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Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
Sabe-se que a condução de um processo voltado para a educação sócioeducacional de uma comunidade específica, não ocorre como um processo linear, refletindo a tranquilidade das águas mansas de um pequeno lago. Ao contrário, a condução de projetos por meio de metodologia participativa, assemelha-se, muitas vezes, às águas turbulentas do mar em dias de tempestade. Por isso, cabe à coordenação responsável pela condução do projeto:
Saber dialogar, ter consciência e acreditar que sua finalidade em relação à comunidade ajudará a superar os conflitos.
Mudar a metodologia, passando a ser elaborado pela coordenação, assim o processo será menos polemizado.
Adiar a sua implementação, esperando os ânimos se apaziguarem ou transferi-lo para outra comunidade.
Contratar um psicólogo para fazer um trabalho a fim de que os participantes se tornem mais submissos.
Um dos elementos importantes do processo de ensino e aprendizagem é o plano de ensino. Acerca das etapas de elaboração do plano de ensino, julgue os itens que se seguem.
I A justificativa deverá responder a três questões básicas do processo didático: o por quê, o para quê e o como.
II O conteúdo é a descrição clara do que se pretende alcançar como resultado da atividade.
III Os objetivos referem-se à organização do conhecimento em si, com base em suas próprias regras. Abrangem também as experiências educativas no campo do conhecimento, devidamente selecionadas e organizadas pela escola.
IV Procedimentos de ensino são ações, processos ou comportamentos planejados pelo professor para colocar o aluno em contato direto com coisas, fatos ou fenômenos que lhes possibilitem modificar sua conduta, em função dos objetivos previstos.
V Recursos didáticos, audiovisuais ou de ensino são as tecnologias empregada para facilitar a aprendizagem.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5
A psicologia do desenvolvimento não se reduz aos estudos da criança e do adolescente, mas se dedica também ao desenvolvimento da inteligência na idade adulta. Estudos longitudinais sobre o desenvolvimento de adultos constataram que
o pensamento operacional formal, que é o estágio em que o indivíduo é capaz de complexas abstrações, é alcançado por todas as pessoas, embora nem todos os indivíduos o utilizem plenamente.
a inteligência continua se desenvolvendo ao longo dos anos, adquirindo maior aceleração durante a velhice, por chegar ao estado de apogeu e plenitude.
os efeitos de coorte demonstraram a impossibilidade de se acompanhar o desenvolvimento na fase adulta em função das diferenciações socioeconômicas dos grupos sociais pesquisados.
as amostras representativas de várias idades demonstraram declínio acentuado da inteligência para todos os indivíduos, conforme a idade vai se passando.
as mesmas pessoas estudadas, durante um longo período de tempo, revelaram que há um pequeno declínio da inteligência por volta dos 60 anos, sendo mais acentuado ao se atingir os 80 anos ou mais.
Nos debates pedagógicos sobre a interdisciplinaridade, incluiu-se o tema da globalização do conhecimento, com a influência do pensamento de autores como Roland Barthes e Edgar Morin. Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade como globalização do conhecimento envolve
compreensão da ciência como corpo de conhecimentos prontos a serem apreendidos pelos educandos, evidenciando a complexidade das tarefas de aprendizagem.
estruturação de currículos, utilizando-se a metáfora da árvore como estrutura do conhecimento complexo, em que os galhos representam as especializações, apontando para diversas direções.
adoção de forma canônica de produção do conhecimento, em que as disciplinas não se reduzam ao saber de referência, ampliando o diálogo entre saberes complexificados.
reconhecimento do paradigma de disjunção como o apropriado para a educação contemporânea, em contraposição à conjunção disciplinar complexa.
desenvolvimento de um conhecimento relacional como atitude compreensiva das complexidades do próprio conhecimento humano, colocando o saber em ciclo.
Considere os esquemas abaixo para responder às questões de nos 52 e 53.
