Questões de Pedagogia do ano 2008

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Todas as instituições educacionais comunicam suas realizações por meio de programas, alunos e ex-alunos, utilizando, para isso, da comunicação, que é um dos compostos de marketing. Entre as atividades de comunicação utilizadas com freqüência e que podem ser destacadas como ferramentas de relações públicas, incluem-se

  • A.

    estabelecimento de metas, planejamento de campanhas e desenvolvimento de estratégias.

  • B.

    posicionamento da instituição perante o público-alvo, produção de material impresso e audiovisual e veiculação de peças publicitárias.

  • C.

    produção de materiais impressos, materiais audiovisuais, escolha da mídia, informações para a imprensa, eventos e contatos pessoais.

  • D.

    definição de público-alvo, pesquisa de satisfação, mensuração da imagem institucional, contatos pessoais e discursos.

Planejar um sistema de distribuição eficaz envolve conhecer o consumidor, a missão, seus recursos, a natureza do programa, serviço ou produto a ser distribuído, considerando que a instituição precisa, ainda, levar em conta os objetivos de distribuição apropriados, selecionando os locais ou canais específicos para sua atuação. Entre os critérios que devem ser considerados para a escolha desses pontos de distribuição, não se inclui

  • A.

    proximidade às áreas de crescimento populacional e dos segmentos de mercado definidos.

  • B.

    acessibilidade aos serviços públicos, como atendimento por transporte público.

  • C.

    ocalizações próximas a serviços de alimentação e livrarias para os estudantes.

  • D.

    instalações em mais de um ponto possibilitando ao aluno e à instituição diminuir a evasão.

Uma instituição de ensino necessita formular estratégias de marketing que a posicione de forma adequada no mercado e a mantenha em vantagem competitiva perante outras organizações. Para isso, suas decisões estratégicas devem incorporar a maneira pela qual ela atuará e selecionará seu mercado-alvo. Acerca dessa situação, assinale a opção que não demonstre as referidas decisões.

  • A.

    Analisar a concorrência, para obter melhor posicionamento no mercado.

  • B.

    Manter os programas e mercados atuais da instituição, sem eliminar propostas já implementadas.

  • C.

    Planejar o composto de marketing, incluindo a seleção de mercados-alvos.

  • D.

    Criar novos programas, abrindo novas oportunidades de mercado.

Sabe-se da importância do planejamento para as instituições que se dedicam à educação, em um momento de forte concorrência no mercado. Assinale a opção que apresenta, de acordo com Kotler e Fox, as etapas principais na formatação do conteúdo de um plano de marketing para uma organização que atue na área educacional.

  • A.

    análise ambiental; análise de recursos; formulação de estratégias; metas, missão e objetivos; estrutura organizacional e controle

  • B.

    sumário executivo; análise da situação; diagnóstico; estratégias e objetivos; detalhamento das ações; orçamento; controle

  • C.

    sumário executivo; análise da situação; objetivos e metas; estratégias; programa de ação; orçamento; controle

  • D.

    sumário executivo; análise da situação; estratégias e objetivos; definição da missão; detalhamento das ações; orçamento; controle

A escola precisa compreender, portanto, a necessidade de avançar superando a autonomia como simples determinação da Lei e alcançando uma outra construída na ação cotidiana dos seus sujeitos, por meio de práticas coletivas que contém com o compromisso de todos. Marque as alternativas que contribuem para a construção da autonomia no espaço escolar:

I. A autonomia construída é aquela que a escola define em seu cotidiano com base na participação dos seus vários grupos.

II. A autonomia da escola é garantida pela LDB – Lei 9.394/96 devendo ser assegurada pelos sistemas de ensino.

III. A construção da autonomia pela escola deve dispensar a ajuda financeira do poder público, em todos os níveis.

IV. A autonomia delegada para a escola é definida em lei e se refere a três níveis: financeiro, administrativo e pedagógico.

V. A escola torna-se soberana em suas decisões e dispensa as orientações do sistema de ensino à medida que constrói sua autonomia.

