Questões de Pedagogia do ano 2005

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Ainda com relação a situação hipotética anterior, julgue os itens seguintes. A escola atenta à qualidade de ensino prevê, em seu projeto político-pedagógico, formas de adesão da família à escola com a finalidade de continuar o processo de desenvolvimento de atitudes positivas de seus filhos em relação ao aprender e ao estudar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma pedagoga, no início do ano letivo, recebeu a incumbência de coordenar a elaboração do projeto políticopedagógico de sua escola (ensino médio) com base na legislação vigente. Na semana pedagógica, marcou a primeira reunião com todos os profissionais da escola para planejar a elaboração do projeto. Nesse encontro, foram definidas as diversas etapas do processo. Inicialmente, reunião com todos os membros da comunidade escolar para realizar reflexão sobre a comunidade na qual a escola está inserida, suas necessidades e seus anseios, valores das famílias e dos alunos, as funções da educação escolar, a finalidade e os problemas vivenciados pela escola. Em seguida, a construção dos dados necessários: conhecimento da realidade, com a identificação de anseios, necessidades, motivações dos alunos, das famílias e da comunidade local. Posteriormente, a mobilização de alunos, famílias e representantes da comunidade local que não haviam comparecido à primeira reunião para elaboração do projeto e construção do documento propriamente. Por último, a reunião para a aprovação do documento por todos os participantes. Após esse planejamento, a equipe começou a colocar em prática o trabalho. Durante dois meses, a equipe escolar trabalhou nesse projeto ininterruptamente. Diante da situação hipotética relatada, julgue os próximos itens. A avaliação do projeto político-pedagógico deve ser uma prática contínua, que propicia ajustes necessários e garante sucesso escolar como princípio e compromisso social.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma pedagoga, no início do ano letivo, recebeu a incumbência de coordenar a elaboração do projeto políticopedagógico de sua escola (ensino médio) com base na legislação vigente. Na semana pedagógica, marcou a primeira reunião com todos os profissionais da escola para planejar a elaboração do projeto. Nesse encontro, foram definidas as diversas etapas do processo. Inicialmente, reunião com todos os membros da comunidade escolar para realizar reflexão sobre a comunidade na qual a escola está inserida, suas necessidades e seus anseios, valores das famílias e dos alunos, as funções da educação escolar, a finalidade e os problemas vivenciados pela escola. Em seguida, a construção dos dados necessários: conhecimento da realidade, com a identificação de anseios, necessidades, motivações dos alunos, das famílias e da comunidade local. Posteriormente, a mobilização de alunos, famílias e representantes da comunidade local que não haviam comparecido à primeira reunião para elaboração do projeto e construção do documento propriamente. Por último, a reunião para a aprovação do documento por todos os participantes. Após esse planejamento, a equipe começou a colocar em prática o trabalho. Durante dois meses, a equipe escolar trabalhou nesse projeto ininterruptamente. Diante da situação hipotética relatada, julgue os próximos itens. A elaboração e o desenvolvimento do projeto políticopedagógico pressupõem a gestão democrática por parte da escola, por incentivarem a participação de professores e do pessoal de apoio da escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do projeto político-pedagógico da escola, sua concepção, seus princípios e eixos norteadores, e em relação à gestão educacional decorrente do projeto político-pedagógico, julgue os itens subseqüentes. Atualmente, o plano da escola é concebido como projeto político-pedagógico. Projeto, por ser um desdobramento de um plano; político, por contemplar decisões de órgãos responsáveis pela educação; e pedagógico, por envolver ações educacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

O projeto político-pedagógico da escola deve ser uma construção coletiva, envolvendo toda a comunidade escolar. Caso contrário, corre o risco de ficar esquecido em alguma gaveta na sala da direção da escola. Nesse sentido, a partir de uma perspectiva democrática de construção do projeto político-pedagógico, assinale a opção que traz as características de um projeto coerente com essa concepção.

  • A.

    descentralização de papéis, democratização do processo de tomada de decisões, processo coletivo de avaliação de cunho emancipatório

  • B.

    controle hierárquico das divisões de tarefas, centralização dos papéis, continuidade de ações

  • C.

    democratização dos papéis, instalação de um processo coletivo de fragmentação das decisões, avaliação de cunho classificatório

  • D.

    reorganização da escola, tomada coletiva de decisões e descontinuidade de ações passadas

  • E.

    empenho coletivo de ações coordenadas, tomada de decisões em âmbito hierárquico restrito, descentralização de ações

Para que o Projeto Político Pedagógico de uma escola possa de fato ser um processo participativo, é preciso

  • A.

    definir os objetivos de acordo com as normas da Secretaria de Educação.

  • B.

    preparar professores que acompanhem as ações da comunidade escolar.

  • C.

    exercitar a capacidade de tomar decisões coletivamente.

  • D.

    escolher as pessoas competentes para a elaboração de um bom projeto.

  • E.

    avaliar a capacidade de trabalho das pessoas que irão participar do processo.

A elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola, muitas vezes, vem a ser um desafio, na medida em que a avaliação e a renovação das práticas educacionais tornam- se uma exigência durante sua construção. Esta renovação é complexa porque perpassa todos os aspectos da prática social e pedagógica na escola.

Para que esta transformação seja possível, um dos elementos fundamentais é a

  • A.

    colaboração da Secretaria da Educação no acolhimento às idéias do grupo escola.

  • B.

    autonomia para cada professor poder escolher o trabalho que irá realizar.

  • C.

    autonomia para cada professor poder escolher o trabalho que irá realizar.

  • D.

    participação dos dirigentes da escola em um projeto progressista.

  • E.

    disposição dos envolvidos no processo com a vontade política de mudar.

Considerando as relações entre educação e treinamento de recursos humanos, tipos e modalidades de educação e treinamento; a educação a distância; a pedagogia e a andragogia, bem como a gestão do conhecimento, julgue os itens que se seguem. Planejamento, política e atividades de gestão de recursos humanos associados às estratégias de negócios e aos funcionários como recursos vitais para a organização são pressupostos defendidos pela gestão estratégica de recursos humanos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Planejar não é apenas algo que se faz antes de agir, mas é também agir em função daquilo que se pensou fazer.

Planejar, nesse sentido, é

  • A.

    antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto.

  • B.

    projetar um empreendimento a partir de determinado esquema.

  • C.

    preparar qualquer ação segundo método previamente definido.

  • D.

    elaborar roteiro seguro para a ação ser realizada com eficiência.

  • E.

    definir medidas que possibilitem alcançar as ações almejadas, sem cometer erros.

Em todas as escolas existem pessoas que refletem e que inovam, mas é freqüente estarem isoladas e até numa certa marginalidade, muitos preferem produzir a sua reflexão e os seus ensaios numa espécie de clandestinidade, de modo a evitar os desgostos e os afrontamentos dolorosos. Perdem-se muitos esforços, não tanto por falta de idéias, mas por falta de organização da criatividade.

Esta organização torna-se mais difícil porque

  • A.

    não há envolvimento de pais e alunos nas propostas do professor.

  • B.

    os professores têm dificuldade de organizar o trabalho entre si.

  • C.

    as mudanças nos paradigmas de avaliação dificultam a elaboração de projetos alternativos.

  • D.

    as mudanças são realizadas sem a devida preparação e planejamento.

  • E.

    a falta de afinidades entre os projetos não favorece a troca entre as pessoas.

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