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Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Ainda com relação a situação hipotética anterior, julgue os itens seguintes. A escola atenta à qualidade de ensino prevê, em seu projeto político-pedagógico, formas de adesão da família à escola com a finalidade de continuar o processo de desenvolvimento de atitudes positivas de seus filhos em relação ao aprender e ao estudar.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Uma pedagoga, no início do ano letivo, recebeu a incumbência de coordenar a elaboração do projeto políticopedagógico de sua escola (ensino médio) com base na legislação vigente. Na semana pedagógica, marcou a primeira reunião com todos os profissionais da escola para planejar a elaboração do projeto. Nesse encontro, foram definidas as diversas etapas do processo. Inicialmente, reunião com todos os membros da comunidade escolar para realizar reflexão sobre a comunidade na qual a escola está inserida, suas necessidades e seus anseios, valores das famílias e dos alunos, as funções da educação escolar, a finalidade e os problemas vivenciados pela escola. Em seguida, a construção dos dados necessários: conhecimento da realidade, com a identificação de anseios, necessidades, motivações dos alunos, das famílias e da comunidade local. Posteriormente, a mobilização de alunos, famílias e representantes da comunidade local que não haviam comparecido à primeira reunião para elaboração do projeto e construção do documento propriamente. Por último, a reunião para a aprovação do documento por todos os participantes. Após esse planejamento, a equipe começou a colocar em prática o trabalho. Durante dois meses, a equipe escolar trabalhou nesse projeto ininterruptamente. Diante da situação hipotética relatada, julgue os próximos itens. A avaliação do projeto político-pedagógico deve ser uma prática contínua, que propicia ajustes necessários e garante sucesso escolar como princípio e compromisso social.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Uma pedagoga, no início do ano letivo, recebeu a incumbência de coordenar a elaboração do projeto políticopedagógico de sua escola (ensino médio) com base na legislação vigente. Na semana pedagógica, marcou a primeira reunião com todos os profissionais da escola para planejar a elaboração do projeto. Nesse encontro, foram definidas as diversas etapas do processo. Inicialmente, reunião com todos os membros da comunidade escolar para realizar reflexão sobre a comunidade na qual a escola está inserida, suas necessidades e seus anseios, valores das famílias e dos alunos, as funções da educação escolar, a finalidade e os problemas vivenciados pela escola. Em seguida, a construção dos dados necessários: conhecimento da realidade, com a identificação de anseios, necessidades, motivações dos alunos, das famílias e da comunidade local. Posteriormente, a mobilização de alunos, famílias e representantes da comunidade local que não haviam comparecido à primeira reunião para elaboração do projeto e construção do documento propriamente. Por último, a reunião para a aprovação do documento por todos os participantes. Após esse planejamento, a equipe começou a colocar em prática o trabalho. Durante dois meses, a equipe escolar trabalhou nesse projeto ininterruptamente. Diante da situação hipotética relatada, julgue os próximos itens. A elaboração e o desenvolvimento do projeto políticopedagógico pressupõem a gestão democrática por parte da escola, por incentivarem a participação de professores e do pessoal de apoio da escola.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Acerca do projeto político-pedagógico da escola, sua concepção, seus princípios e eixos norteadores, e em relação à gestão educacional decorrente do projeto político-pedagógico, julgue os itens subseqüentes. Atualmente, o plano da escola é concebido como projeto político-pedagógico. Projeto, por ser um desdobramento de um plano; político, por contemplar decisões de órgãos responsáveis pela educação; e pedagógico, por envolver ações educacionais.
O projeto político-pedagógico da escola deve ser uma construção coletiva, envolvendo toda a comunidade escolar. Caso contrário, corre o risco de ficar esquecido em alguma gaveta na sala da direção da escola. Nesse sentido, a partir de uma perspectiva democrática de construção do projeto político-pedagógico, assinale a opção que traz as características de um projeto coerente com essa concepção.
descentralização de papéis, democratização do processo de tomada de decisões, processo coletivo de avaliação de cunho emancipatório
controle hierárquico das divisões de tarefas, centralização dos papéis, continuidade de ações
democratização dos papéis, instalação de um processo coletivo de fragmentação das decisões, avaliação de cunho classificatório
reorganização da escola, tomada coletiva de decisões e descontinuidade de ações passadas
empenho coletivo de ações coordenadas, tomada de decisões em âmbito hierárquico restrito, descentralização de ações
Para que o Projeto Político Pedagógico de uma escola possa de fato ser um processo participativo, é preciso
definir os objetivos de acordo com as normas da Secretaria de Educação.
preparar professores que acompanhem as ações da comunidade escolar.
exercitar a capacidade de tomar decisões coletivamente.
escolher as pessoas competentes para a elaboração de um bom projeto.
avaliar a capacidade de trabalho das pessoas que irão participar do processo.
A elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola, muitas vezes, vem a ser um desafio, na medida em que a avaliação e a renovação das práticas educacionais tornam- se uma exigência durante sua construção. Esta renovação é complexa porque perpassa todos os aspectos da prática social e pedagógica na escola.
Para que esta transformação seja possível, um dos elementos fundamentais é a
colaboração da Secretaria da Educação no acolhimento às idéias do grupo escola.
autonomia para cada professor poder escolher o trabalho que irá realizar.
autonomia para cada professor poder escolher o trabalho que irá realizar.
participação dos dirigentes da escola em um projeto progressista.
disposição dos envolvidos no processo com a vontade política de mudar.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando as relações entre educação e treinamento de recursos humanos, tipos e modalidades de educação e treinamento; a educação a distância; a pedagogia e a andragogia, bem como a gestão do conhecimento, julgue os itens que se seguem. Planejamento, política e atividades de gestão de recursos humanos associados às estratégias de negócios e aos funcionários como recursos vitais para a organização são pressupostos defendidos pela gestão estratégica de recursos humanos.
Planejar não é apenas algo que se faz antes de agir, mas é também agir em função daquilo que se pensou fazer.
Planejar, nesse sentido, é
antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto.
projetar um empreendimento a partir de determinado esquema.
preparar qualquer ação segundo método previamente definido.
elaborar roteiro seguro para a ação ser realizada com eficiência.
definir medidas que possibilitem alcançar as ações almejadas, sem cometer erros.
Em todas as escolas existem pessoas que refletem e que inovam, mas é freqüente estarem isoladas e até numa certa marginalidade, muitos preferem produzir a sua reflexão e os seus ensaios numa espécie de clandestinidade, de modo a evitar os desgostos e os afrontamentos dolorosos. Perdem-se muitos esforços, não tanto por falta de idéias, mas por falta de organização da criatividade.
Esta organização torna-se mais difícil porque
não há envolvimento de pais e alunos nas propostas do professor.
os professores têm dificuldade de organizar o trabalho entre si.
as mudanças nos paradigmas de avaliação dificultam a elaboração de projetos alternativos.
as mudanças são realizadas sem a devida preparação e planejamento.
a falta de afinidades entre os projetos não favorece a troca entre as pessoas.
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