Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Os estudos que tratam das diversas modalidades de educação costumam caracterizar as influências educativas como nãointencionais. A educação não-intencional refere-se às influências do contexto social e do meio ambiente sobre os indivíduos. Tal influência, também denominada de educação informal, corresponde processos de aquisição de conhecimentos que não estão ligados a uma instituição. Portanto, são experiências de educação informal as ações
educativas e processos formativos e espontâneas que ocorram no meio social, nos quais os indivíduos se envolvem pelo fato de existirem socialmente.
educativas sistematizadas e intencionais para suscitar conhecimentos, valores e crenças.
educativas compostas de métodos e técnicas que criem situações para suscitar idéias, valores e atitudes.
sistematizadas ligadas às igrejas, escolas e movimentos sociais organizados.
educativas com finalidade de instrução e ensino mediante uma ação consciente e planejada.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
A teoria, como cultura objetivada, é importante na formação docente porque tem o poder formativo e dota os sujeitos de pontos de vistas variados para uma ação contextualizada. Por esse ponto de vista, a teoria oferece aos educadores perspectivas de análise para compreenderem
as organizações escolares e os sistemas de ensino.
os contextos históricos, sociais, culturais, organizacionais e profissionais.
a conseqüência das mudanças na empregabilidade para a organização.
o processo de trabalho e as relações capitalistas de produção.
as dimensões formadoras na produção de metas em todas as disciplinas desenvolvidas.
Acerca do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, assinale a opção correta.
A pedagogia tradicional e a pedagogia renovada são concepções pedagógicas equivalentes.
A pedagogia renovada é inspirada nas idéias de Rousseau e caracteriza-se pela valorização da criança.
A pedagogia tradicional caracteriza-se pela concepção de educação centrada no aluno
A pedagogia pragmática, de John Dewey, é uma das correntes da pedagogia tradicional.
A respeito do planejamento educacional e dos objetivos educacionais, julgue os itens subsequentes.
As motivações e os interesses dos alunos devem ser considerados na elaboração das práticas de ensino.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito do planejamento educacional e dos objetivos educacionais, julgue os itens subsequentes.
119 O ensino de história do Brasil é obrigatório na educação básica, já o de cultura africana é facultativo.
A respeito do planejamento educacional e dos objetivos educacionais, julgue os itens subsequentes.
O planejamento escolar deve contemplar a atenção individualizada ao discente, a fim de atender à diversidade dos modos de aprender.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito do planejamento educacional e dos objetivos educacionais, julgue os itens subsequentes.
Os objetivos educacionais influenciam a participação de professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem.
A respeito do planejamento educacional e dos objetivos educacionais, julgue os itens subsequentes.
Os instrumentos de avaliação a serem utilizados bem como os critérios com base nos quais os alunos serão avaliados devem ser apresentados previamente a eles.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à gestão escolar, julgue os itens de 111 a 115.
A Associação de Pais e Mestres e o Grêmio Estudantil são instituições auxiliares da escola.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à gestão escolar, julgue os itens de 111 a 115.
Os professores em exercício na escola fazem parte do corpo docente, e os alunos e as associações que os representam fazem parte do corpo discente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...