Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em uma turma de 6a série do ensino fundamental, a professora Maria Alice não sabia o que fazer, em relação a determinadas perguntas sobre sexo, pois nunca havia abordado este assunto em sala de aula, mas os alunos insistentemente demonstravam curiosidade sobre esse assunto. Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais, a professora deveria
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Indique se as afirmativas relativas à gestão do conhecimento são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Por gestão do conhecimento entende-se um processo de criação, registro, disseminação e aplicação do conhecimento nas organizações.
( ) Por gestão do conhecimento entende-se um processo de diagnóstico, desenho, implementação e avaliação de programas de desenvolvimento profissional.
( ) A gestão do conhecimento visa à melhoria do desempenho individual pela criação de valores competitivos.
( ) A gestão do conhecimento apóia-se na tecnologia da informação, adotando práticas de e-learning, comunidades virtuais, entre outras.
Selecione a opção correta.
V, F, F, V
F, V, F, V
F, F, V, V
V, V, V, F
F, V, V, F
Pedagogia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O ensino comunicativo estabelece uma série de princípios que devem ser seguidos pelos professores e/ou alunos. Entre tais princípios citamos os seguintes:
1. Os alunos aprendem uma língua através do seu uso em contextos comunicativos.
2. A meta das atividades em sala de aula deve centrar-se na comunicação autêntica e significativa.
3. A fluência representa uma dimensão importante da comunicação.
4. A comunicação envolve a integração de diferentes habilidades da língua.
5. A aprendizagem é um processo de construção criativa caracterizado por tentativa e erro.
Estão corretas:
apenas 2, 3, 4, e 5.
1, 2, 3, 4 e 5
apenas 1, 3, 4, e 5.
apenas 1, 2, 4 e 5.
apenas 3 e 5.
Pedagogia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em algumas escolas de metodologia o professor é visto como um controlador das atividades em sala de aula ou um condutor de "drills". Os métodos/abordagens em que o professor exerce alguns desses papéis são os seguintes:
Audio-Lingual Method; Total Physical Response.
Communicative Approach; Multiple Intelligences.
Silent Way, Collaborative Learning.
Grammar-Translation; Silent Way.
Desuggestopedia; Community Language Learning.
Pedagogia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A abordagem comunicativa considera o professor como um
facilitador do conhecimento
modelo ideal de aprendizagem
lingüista
controlador de tarefas.
elaborador de "drills".
Pedagogia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Qual o papel do aluno na Abordagem Comunicativa?
imitador
ser social e político.
comunicador
colega de sala de aula
repetidor de "drills"
Pedagogia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A música ambiental é usada durante a leitura de um texto, feita pelo (a) professor (a), como parte integrante e indispensável de uma técnica de aprendizagem típica de qual ou quais dos métodos abaixo relacionados?
1. Silent Way
2. Audio-Lingual
3. Total Physical Response
4. Desuggestopedia
5. Grammar Translation
Está(ão) correta(s):
apenas 2 e 5
apenas 4
apenas 1
apenas 3 e 4
apenas 1 e 3
Pedagogia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em que método de ensino o professor, assim como os alunos com mais conhecimentos, têm o papel de mediador na sala de aula?
Silent Way.
Community Language Learning.
Total Physical Response
Desuggestopedia
Cooperative Learning.
Pedagogia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Se um aluno não conseguir desempenhar uma tarefa a contento devido a problemas de compreensão, ele precisará reler os segmentos problemáticos e prestar mais atenção à estrutura e ao conteúdo presentes no texto. O aluno, por exemplo, poderá ser convidado a
1. fazer uma relação, em ordem alfabética, de todas as palavras desconhecidas e buscar o significado fora do contexto.
2. identificar os marcadores discursivos (however, but, then, etc).
3. examinar as redes lexicais que conectam os segmentos do texto.
4. verificar ao uso dos elementos sintáticos.
5. identificar o tema ou assunto
Estão corretas:
apenas 2, 3, 4 e 5.
apenas 1, 2, 4 e 5.
apenas 1, 2, 3 e 4.
apenas 1, 3, 4 e 5.
apenas 3, 4, e 5.
Pedagogia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Para promover um ensino-aprendizagem por competências, o professor deverá:
1. manter uma postura reflexiva.
2. evidenciar a capacidade de conceber, de observar e de regular situações de aprendizagem
3. apresentar a possibilidade de aprender com os outros, com os alunos, com a experiência.
4. trabalhar por problemas e por projetos.
5. propor tarefas complexas e desafios que incitem os alunos a mobilizar seus conhecimentos e, em certa medida, completá-los.
Estão corretas:
apenas 2, 3, 4, e 5.
apenas 1, 3, 4, e 5.
apenas 3, 4 e 5.
1, 2, 3, 4 e 5.
apenas 1, 2, 3, e 5
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...