Questões de Pedagogia do ano 2008

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A concepção de ciclo objetiva um ensino que procura privilegiar o que é mais significativo em cada período de formação dos sujeitos. Considera como material escolar aqueles saberes e valores que fazem parte do dia-a-dia de cada um. Preocupa-se com a formação da identidade social e, ainda, procura reconhecer o aluno naquilo que lhe é particular num processo contínuo de avaliação. Propostas de ciclos organizam-se de maneiras diferentes. Algumas delas apoiam-se nas fases de desenvolvimento da criança, do pré-adolescente e do adolescente. Num contexto como este, um Professor deve pautar a organização do seu trabalho nas seguintes coordenadas, EXCETO:

  • A.

    Definição de um plano de trabalho organizado a partir de vínculos entre o currículo formal e o currículo da prática social.

  • B.

    Desenvolvimento de atividades ricas, capazes de canalizar o interesse e a participação, segundo a faixa de idade dos alunos.

  • C.

    Identificação das aprendizagens prévias que constituem requisitos básicos para a definição das seqüências de conteúdos a serem ensinados, obrigatoriamente.

  • D.

    Reconhecimento de características de ordem pessoal, relacionadas às diferenças individuais dos alunos para que todos possam ser devidamente atendidos.

  • E.

    Reconhecimento das experiências socioculturais dos alunos, para a compreensão das relações cognitivas que podem ser estabelecidas, valorizando a realidade do aluno.

Planejamento é a base do ato educativo e a intencionalidade da educação é que lhe imprime seu caráter político. Acerca disso, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

 

A seqüência está correta em:

  • A.

    F, F, V, F, V

  • B.

    F, F, F, V, V

  • C.

    F, V, F, V, F

  • D.

    V, V, F, F, F

  • E.

    F, F,V, F, F

O Conselho Escolar ou Colegiado Escolar constitui uma instância deliberativa e representativa da comunidade, cujo objetivo é propor, acompanhar e fiscalizar a gestão da escola. O Conselho Escolar pode ter como atribuições as seguintes definições, EXCETO:

  • A.

    Analisar e aprovar o Projeto Político-Pedagógico da Escola.

  • B.

    Elaborar e aprovar o Regimento Escolar.

  • C.

    Propor ações com o intuito de assegurar o acesso e a permanência dos alunos na escola.

  • D.

    Apresentar projetos e programas de formação continuada dos profissionais que atuam na escola, avaliando-os constantemente.

  • E.

    Os representantes dos diversos segmentos, de forma isolada, garantem a representação do Colegiado, podendo deliberar qualquer assunto.

Segundo Ackoff (apud Martins, 1990) planejar é projetar um futuro e as maneiras eficazes para concretizá-lo. Sendo o planejamento um processo, é dinâmico e exige tomadas de decisão: antes , durante e depois. Analise as afirmativas e marque V para as verdadeiras e F para as falsas:

A seqüência está correta em:

 

  • A.

    V, V, F, F, V

  • B.

    F, F, V, V, V

  • C.

    F, V, V, F, V

  • D.

    V, F, F, V, F

  • E.

    F, F, F, V, V

Com a atual LDB, a flexibilidade passou a constituir um dos eixos básicos em torno do qual a escola deve organizar-se. Ela possibilita mais que isso, incentiva o surgimento de novas formas de organização e funcionamento dos estabelecimentos de ensino a partir da elaboração coletiva de suas propostas pedagógicas. No que se refere à organização da educação nacional, todos os dispositivos abaixo indicam a flexibilização da lei, EXCETO:

  • A.

    A autonomia dos sistemas de ensino – federal, estaduais, do Distrito Federal e municípios para se organizarem, devendo funcionar em regime de colaboração.

  • B.

    A competência dos estabelecimentos de ensino de elaborar suas propostas pedagógicas.

  • C.

    A obrigação de os sistemas de ensino assegurar às unidades escolares públicas de Educação Básica progressivos graus de autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira.

  • D.

    Na execução da política educacional brasileira, a educação infantil e a educação de jovens e adultos foram deserdadas.

  • E.

    A colaboração dos Estados, Distrito Federal e Municípios no estabelecimento da União de competências e diretrizes que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio.

No artigo 15 da LDBEN/96 estabelece que "Os sistemas de ensino asseguraram às unidades escolares públicas de educação básica que os integram progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira, observadas as normas gerais de direito financeiro público". Como se pode ver, a autonomia é determinada por lei. Entretanto, da mesma forma que a gestão democrática da escola não é construída apenas pela exigência legal, também a autonomia precisa ser construída no cotidiano da escola. Analise as afirmativas a seguir:

Estão corretas apenas as afirmativas:

  • A.

    I, III e V

  • B.

    I, II e IV

  • C.

    II, III e V

  • D.

    I, II e III

  • E.

    II, IV e V

Pensar em alternativas para a Gestão Democrática da Escola significa alterar a cultura vivenciada na instituição, superar uma ação isolada, fragmentada possibilitando a todos os envolvidos na ação escolar, a compreensão do processo que se concretiza no interior dela. Colocando em prática a Gestão Democrática da Escola, pode-se afirmar que todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

  • A.

    O Projeto Político-Pedagógico constitui um documento referencial para a escola, condutor de princípios, ações e atividades.

  • B.

    É fundamental que o Projeto Político-Pedagógico seja traduzido em um comportamento, em uma nova cultura organizacional difundida no interior da escola.

  • C.

    A participação dos segmentos que se apresentam à escola resulta de um processo de envolvimento rápido e de forma estanque.

  • D.

    Para os professores , o sucesso do Projeto pensado coletivamente fortalece, aprofunda e enriquece sua prática, tornandoo mais solidário.

  • E.

    Impossível de acontecer por imposição, seu início será fortemente influenciado pela atuação dos gestores da escola, mas o avanço da proposta depende do grau de responsabilidade assumido por aqueles que passam a atuar neste percurso.

Considerando as políticas de avaliação educacional referentes à educação básica brasileira, julgue os próximos itens.

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica abrange estudantes das redes pública e privada do país, em áreas rural e urbana, matriculados no quinto e no nono ano (quarta e oitava séries) do ensino fundamental e no terceiro ano do ensino médio.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as políticas de avaliação educacional referentes à educação básica brasileira, julgue os próximos itens.

A Prova Brasil é o exame realizado anualmente pelo Ministério da Educação para avaliar o desempenho dos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram seus estudos no ensino médio público.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.

Consoante a tendência pedagógica marxista, para que ocorra a formação integral do ser humano, os conteúdos educacionais devem propiciar a educação mental, física e tecnológica.

  • C. Certo
  • E. Errado
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