A representação do esquema III corresponde à teoria de aprendizagem
gestaltista, que enfatiza a percepção em vez da resposta, considerada como o sinal de que a aprendizagem ocorreu e, não como parte integral do processo, colocando em relevo o contexto ou o campo no qual o estímulo ocorre.
sociocultural, que compreende que o indivíduo está inserido em um grupo social e aprende o que seu grupo produz, e que o conhecimento surge primeiro no grupo, para, em seguida, ser interiorizado, tendo no professor fonte de relação e de aprendizagem.
inclusivista, que identifica o que o aluno já sabe como o fator mais importante da aprendizagem, tendo em vista a adaptação do educando à sociedade técnica e industrial na interação com os meios instrucionais.
construtivista, que afirma que no processo de ensino se deve procurar identificar as múltiplas inteligências em cada aprendiz e tentar explorá-las, para atingir o objetivo final, que é o aprendizado de determinado conteúdo.
puero-centrista, que tem por finalidade o desenvolvimento, a formação e o desabrochar do aluno como pessoa, partindo de centros de interesse que surgem de qualquer ato, ao emergir da observação do sujeito.
Considere os esquemas abaixo para responder às questões de nos 52 e 53.
Analisando os esquemas e transpondo-os para modelos pedagógicos, verifica-se consistência na interpretação do esquema
I: modelo que privilegia o ensino como transmissão de conhecimentos.
I: os alunos têm acesso direto ao conhecimento por causa da mediação pedagógica em fluxo exercida pelos professores.
II: modelo educacional do futuro que prescindirá da participação de professores ou orientadores.
III: o conhecimento circula entre os atores sem, necessariamente, construção e retenção da aprendizagem.
III:sociabilidade e formação de educandos com participação subjetiva de professores.
O desenvolvimento tecnológico acelerado vem proporcionando a convergência de mídias. No que se refere à educação a distância, a convergência de mídias possibilita
oferecimento do rádio como um recurso de larga penetração popular, independente do local onde resida o estudante.
constatação da obsolescência do material impresso nessa modalidade de ensino, em virtude da penetração do suporte digital.
consagração da televisão como o veículo que reúne o conhecimento à imagem e ao texto, dinamizando os processos de aprendizagem.
ampliação da interatividade, permitindo mais contatos com especialistas e consultas a programas ou bancos de dados.
universalização e barateamento dos custos da educação, em função da portabilidade de veículos tecnológicos que têm ampla capacidade de armazenamento.
Para que uma instituição de ensino seja credenciada para o oferecimento de cursos na modalidade a distância, deverá cumprir vários requisitos legais, dentre os quais, apresentar
histórico obrigatório de funcionamento da instituição de ensino.
descrição detalhada dos serviços de suporte relativos às instalações físicas e de infraestrutura.
curriculum vitae de professores e tutores para comprovação de qualificação e habilitação.
especificações dos suportes pedagógicos e de capacidade técnica de atendimento à demanda.
plano de desenvolvimento institucional no caso de instituições que oferecem cursos livres e de organizações profissionais.
No que diz respeito à educação a distância, o tutor, diferentemente do professor, tem atribuições específicas, dentre as várias que realiza, destacando-se a
organização do conteúdo que será usado no processo instrucional, sendo, por isso, chamado também de conteudista.
instrução em aulas que se utilizem de procedimentos didáticos para tornar os conteúdos palatáveis aos educandos.
consideração do tempo, da oportunidade e dos riscos para intervir, em função dos níveis de retenção do aluno na modalidade.
possibilidade de trabalhar com as dúvidas dos alunos com margem de tempo suficiente para conduzi-los a uma mudança conceitual.
elaboração do material que será usado pelos educandos para obter um domínio completo do processo educacional.
Considere a descrição a seguir para responder às questões de nos 41 a 46.
Para o treinamento, a equipe desenvolveu materiais audiovisuais usando diferentes tecnologias. O uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em programas educacionais, pode produzir algumas IDEIAS EQUIVOCADAS entre educadores, dentre elas, cita(m)-se que a(s)
substituição de uma plataforma analógica por uma digital é a garantia de que os processos educacionais serão bem sucedidos.
interatividade pode gerar abertura à interlocução entre sujeitos e é uma possibilidade a ser explorada no uso das TIC.
leitura dos meios de informação e comunicação é tão necessária quanto a de qualquer outra fonte de informação.
atratividade e a interatividade são características que remetem a despertar interesse e prender a atenção, necessitando responder ao sentido das situações de ensino.
TIC não substituem o educador, que continua sendo o mediador entre o educando e o objeto do conhecimento.
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