, em debate no campo educacional ocorrido na década de 1970, cuja principal questão consistia na dúvida sobre o real papel da escola para o desenvolvimento das crianças. Para a autora, são exemplos dessa posição:

  • A.

    as produções de Paulo Freire e as pesquisas no campo do sócio-construtivismo.

  • B. as chamadas teorias reprodutivistas de Bourdieu e Passeron e as que defendiam a preponderância do background familiar frente à atuação da escola.
  • C.

    a política educacional do governo militar, que priorizava o investimento na habilitação para o trabalho.

  • D.

    as pesquisas desenvolvidas pelos autores brasileiros que propunham um tratamento crítico-social dos conteúdos escolares.

  • E.

    a defesa da organização escolar por ciclos como fator de melhoria do desempenho escolar.

Na afirmação acima, Paulo Freire quer defender a idéia de que:

  • A.

    a escola é redentora das desigualdades sociais e econômicas de uma dada sociedade em um dado momento histórico.

  • B.

    é um erro decretar a escola como tendo apenas a tarefa de reprodutora da ideologia dominante.

  • C.

    a educação é neutra em relação às questões políticas, sociais e culturais, pois tem por tarefa ensinar os conteúdos.

  • D.

    toda intervenção no mundo é pedagógica e, portanto, indiferente aos obstáculos impostos pela classe dominante.

  • E.

    as intenções educacionais em uma sociedade estão para além das questões sociais e políticas inerentes às classes sociais.

Considerando o penúltimo parágrafo do Texto V, pode-se afirmar que conflitos, conquistas e perdas marcam a história de São Paulo, dando-lhe um caráter de

  • A.

    superioridade e competitividade.

  • B.

    coletividade na subjetividade.

  • C.

    identidade na diversidade.

  • D.

    objetividade na homogeneidade.

  • E.

    organicidade e dispersão.

O Texto VII é um bom suporte para o desenvolvimento de um trabalho com a história local e a constituição da identidade. Tal discussão propicia a identificação de

  • A.

    dimensões econômicas semelhantes na comunidade local e na comunidade indígena.

  • B.

    transformações de costumes, modalidades de trabalho, divisão de tarefas e organização dos grupos familiares.

  • C.

    documentos históricos e fontes de informações diferenciadas para o entendimento da história local.

  • D.

    diferenças e semelhanças, mudanças e permanências nos costumes e nas manifestações culturais.

  • E.

    diferentes comportamentos sociais, ferramentas, brincadeiras, produção de alimentos e vestimentas.

A intensificação das atividades culturais como a visitação a museus, cinema, teatro e exposições tem integrado a prática pedagógica dos professores. Eles comprovam a significância da aprendizagem dos alunos no contato com membros da comunidade social e sentem-se mais valorizados como cidadãos. Nesse sentido, o papel central do aprendizado para o desenvolvimento está estreitamente ligado a:

  • A.

    mediação do indivíduo com os meios culturais capazes de promover o desenvolvimento proximal dos alunos.

  • B.

    desenvolvimento proximal entre profissionais e indivíduos e organização linear do conhecimento.

  • C.

    interferência positiva das atividades lúdicas, criativas e espontâneas sobre aprendizagens informais que valorizam essencialmente as nexos comportamentais.

  • D.

    processos interpsíquicos desencadeados pelas relações interpessoais amistosas e significativas entre alunos e professores e outros agentes culturais.

  • E.

    processos de desenvolvimento intrapsíquicos, expandindo capacidades, funções neurológicas e ações operatórias.

Marta é uma das representantes dos pais dos alunos no colegiado da escola. Ela tem consciência de que, para o real exercício de sua representatividade, o papel dos pais de alunos nesta instância decisória é de

  • A.

    colaborar com a equipe de profissionais da escola, no sentido de avalizar soluções tomadas para os problemas.

  • B.

    opinar democraticamente quando solicitados a contribuir nas reflexões a respeito de aplicação de verbas públicas.

  • C.

    definir entre si os rumos institucionais, garantidos pelo direito de ação gestora conferido pela LDB 9.394/96.

  • D.

    exercer o poder participativo diante das orientações de ações pedagógicas e administrativas da escola.

  • E.

    acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos para oferecer um reforço escolar adequado no ambiente doméstico.

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