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A missão de educar de forma comprometida com o contexto temporal e sociocultural, na perspectiva de uma comunidade aprendente, caracteriza uma escola reflexiva, que tem como elemento norteador
a formação continuada de professores, baseada em competências pedagógicas de liderança carismática situadas na ação docente.
a centralidade do currículo, baseado na seqüencialidade, na homogeneidade e na conformidade.
a gestão democrática, mobilizadora dos estilos pessoais e dos modelos hierárquico e pedagógico, instituídos na gênese da comunidade.
o conceito de organização aprendente, que define seus referentes na cultura ministerial.
o projeto educativo como instrumento de construção coletiva, de mudança organizacional e de emergência de um novo objeto científico.
Uma telenovela em exibição no momento tem procurado conscientizar a população em relação às pessoas com necessidades especiais, apresentando o caso de uma menina com deficiência visual e os diversos avanços que ela vem obtendo, a partir de oportunidades que lhe são oferecidas. Em relação à inclusão de situações semelhantes à dessa menina no contexto escolar, o desafio é
acolher crianças e jovens no contexto regular, favorecendo a socialização e integração com os demais, sem a preocupação com a aprendizagem formal.
comprometer os professores com o trabalho individualizado com crianças e jovens portadores de dificuldades especiais, com adoção de um currículo comportamental mínimo.
qualificar professores para atuar com alunos portadores de dificuldades especiais, auxiliados por profissionais especializados, nas atividades regulares do currículo escolar.
qualificar os professores interdisciplinarmente para atuar com os alunos com dificuldades diversas, acompanhando- os nas experiências educativas e definindo critérios comparativos e seletivos.
qualificar professores de diferentes áreas curriculares para conhecer como os alunos com dificuldades especiais aprendem, promovendo experiências educativas diferenciadas e com modelo de avaliação normativa.
Se, na verdade, o sonho que nos anima é democrático e solidário, não é falando aos outros, de cima pra baixo, sobretudo, como se fôssemos os portadores da verdade a ser transmitida aos demais, que aprendemos a escutar, mas é escutando que aprendemos a falar com eles.
Analisando essa afirmação, a ação supervisora na escola deve
propiciar um ambiente acolhedor para que possa interferir no desenvolvimento correto das atividades escolares.
manter bom relacionamento entre os educadores sem se desviar do projeto de acompanhamento às escolas.
promover um ambiente participativo na escola para melhor exercer o controle das atividades realizadas.
procurar ser solidária com as dificuldades encontradas na gestão escolar, mantendo o planejamento elaborado pelos técnicos.
construir-se na ação coletiva da escola, participando da reconstrução crítica da realidade educacional.
As crianças de origem africana precisam de um "ensino culturalmente relevante", para que tenham sucesso na escola, pois, em geral, com a aprendizagem da linguagem escrita vem a desqualificação de sua cultura e a imposição da cultura branca.
As tendências do currículo visto como política cultural enfatizam a ação coletiva fundada na
aquisição dos conhecimentos e habilidades necessárias ao desenvolvimento cultural humano.
aceitação do déficit cultural existente em alunos das camadas mais pobres da população.
inclusão dos saberes universais visando a superação da deficiência cultural africana.
compreensão cultural, na experiência e nos caminhos para o conhecimento do mundo.
obtenção do conhecimento oficial como direito de todos.
Segundo César Coll, a escola ativa tem como característica a atividade
funcional, que implica em interesse do sujeito pelo ato.
de efetuação, que implica na realização do ato.
de escuta, que implica no desenvolvimento da capacidade de ouvir.
do movimento, que implica na capacidade de interagir com o meio físico que cerca o sujeito.
estruturante, que implica em que as ações sejam ordenadas e disciplinadas.
Daniel D. Sage defende que as estratégias para a promoção de práticas inclusivas nas escolas exigiriam um novo tipo de liderança por parte dos administradores: a liderança pró-ativa, a qual teria por tarefas:
minimizar os conflitos entre escola e esferas administrativas superiores, estimular as qualidades de todos os envolvidos, especialmente dos alunos, criar incentivos administrativos para os docentes e valorizar as iniciativas coletivas.
criar incentivos administrativos para os docentes, valorizar as iniciativas coletivas, servir de mediador entre escola e família e favorecer estratégias de colaboração entre os grupos.
tornar pluralistas todas as estratégias de liderança, usar uma perspectiva multicultural para interpretar os padrões de comunicação e desenvolver estratégias para colaboração entre os grupos de interesse.
usar uma perspectiva multicultural para interpretar os padrões de comunicação, criar incentivos administrativos para os docentes e minimizar os conflitos entre escola e esferas administrativas superiores.
propor situações em que os conflitos sejam explicitados, usar uma perspectiva multicultural na escolha dos conteúdos escolares e adotar incentivos administrativos para os docentes.
Segundo Monica Thurler, os tipos de cultura presentes nas escolas e que levam a uma eficácia ótima são as que:
I. favorecem a comunicação e a cooperação.
II. privilegiam o entendimento e a negociação.
III. criam uma forte identidade profissional dos professores.
IV. se articulam em torno de metas precisas.
V. estão voltadas para o entendimento multicultural dos problemas do aprendizado.
São corretas, apenas
I, II e III.
I, II e IV.
I, IV e V.
II, III e IV.
III, IV e V.
A fluidez nas relações interpessoais entre os jovens, os choques geracionais, novos paradigmas de educação familiar, mudanças nas relações de autoridade constituem parte das dificuldades no relacionamento professor-aluno em diversos contextos escolares. Reconstruir uma ética da compreensão entre as pessoas, formando uma cultura capaz de aprender e reaprender incessantemente, significa, na relação professor-aluno,
nutrir opiniões diversas e consensuais e promover práticas de trabalho intelectual e introspectiva.
trabalhar a consciência da complexidade humana, a abertura subjetiva ao outro e a implantação de práticas colaborativas.
promover a interiorização da tolerância, a expressão de idéias e a prática da solidariedade entre os grupos humanos de igual formação étnica.
estimular a abertura subjetiva ao outro, desenvolver sentimentos de comiseração e práticas de trabalho individual e reflexivo.
conscientizar para o entendimento do paradigma da especialização e da individuação nesses tempos de incerteza, visando à compreensão das culturas estudantis e ao desenvolvimento de práticas reflexivas.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Ainda com relação a situação hipotética anterior, julgue os itens seguintes. As tomadas de decisão quando da elaboração do projeto político-pedagógico da escola devem privilegiar o coletivo e não os segmentos da instituição.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Ainda com relação a situação hipotética anterior, julgue os itens seguintes. Na elaboração do projeto político-pedagógico, as escolas de ensino fundamental devem priorizar a dimensão do futuro, uma vez que sua tarefa primordial é a de preparar as crianças para a vida adulta.
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