Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação aos tipos de liderança e às relações humanas, julgue os itens subseqüentes.
Um líder democrático, no momento de fazer críticas ou elogios aos membros de sua equipe, limita-se a fazê-lo com base em fatos concretos.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação aos tipos de liderança e às relações humanas, julgue os itens subseqüentes.
A liderança exercida em decorrência de qualidades natas do líder é denominada liderança liberal.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação aos tipos de liderança e às relações humanas, julgue os itens subseqüentes.
Na liderança democrática, a equipe tem total liberdade para tomar decisões e a intervenção do líder é mínima.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação aos tipos de liderança e às relações humanas, julgue os itens subseqüentes.
Na liderança autocrática, o papel do líder e as funções que ele exerce, em todas as dimensões e etapas de um trabalho em equipe, especialmente na tomada de decisões, são primordiais para o bom desempenho do grupo.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação aos tipos de liderança e às relações humanas, julgue os itens subseqüentes.
A liderança coercitiva é caracterizada pela utilização prioritária da habilidade de influenciar por meio da possibilidade de uma punição.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação aos tipos de liderança e às relações humanas, julgue os itens subseqüentes.
Considere que um líder exerça o seu poder por meio da força da instituição que o nomeou. Nesse caso, esse líder exerce uma liderança natural, que ocorre em função do cargo por ele assumido.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da formação continuada em organizações educacionais, julgue os itens a seguir.
I Contribui para a construção de competências profissionais coerentes com a evolução da profissão de professor e do sistema educativo.
II Geralmente desenvolve-se mediante estudos e pesquisas planejados e realizados a partir das necessidades e dos conhecimentos derivados da experiência docente.
III Deve ser desenvolvida institucionalmente e propiciar transformação do cotidiano educacional.
IV Trata-se de um curso realizado após a qualificação profissional.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
Marque a 2ª coluna de acordo com a 1ª acerca das relações entre descrições de conceitos abordados nos PCN's (Parâmetros Curriculares Nacionais) e os conceitos:
A sequência está correta em:
3, 2, 4, 1, 2, 2
3, 1, 2, 1, 4, 1
2, 1, 4, 3, 2, 4
4, 3, 1, 2, 4, 3
2, 3, 1, 4, 2, 4
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção que melhor expressa as idéias do texto acima.
O professor deve ser bem preparado nas teorias vigentes para enfrentar as situações de sala de aula de forma reflexiva e com segurança de suas ações.
O conhecimento que o professor deve adquirir vai além das regras, fatos e teorias preestabelecidos pela investigação científica.
As capacidades de reflexão-ação dependem da assimilação de conhecimentos acadêmicos para depois chegar à prática de sala de aula.
É a racionalidade técnica que possibilitará a correta aplicação prática dos conhecimentos adquiridos ao longo da formação profissional.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
De acordo com Antônio Novoa (1997), a formação de professores não é um conceito unívoco; ela deve proporcionar a reflexão e a tomada de consciência das limitações da profissão docente. À luz do entendimento desse autor quanto à formação docente, assinale a opção correta.
A formação de professores deve ser concebida como um processo contínuo que mantém princípios éticos, didáticos e pedagógicos comuns.
A formação de professores se dá naquilo que se denomina formação inicial; o que foge desse nível não proporciona resultados favoráveis à educação.
A reciclagem é a única forma de proporcionar mudanças na formação inicial, pois é a partir dela que se dá o desenvolvimento profissional dos professores.
Formação em serviço é o termo que mais bem define formação continuada, pelo fato de proporcionar a indagação reflexiva sobre a força de mudança que o professor pode ter.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...