Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo em vista o texto acima e a análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta, julgue os itens subseqüentes.
O texto apresenta determinada concepção filosófica de natureza, de homem, de sociedade e de educação: a holista-cristã, razão por que pode ser adotado apenas nas disciplinas das humanidades.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, a respeito do assunto tratado no texto acima.
A formação para a cidadania deve ser um dos objetivos fundamentais para a construção de uma educação pública de qualidade.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, a respeito do assunto tratado no texto acima.
No contexto da sociedade contemporânea, a educação pública deve ser capaz de gerar conhecimentos e tecnologia, não deixando de trabalhar a tradição e os valores.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, a respeito do assunto tratado no texto acima.
A educação de qualidade é aquela que promove o domínio, o conhecimento e o desenvolvimento de capacidades cognitivas que atendam às necessidades individuais e sociais dos alunos.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, a respeito do assunto tratado no texto acima.
As ações educacionais devem supervalorizar a competitividade e o individualismo, tendo como meta uma economia seletiva, ou seja, que selecione e favoreça os indivíduos mais adaptados.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, a respeito do assunto tratado no texto acima.
Frente às transformações sociais e ao avanço acelerado da ciência e da tecnologia, a educação brasileira precisa formar quadros profissionais para o desenvolvimento e a formação de riquezas.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
De acordo com Gadotti (1994); há pelo menos duas razões que justificam a implantação de um processo de gestão democrática na escola pública:
A primeira porque a escola deve formar para mercado; a segunda, porque a direção da escola pode melhorar a contratação de professores.
A primeira, porque a escola deve formar para a cidadania; a segunda, porque a gestão democrática pode melhorar o que é específico da escola: o seu ensino.
A primeira porque a escola deve formar para a cidadania; a segunda, porque a gestão democrática pode melhorar a hierarquia da escola.
A primeira porque a escola deve formar para a cidadania; a segunda, porque a gestão democrática pode melhorar o setor financeiro da escola.
A primeira porque a escola deve acompanhar o desenvolvimento empresarial; a segunda, porque a gestão democrática pode melhorar o relacionamento escola-empresa.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do assunto tratado no texto, assinale a opção correta quanto a ajudar e a conhecer a função educativa da escola.
É importante que os pais tenham uma visão mais ajustada do que é feito na educação infantil, para que valorizarem o trabalho realizado e sirvam de referencial para algumas relações construtivas e proveitosas para todos.
A função educativa da escola de educação infantil deve ser embasada no princípio diretivo cujo foco seja a iniciação à leitura e à escrita.
As reuniões com as famílias têm importante papel no esclarecimento da função educativa da escola, principalmente se seu objetivo for a entrega dos trabalhos produzidos pelas crianças em folhas de papel.
O tempo na escola não permite que sejam realizadas reuniões ou entrevistas individuais com os pais, o que, em geral, não prejudica o esclarecimento da função educativa da escola.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando as informações do texto, assinale a opção correta em relação ao estabelecimento de critérios educativos comuns.
O estabelecimento de critérios educativos comuns é necessário somente no caso das crianças com necessidades educativas especiais, porque as outras crianças conseguem superar, com maior facilidade, os diversos tipos de tratamentos e lidar com as diferenças sem que haja prejuízos à sua formação integral.
Muitas vezes a mãe, o pai e a professora atuam de maneira diferente diante de uma mesma manifestação da criança, porque cada um deles interpreta de maneira diferente aquele comportamento. Para que a criança não fique confusa no direcionamento de seus comportamentos, é necessário o estabelecimento de um acordo quanto à significação do comportamento da criança.
O fato de o ambiente escolar ser diferente do ambiente familiar exige que os tratamentos adotados sejam diferenciados, sendo o contato entre pais e professores importante para que essas diferenças sejam acentuadas, proporcionando-se, assim, um desenvolvimento integral mais favorável à criança.
Ao se estabelecerem critérios educativos comuns, é necessário partir do conceito de escola ideal e de família padrão. Esses conceitos ajudarão na elaboração dos critérios, direcionando as ações do professor e valorizando a escola e a família em suas particularidades.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens de 21 a 25, considerando as tendências pedagógicas na dimensão da relação professor e aluno.
Na tendência liberal renovada progressivista, o professor deve ser um especialista em relações humanas para assegurar um clima de relacionamento autêntico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...