Questões de Pedagogia do ano 2008

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 Tendo em vista o texto acima e a análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta, julgue os itens subseqüentes.

O texto apresenta determinada concepção filosófica de natureza, de homem, de sociedade e de educação: a holista-cristã, razão por que pode ser adotado apenas nas disciplinas das humanidades.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, a respeito do assunto tratado no texto acima.

A formação para a cidadania deve ser um dos objetivos fundamentais para a construção de uma educação pública de qualidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, a respeito do assunto tratado no texto acima.

No contexto da sociedade contemporânea, a educação pública deve ser capaz de gerar conhecimentos e tecnologia, não deixando de trabalhar a tradição e os valores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, a respeito do assunto tratado no texto acima.

A educação de qualidade é aquela que promove o domínio, o conhecimento e o desenvolvimento de capacidades cognitivas que atendam às necessidades individuais e sociais dos alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, a respeito do assunto tratado no texto acima.

As ações educacionais devem supervalorizar a competitividade e o individualismo, tendo como meta uma economia seletiva, ou seja, que selecione e favoreça os indivíduos mais adaptados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, a respeito do assunto tratado no texto acima.

Frente às transformações sociais e ao avanço acelerado da ciência e da tecnologia, a educação brasileira precisa formar quadros profissionais para o desenvolvimento e a formação de riquezas.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com Gadotti (1994); há pelo menos duas razões que justificam a implantação de um processo de gestão democrática na escola pública:

  • A.

    A primeira porque a escola deve formar para mercado; a segunda, porque a direção da escola pode melhorar a contratação de professores.

  • B.

    A primeira, porque a escola deve formar para a cidadania; a segunda, porque a gestão democrática pode melhorar o que é específico da escola: o seu ensino.

  • C.

    A primeira porque a escola deve formar para a cidadania; a segunda, porque a gestão democrática pode melhorar a hierarquia da escola.

  • D.

    A primeira porque a escola deve formar para a cidadania; a segunda, porque a gestão democrática pode melhorar o setor financeiro da escola.

  • E.

    A primeira porque a escola deve acompanhar o desenvolvimento empresarial; a segunda, porque a gestão democrática pode melhorar o relacionamento escola-empresa.

Acerca do assunto tratado no texto, assinale a opção correta quanto a ajudar e a conhecer a função educativa da escola.

  • A.

    É importante que os pais tenham uma visão mais ajustada do que é feito na educação infantil, para que valorizarem o trabalho realizado e sirvam de referencial para algumas relações construtivas e proveitosas para todos.

  • B.

    A função educativa da escola de educação infantil deve ser embasada no princípio diretivo cujo foco seja a iniciação à leitura e à escrita.

  • C.

    As reuniões com as famílias têm importante papel no esclarecimento da função educativa da escola, principalmente se seu objetivo for a entrega dos trabalhos produzidos pelas crianças em folhas de papel.

  • D.

    O tempo na escola não permite que sejam realizadas reuniões ou entrevistas individuais com os pais, o que, em geral, não prejudica o esclarecimento da função educativa da escola.

Considerando as informações do texto, assinale a opção correta em relação ao estabelecimento de critérios educativos comuns.

  • A.

    O estabelecimento de critérios educativos comuns é necessário somente no caso das crianças com necessidades educativas especiais, porque as outras crianças conseguem superar, com maior facilidade, os diversos tipos de tratamentos e lidar com as diferenças sem que haja prejuízos à sua formação integral.

  • B.

    Muitas vezes a mãe, o pai e a professora atuam de maneira diferente diante de uma mesma manifestação da criança, porque cada um deles interpreta de maneira diferente aquele comportamento. Para que a criança não fique confusa no direcionamento de seus comportamentos, é necessário o estabelecimento de um acordo quanto à significação do comportamento da criança.

  • C.

    O fato de o ambiente escolar ser diferente do ambiente familiar exige que os tratamentos adotados sejam diferenciados, sendo o contato entre pais e professores importante para que essas diferenças sejam acentuadas, proporcionando-se, assim, um desenvolvimento integral mais favorável à criança.

  • D.

    Ao se estabelecerem critérios educativos comuns, é necessário partir do conceito de escola ideal e de família padrão. Esses conceitos ajudarão na elaboração dos critérios, direcionando as ações do professor e valorizando a escola e a família em suas particularidades.

Julgue os itens de 21 a 25, considerando as tendências pedagógicas na dimensão da relação professor e aluno.

Na tendência liberal renovada progressivista, o professor deve ser um especialista em relações humanas para assegurar um clima de relacionamento autêntico.

  • C. Certo
  • E. Errado
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