Questões de Pedagogia do ano 2008

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O trabalho do supervisor pedagógico é fundamentalmente um trabalho de formação continuada em serviço. Ao subsidiar e organizar a reflexão pedagógica, esse profissional fortalece a tomada de consciência dos educadores sobre suas ações, visando à proposição de alternativas para superar problemas em uma constante retomada da atividade reflexiva. Acerca do papel do supervisor pedagógico, julgue os próximos itens.

Entende-se por formação continuada um complexo de atividades que se realizam em múltiplos espaços e atividades, que não se restringem a cursos e treinamentos que ocorrem nos espaços escolares.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na educação básica, a gestão democrática restabelece o controle da sociedade civil sobre a educação na escola pública, introduzindo como princípios: a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e

  • A.

    em processos formativos, mesmo em cursos de pósgraduação, de forma remunerada.

  • B.

    das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

  • C.

    a atuação de especialistas para acompanhar e assessorar a prática educativa.

  • D.

    dos pais nos conselhos de série e classe, mensalmente.

  • E.

    a organização estudantil em grêmios com supervisão da direção escolar.

Planejamento Participativo avança para questões amplas e complexas, combatendo a noção de neutralidade, e buscando como se pode contribuir para interferir na realidade social, para transformá-la e para construí-la numa direção estabelecida, em conjunto, por todos os que participam da instituição, grupo ou movimento.

Participação, nesta concepção de planejamento, inclui

  • A.

    distribuição do poder com a possibilidade de decidir na sua construção.

  • B.

    escolha de profissionais que saibam elaborar um planejamento.

  • C.

    decisão de quais pessoas podem participar do planejamento.

  • D.

    coordenação coletiva, sem a presença de um único coordenador.

  • E.

    decisão sempre coletiva e consensual.

Ainda com relação ao planejamento participativo e considerando a avaliação nesse tipo de processo, assinale a opção correta.

  • A.

    O produto final do planejamento deve ser o foco da avaliação, pois o processo não interfere em seus resultados.

  • B.

    Os instrumentos gerenciais de uma avaliação externa garantem a análise das ações previstas no planejamento participativo com neutralidade.

  • C.

    A avaliação deve ter como objetivo o auto-conhecimento do grupo e a tomada de decisões.

  • D.

    A avaliação deve ser realizada exclusivamente sob padrões previamente estabelecidos para evitar o aparecimento de elementos que não estejam sob controle do gestor.

Acerca do planejamento participativo, assinale a opção correta.

  • A.

    O planejamento participativo deve ser elaborado por um especialista externo ao grupo e, posteriormente, avaliado por todos.

  • B.

    A participação de todos os segmentos no processo de planejamento favorece o comprometimento do grupo com as ações a serem implementadas.

  • C.

    A formação de grupos homogêneos para a realização de etapas do planejamento participativo é a maneira mais indicada de organização, pois elimina o aparecimento de conflitos.

  • D.

    Devido ao caráter democrático do planejamento participativo, a existência de um coordenador ou mediador do processo é dispensável, ou mesmo, não recomendável.

Algumas medidas são necessárias para enfrentar os resultados da avaliação na escola. No âmbito do planejamento participativo, é correto

  • A.

    identificar os alunos com maiores dificuldades de aprendizagem e encaminhá-los para escolas especiais que possam atendê-los adequadamente.

  • B.

    identificar os professores que causam problemas e trabalhar isoladamente com eles.

  • C.

    organizar um curso que capacite os professores a elaborar melhores avaliações, tornando os estudos mais exigentes.

  • D.

    considerar que a avaliação é um instrumento que apenas dá indícios de onde estão os problemas de aprendizagem.

A respeito da gestão em educação e do projeto políticopedagógico (PPP), julgue os itens subseqüentes.

A unicidade entre a teoria e a prática é um componente essencial da perspectiva emancipadora do PPP.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da gestão em educação e do projeto políticopedagógico (PPP), julgue os itens subseqüentes.

Na gestão democrática, os espaços são coletivos, as relações, verticais e as decisões, descentralizadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dentre as características da gestão democrática de uma escola, destaca-se o (a)

  • A. liberdade de organização do grêmio estudantil.
  • B. liberdade e a autonomia para a comunidade escolar definir o currículo.
  • C. fortalecimento das relações entre a família e a escola e dos laços de solidariedade humana.
  • D. participação de pais, alunos e professores no processo de discussão e deliberação das questões político-administrativas e pedagógicas da instituição escolar.

No planejamento participativo,

  • A.

    há distribuição do poder e possibilidade de decisão em todas as etapas do planejamento.

  • B.

    o poder concentra-se no gestor, que toma as decisões pelo grupo.

  • C.

    não se considera o contexto social, histórico e político da comunidade.

  • D.

    promovem-se a hierarquia nas relações e a rigidez no processo decisório.

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