Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A tecnologia não é uma mercadoria que se compra ou vende. Ela é um saber que se adquire pela educação teórica e prática e, principalmente, pela pesquisa tecnológica. Daí o relevante papel assumido pela educação tecnológica na atualidade. Acerca da educação tecnológica, julgue os itens que se seguem.
A educação tecnológica deve prescindir da ética pelo fato de direcionar-se exclusivamente à produção de bens e conhecimentos úteis à humanidade.
A tecnologia não é uma mercadoria que se compra ou vende. Ela é um saber que se adquire pela educação teórica e prática e, principalmente, pela pesquisa tecnológica. Daí o relevante papel assumido pela educação tecnológica na atualidade. Acerca da educação tecnológica, julgue os itens que se seguem.
Tanto os instrumentos quanto o conhecimento tecnológico são neutros, sendo, portanto, também neutra a ação daqueles que os utilizam.
A tecnologia não é uma mercadoria que se compra ou vende. Ela é um saber que se adquire pela educação teórica e prática e, principalmente, pela pesquisa tecnológica. Daí o relevante papel assumido pela educação tecnológica na atualidade. Acerca da educação tecnológica, julgue os itens que se seguem.
A educação tecnológica refere-se, por um lado, ao tipo de educação destinada aos que irão aprender a produzir a tecnologia e, de outro, à educação dirigida àqueles que vão lidar com a realidade de uma sociedade tecnologizada.
Temos visto várias reportagens sobre avaliação educacional nos últimos meses. Algumas relacionam o nível da educação brasileira com o de outros países e nos colocam em uma escala muito aquém daquela que seria a ideal. Outras promovem a classificação, nos vários níveis de escolarização, entre as melhores e as piores escolas no país. Isso nos remete a questionar sobre as diferentes formas e objetivos da avaliação educacional. A respeito desse tema, julgue os itens subseqüentes.
As notas e conceitos atribuídos nas avaliações têm caráter objetivo por revelarem a verdadeira capacidade de aprendizagem dos alunos.
Temos visto várias reportagens sobre avaliação educacional nos últimos meses. Algumas relacionam o nível da educação brasileira com o de outros países e nos colocam em uma escala muito aquém daquela que seria a ideal. Outras promovem a classificação, nos vários níveis de escolarização, entre as melhores e as piores escolas no país. Isso nos remete a questionar sobre as diferentes formas e objetivos da avaliação educacional. A respeito desse tema, julgue os itens subseqüentes.
Entre os instrumentos de verificação de aprendizagem, o único válido do ponto de vista da aferição do rendimento escolar são as provas.
Temos visto várias reportagens sobre avaliação educacional nos últimos meses. Algumas relacionam o nível da educação brasileira com o de outros países e nos colocam em uma escala muito aquém daquela que seria a ideal. Outras promovem a classificação, nos vários níveis de escolarização, entre as melhores e as piores escolas no país. Isso nos remete a questionar sobre as diferentes formas e objetivos da avaliação educacional. A respeito desse tema, julgue os itens subseqüentes.
O objetivo da avaliação escolar é o de diagnosticar como a escola e o professor estão contribuindo para o desenvolvimento intelectual, social e moral dos alunos.
Temos visto várias reportagens sobre avaliação educacional nos últimos meses. Algumas relacionam o nível da educação brasileira com o de outros países e nos colocam em uma escala muito aquém daquela que seria a ideal. Outras promovem a classificação, nos vários níveis de escolarização, entre as melhores e as piores escolas no país. Isso nos remete a questionar sobre as diferentes formas e objetivos da avaliação educacional. A respeito desse tema, julgue os itens subseqüentes.
A avaliação deve ser compreendida apenas como a mensuração e classificação na verificação do rendimento escolar.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
A forma como se avalia, segundo Luckesi (2002), é crucial para a concretização do projeto educacional. De acordo com o autor:
I. É a avaliação que sinaliza a titulação dos professores.
II. É a avaliação que sinaliza aos alunos o que o professor e a escola valorizam.
III. Quando a avaliação escolar não é conduzida de forma adequada, ela pode gerar repetência injustamente.
IV. Quando a avaliação escolar não é conduzida de forma adequada, ela pode gerar evasão do aluno.
V. Quando a avaliação escolar não é conduzida de forma adequada, ela pode gerar um processo que inviabiliza a centralização do ensino.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Segundo Libâneo, a organização e gestão escolar denominada
técnico-científica baseia-se na responsabilidade coletiva, ausência de direção centralizada e acentuação da participação direta e igualitária de todos os membros da instituição.
autogestionária baseia-se na hierarquia de cargos e funções, visando a racionalização do trabalho e a eficiência dos serviços escolares.
democrático-participativa baseia-se na relação orgânica entre a direção e o pessoal da escola, defendendo uma forma coletiva de gestão.
funcionalista baseia-se na ausência de direção centralizada, enfatizando as decisões coletivas e a eliminação de todas as formas de exercício de autoridade e poder.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
As escolas são consideradas lugares de intercruzamento de culturas, entre elas, a cultura da escola. Essa última sintetiza os sentidos que as pessoas dão às coisas, gerando um padrão coletivo de pensar, perceber e agir nesse ambiente. No que se refere à cultura escolar, assinale a opção correta.
Conhece-se uma escola apenas pelo que se vê, pelo que aparece mais diretamente à observação.
Não existe relação direta entre a organização da escola (seja ela evidente ou implícita) e a cultura organizacional da sala de aula.
A cultura organizacional é constituída apenas pela estrutura hierárquica de várias instâncias e formas de exercício de poder.
Para se enxergar a escola, nos sentidos amplo e metafórico, é preciso captar os significados, os valores, os modos de convivência, as formas de agir e de resolver problemas adotados por essa escola.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...