Questões de Pedagogia do ano 2008

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Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.

De acordo com a tendência pedagógica liberal tradicional, os conteúdos de ensino devem corresponder a conhecimentos socialmente acumulados e a valores socialmente estabelecidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.

A concepção de escola como instituição responsável pela transformação social fundamenta-se no pensamento positivista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.

Segundo Émile Durkheim, a educação constitui elemento integrador da sociedade, sendo pais e professores agentes sociais responsáveis pela inculcação de valores sociais nos educandos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.

Uma das contribuições de Célestin Freinet para a educação diz respeito ao uso de grande quantidade de material didático, tais como cubos, sólidos, cartões, em atividades voltadas para o desenvolvimento dos sentidos do educando.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.

Louis Althusser, herdeiro intelectual de Karl Marx, elaborou crítica radical aos sistemas de ensino, denunciando o seu caráter de classe e de aparelho ideológico do Estado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.

Carl Rogers propôs processos de ensino com base no estabelecimento de uma sequência rígida de etapas a ser seguida pelo professor no exercício de seu papel de facilitador da aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Pimenta (1998:59), no exercício da profissão se complementam os saberes advindos da experiência, da ciência e da formação pedagógica. Sobre o saber da experiência, a autora diz que mesmo não sendo professores (as), as pessoas tem uma experiência socialmente acumulada sobre essa profissão e seu exercício. Sobre o saber científico, a autora afirma que o conhecimento não se reduz à informação e a inteligência, mas implica também em

  • A.

    problematizar, propor e desenvolver projetos.

  • B.

    aprofundar os estudos sobre a ciência da educação.

  • C.

    classificar, analisar e contextualizar projetos.

  • D.

    reproduzir experiências anteriores acumuladas.

  • E.

    oferecer os fundamentos necessários aos alunos.

O educador inserido no mundo globalizado complexo e diversificado precisa tomar a diferença como constitutiva da ação educativa. Ela precisa ser identificada, revelada e valorizada. As práticas pedagógicas devem ser atravessadas por alguns elementos para que isso ocorra. Com vistas a tomar a diferença como constitutiva da ação educativa, o professor deve se reconhecer, reconhecer o outro e

  • A.

    escolher o ponto de vista melhor.

  • B.

    aceitar o cruzamento das culturas.

  • C.

    fundir num ponto de vista único.

  • D.

    julgar as culturas pela sua praticidade.

  • E.

    julgar as culturas pela sua representação social.

O conceito de educação deve ser visto de forma ampliada, não ficando restrito aos processos ensino-aprendizagem no interior de unidades escolares formais. Atualmente, os processos de aprendizagem e as novas concepções pedagógicas emergem do cotidiano do mundo com o objetivo de resolver problemas de sobrevivência, através da educação não-formal. A articulação entre a educação formal e a educação não-formal tem criado novas instâncias de ação coletiva que, fundamentalmente são

  • A.

    instrumentos de democratização num mercado de escolhas e oportunidades definidos.

  • B.

    espaços para desenvolvimento de novas mentalidades e não apenas restritos às demandas de mercado.

  • C.

    espaços para desenvolvimento de competências para o mercado de trabalho.

  • D.

    espaços de seleção para a evolução do mercado profissional.

  • E.

    espaços que tornam o processo educacional restrito aos interessados da comunidade escolar.

O multiculturalismo é uma questão complexa que precisa ser encarada pelo educador, em primeiro lugar, numa perspectiva de sua concepção e de seu significado, em segundo lugar, de suas práticas e estratégias e, em terceiro lugar, das repercussões sociais que dela advêm. A autora Vera Candau defende a perspectiva intercultural porque ela propõe

  • A.

    uma cultura hegemônica.

  • B.

    uma monocultura plural.

  • C.

    que não se mexa na matriz da sociedade.

  • D.

    uma negociação cultural.

  • E.

    que todos sejam iguais.

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