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Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens seguintes, relativos aos tipos de liderança que podem ser identificados em diferentes espaços educativos.
Em um município no qual os diretores de escolas são indicados pelo prefeito, a liderança inicial dos gestores é a institucional.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens seguintes, relativos aos tipos de liderança que podem ser identificados em diferentes espaços educativos.
Considere que um grupo atinja uma maturidade muito grande para realizar os projetos educativos em sua comunidade, e que por isso torne-se desnecessária a presença de um líder. Nesse caso, tem-se, um estilo democrático de liderança.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens seguintes, relativos aos tipos de liderança que podem ser identificados em diferentes espaços educativos.
Um gestor de uma escola pública que tome decisões rápidas e aja de uma forma paternalista, fazendo com que todos criem uma dependência dele, exerce uma liderança autocrática.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção incorreta em relação aos mecanismos de participação na gestão e na organização do trabalho pedagógico.
O conselho escolar, órgão de representação da comunidade educativa, é uma instância colegiada que deve contar com a representação dos diferentes segmentos da comunidade escolar e local.
O conselho escolar, órgão de representação da comunidade educativa, é uma instância individualizada que deve contar somente com a participação dos docentes na realização das atividades.
A autonomia precisa ser cotidianamente construída, não sendo, portanto, resultado de atos e resoluções decretadas. A garantia de progressivos graus de autonomia é fundamental para a efetivação de processos democráticos.
São considerados mecanismos de participação o conselho escolar, o grêmio estudantil, a forma de escolha do dirigente escolar, a descentralização e a autonomia da escola.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca das relações de trabalho em uma perspectiva emancipadora, assinale a opção correta.
Para se desvencilhar da fragmentação, do controle hierárquico e da divisão do trabalho, a escola não precisa criar condições para gerar outra forma de organização do trabalho pedagógico.
A reorganização das ações no interior da escola deve ser construída de forma individual e por meio da busca de soluções externas à escola.
As relações de trabalho na escola devem ser determinadas pelas atitudes de solidariedade, de reciprocidade e de participação coletiva.
na escola, as relações de trabalho devem ser regidas pelos princípios da divisão de trabalho, da fragmentação e da hierarquia.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca dos tipos de liderança, assinale a opção correta.
No tipo democrático, as decisões são tomadas com a participação das pessoas, discutindo-se os objetivos e as ações propostas pelos membros do grupo.
No tipo autoritário, há boa integração entre os membros e as relações interpessoais são boas e definidoras das práticas.
No tipo democrático, o líder decide, distribui tarefas e controla as ações, não havendo participação dos membros da equipe na tomada de decisões.
No tipo autoritário, o papel do líder é irrelevante, tendo fraca participação na definição de objetivos e pouco empenho na gestão e na organização das ações.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Em relação às habilidades de liderança, em uma concepção promotora da participação, assinale a opção correta.
Em uma gestão participativa, basta haver no grupo pessoas que apenas planejem as ações, pensem na execução dos objetivos e administrem os recursos financeiros e materiais, devendo-se evitar o compartilhamento das práticas e das metas.
A tendência atual é a de compreender que as habilidades e as capacidades de liderança não podem ser desenvolvidas por todos os componentes da equipe escolar.
Em uma coordenação, o líder não precisa saber articular responsabilidades individuais com responsabilidades coletivas.
Em uma gestão participativa, deve haver compartilhamento de objetivos, de valores e de ações, de forma que os interesses do grupo sejam canalizados para esse objetivo e várias pessoas possam assumir a liderança e desenvolver essas qualidades.
Ao término da reunião pedagógica, é fundamental que o Orientador Pedagógico faça a leitura da ata da reunião.
Esse registro tem a vantagem de:
I - apontar quem faltou à reunião para levar ao conhecimento do diretor da escola;
II - garantir a memória da discussão coletiva e a história da participação do grupo;
III - apresentar a produtividade, no final do mês, ao diretor financeiro da escola;
IV - garantir o vigor da reunião e qualificar o trabalho coletivo, ao registrar o conteúdo das decisões tomadas.
Assinale as afirmativas corretas:
I e II, apenas;
II e III, apenas;
III e IV, apenas;
I e IV, apenas;
II e IV, apenas.
Quando a escola propõe a criação dos Conselhos de Classe, define o propósito de:
reunir os professores somente para discutir as necessidades de material audiovisual da escola;
apontar os alunos considerados rebeldes, com vistas a sua exclusão da escola;
apontar os alunos considerados rebeldes, com vistas a sua exclusão da escola;
indicar os alunos faltosos e adotar procedimentos para que a escola os elimine;
discutir casos concretos do dia-a-dia de sala de aula, com suas contradições e desafios.
É com a diversidade cultural que o Orientador Pedagógico se defronta e deve trabalhar. O grupo de professores é seu foco de atuação na escola e lidar com ele implica em:
considerar suas especificidades, identificando suas demandas e promovendo ações para atendê-las.
distinguir, na prática escolar, os que são mais habilitados dos menos habilitados, excluindo estes últimos;
conduzir o grupo para a configuração, na escola, de turmas homogêneas e iguais;
praticar uma orientação voltada para os mais capazes, em detrimento dos demais;
reproduzir a dominação existente na sociedade, valorizando os professores que pensam como ele.
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