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Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Todas as instituições educacionais comunicam suas realizações por meio de programas, alunos e ex-alunos, utilizando, para isso, da comunicação, que é um dos compostos de marketing. Entre as atividades de comunicação utilizadas com freqüência e que podem ser destacadas como ferramentas de relações públicas, incluem-se
estabelecimento de metas, planejamento de campanhas e desenvolvimento de estratégias.
posicionamento da instituição perante o público-alvo, produção de material impresso e audiovisual e veiculação de peças publicitárias.
produção de materiais impressos, materiais audiovisuais, escolha da mídia, informações para a imprensa, eventos e contatos pessoais.
definição de público-alvo, pesquisa de satisfação, mensuração da imagem institucional, contatos pessoais e discursos.
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Planejar um sistema de distribuição eficaz envolve conhecer o consumidor, a missão, seus recursos, a natureza do programa, serviço ou produto a ser distribuído, considerando que a instituição precisa, ainda, levar em conta os objetivos de distribuição apropriados, selecionando os locais ou canais específicos para sua atuação. Entre os critérios que devem ser considerados para a escolha desses pontos de distribuição, não se inclui
proximidade às áreas de crescimento populacional e dos segmentos de mercado definidos.
acessibilidade aos serviços públicos, como atendimento por transporte público.
ocalizações próximas a serviços de alimentação e livrarias para os estudantes.
instalações em mais de um ponto possibilitando ao aluno e à instituição diminuir a evasão.
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Uma instituição de ensino necessita formular estratégias de marketing que a posicione de forma adequada no mercado e a mantenha em vantagem competitiva perante outras organizações. Para isso, suas decisões estratégicas devem incorporar a maneira pela qual ela atuará e selecionará seu mercado-alvo. Acerca dessa situação, assinale a opção que não demonstre as referidas decisões.
Analisar a concorrência, para obter melhor posicionamento no mercado.
Manter os programas e mercados atuais da instituição, sem eliminar propostas já implementadas.
Planejar o composto de marketing, incluindo a seleção de mercados-alvos.
Criar novos programas, abrindo novas oportunidades de mercado.
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Sabe-se da importância do planejamento para as instituições que se dedicam à educação, em um momento de forte concorrência no mercado. Assinale a opção que apresenta, de acordo com Kotler e Fox, as etapas principais na formatação do conteúdo de um plano de marketing para uma organização que atue na área educacional.
análise ambiental; análise de recursos; formulação de estratégias; metas, missão e objetivos; estrutura organizacional e controle
sumário executivo; análise da situação; diagnóstico; estratégias e objetivos; detalhamento das ações; orçamento; controle
sumário executivo; análise da situação; objetivos e metas; estratégias; programa de ação; orçamento; controle
sumário executivo; análise da situação; estratégias e objetivos; definição da missão; detalhamento das ações; orçamento; controle
A escola precisa compreender, portanto, a necessidade de avançar superando a autonomia como simples determinação da Lei e alcançando uma outra construída na ação cotidiana dos seus sujeitos, por meio de práticas coletivas que contém com o compromisso de todos. Marque as alternativas que contribuem para a construção da autonomia no espaço escolar:
I. A autonomia construída é aquela que a escola define em seu cotidiano com base na participação dos seus vários grupos.
II. A autonomia da escola é garantida pela LDB – Lei 9.394/96 devendo ser assegurada pelos sistemas de ensino.
III. A construção da autonomia pela escola deve dispensar a ajuda financeira do poder público, em todos os níveis.
IV. A autonomia delegada para a escola é definida em lei e se refere a três níveis: financeiro, administrativo e pedagógico.
V. A escola torna-se soberana em suas decisões e dispensa as orientações do sistema de ensino à medida que constrói sua autonomia.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I, II, IV
I, III, IV e V
II, IV, V
II, III, V
I, II, III, V
O Projeto Político-Pedagógico representa a proposta de organização do trabalho educativo definido por ações intencionais estabelecidas coletivamente. Para a consecução do Projeto Político-Pedagógico da escola é preciso garantir, EXCETO:
A formação de grupos de trabalho, ampliando a participação dos diferentes segmentos nas decisões sobre a escola.
A estruturação do Projeto Político-Pedagógico estabelece uma trajetória que não pode ser imposta.
É um caminho que resulta do envolvimento dos seus participantes e da compreensão sobre a necessidade de construir uma escola a partir de novas perspectivas.
Os responsáveis pela gestão da escola têm papel definitivo na promoção do Projeto Político-Pedagógico.
A estruturação do Projeto Político-Pedagógico segue um padrão rígido de desenvolvimento.
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Com relação aos saberes profissionais dos professores sob o enfoque do autor do texto em consideração, assinale a opção correta.
São temporais, pois se fundamentam na perspectiva de que o tempo futuro é que determina os saberes escolares.
São plurais e heterogêneos, porque se fundamentam na perspectiva de que tais saberes provêm de diversas fontes.
São personalizados e situados, partem do princípio de que o professor é um ator social e, como tal, precisa ser entendido dentro de um contexto.
Carregam as marcas do ser humano, pois trabalham com indivíduos.
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Assinale a opção que mais bem traduz as conseqüências políticas resultantes da concepção expressa pelo autor do texto em questão.
A função do professor é executar sua missão de educador conforme lhe confiou a autoridade estatal que o dirige.
O fator primordial que impede maiores poderes de decisão do professor sobre sua prática é a luta interna da categoria.
Os professores só serão reconhecidos como sujeitos do conhecimento quando ocuparem lugar de destaque nas estruturas de poder que regem a escola.
A autonomia nas ações dos professores só acontecerá no momento em que a formação inicial preparar pessoas tecnicamente mais competentes.
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Considerando as relações entre teoria e prática, dentro da concepção expressa no texto em apreço, assinale a opção correta.
A prática docente é o espaço de aplicação dos saberes provenientes das produções científicas.
O professor e o pesquisador em educação assumem papéis distintos pelo fato de um produzir e outro aplicar os conhecimentos.
O saber está sempre do lado da teoria, ao passo que a prática é desprovida de saber, que é produzido fora dela.
Dentro de uma nova perspectiva, a relação entre os cientistas da educação e os professores deve ser permeada pela relação entre atores cujas práticas são portadoras de saberes.
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Tanto os pedagogos especialistas quanto os professores precisam estar aptos para dirigir e coordenar em alguma instancia de seu exercício profissional. O exercício de coordenação depende de alguns fatores tais como: autoridade, responsabilidade, decisão e disciplina. À luz desse tema, assinale a opção correta.
A responsabilidade é uma exigência inerente à autoridade. Mesmo no caso de procedimentos grupais de tomada de decisões e descentralização de tarefas, a responsabilidade final é de quem coordena o trabalho.
A autoridade é um exercício de poder investido pelo coordenador para coordenar as medidas impostas por ele à comunidade escolar, neste sentido ela deve ser centralizada para fiscalizar as ações da equipe.
Decisão está atrelada ao princípio da autoridade. É a forma de selecionar a medida mais adequada às situações concretas.
Disciplina significa incorporar algumas regras que o indivíduo tenha como necessárias para a convivência social e impô-las aos outros participantes do grupo.
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