Estão corretas apenas as afirmativas:

  • A.

    I, II, IV

  • B.

    I, III, IV e V

  • C.

    II, IV, V

  • D.

    II, III, V

  • E.

    I, II, III, V

O Projeto Político-Pedagógico representa a proposta de organização do trabalho educativo definido por ações intencionais estabelecidas coletivamente. Para a consecução do Projeto Político-Pedagógico da escola é preciso garantir, EXCETO:

  • A.

    A formação de grupos de trabalho, ampliando a participação dos diferentes segmentos nas decisões sobre a escola.

  • B.

    A estruturação do Projeto Político-Pedagógico estabelece uma trajetória que não pode ser imposta.

  • C.

    É um caminho que resulta do envolvimento dos seus participantes e da compreensão sobre a necessidade de construir uma escola a partir de novas perspectivas.

  • D.

    Os responsáveis pela gestão da escola têm papel definitivo na promoção do Projeto Político-Pedagógico.

  • E.

    A estruturação do Projeto Político-Pedagógico segue um padrão rígido de desenvolvimento.

Com relação aos saberes profissionais dos professores sob o enfoque do autor do texto em consideração, assinale a opção correta.

  • A.

    São temporais, pois se fundamentam na perspectiva de que o tempo futuro é que determina os saberes escolares.

  • B.

    São plurais e heterogêneos, porque se fundamentam na perspectiva de que tais saberes provêm de diversas fontes.

  • C.

    São personalizados e situados, partem do princípio de que o professor é um ator social e, como tal, precisa ser entendido dentro de um contexto.

  • D.

    Carregam as marcas do ser humano, pois trabalham com indivíduos.

Assinale a opção que mais bem traduz as conseqüências políticas resultantes da concepção expressa pelo autor do texto em questão.

  • A.

    A função do professor é executar sua missão de educador conforme lhe confiou a autoridade estatal que o dirige.

  • B.

    O fator primordial que impede maiores poderes de decisão do professor sobre sua prática é a luta interna da categoria.

  • C.

    Os professores só serão reconhecidos como sujeitos do conhecimento quando ocuparem lugar de destaque nas estruturas de poder que regem a escola.

  • D.

    A autonomia nas ações dos professores só acontecerá no momento em que a formação inicial preparar pessoas tecnicamente mais competentes.

Considerando as relações entre teoria e prática, dentro da concepção expressa no texto em apreço, assinale a opção correta.

  • A.

    A prática docente é o espaço de aplicação dos saberes provenientes das produções científicas.

  • B.

    O professor e o pesquisador em educação assumem papéis distintos pelo fato de um produzir e outro aplicar os conhecimentos.

  • C.

    O saber está sempre do lado da teoria, ao passo que a prática é desprovida de saber, que é produzido fora dela.

  • D.

    Dentro de uma nova perspectiva, a relação entre os cientistas da educação e os professores deve ser permeada pela relação entre atores cujas práticas são portadoras de saberes.

Tanto os pedagogos especialistas quanto os professores precisam estar aptos para dirigir e coordenar em alguma instancia de seu exercício profissional. O exercício de coordenação depende de alguns fatores tais como: autoridade, responsabilidade, decisão e disciplina. À luz desse tema, assinale a opção correta.

  • A.

    A responsabilidade é uma exigência inerente à autoridade. Mesmo no caso de procedimentos grupais de tomada de decisões e descentralização de tarefas, a responsabilidade final é de quem coordena o trabalho.

  • B.

    A autoridade é um exercício de poder investido pelo coordenador para coordenar as medidas impostas por ele à comunidade escolar, neste sentido ela deve ser centralizada para fiscalizar as ações da equipe.

  • C.

    Decisão está atrelada ao princípio da autoridade. É a forma de selecionar a medida mais adequada às situações concretas.

  • D.

    Disciplina significa incorporar algumas regras que o indivíduo tenha como necessárias para a convivência social e impô-las aos outros participantes do grupo.

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