Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A avaliação do ensino e da aprendizagem tem sido um assunto de grande importância nas atividades docentes, sendo um desafio encontrar a forma mais adequada para promover a avaliação do processo ensino-aprendizagem. Diante desse contexto, assinale a alternativa correta.
Avaliar significa identificar o que o aluno errou.
Ainda não é possível avaliar a aprendizagem do aluno por meio da sua participação na produção escrita.
O conhecimento mínimo adquirido pelo aluno pode ser avaliado tanto pelas provas escritas quanto pelas atividades experimentais.
A avaliação é um processo que deve ser feito continuamente no sentido de separar os grupos de alunos por grau de conhecimento.
A avaliação escrita não é um bom diagnóstico para medir o conhecimento adquirido pelo aluno.
De acordo com as teorias da motivação, assinale a alternativa correta.
Para os cognitivistas, são as representações externas que impulsionam as motivações.
A psicanálise afirma que a libido não interfere nas motivações.
Segundo os behavioristas, o que motiva o comportamento são as consequências produzidas por comportamentos passados.
De acordo com a Teoria das Necessidades, as motivações são essencialmente sociais.
Para a fenomenologia, a motivação é um fenômeno inatingível.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A taxonomia de Bloom classifica os objetivos educacionais em três grandes domínios. Com relação a essa classificação, julgue os itens a seguir.
Conhecimento, compreensão e avaliação são categorias referentes ao domínio cognitivo.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A taxonomia de Bloom classifica os objetivos educacionais em três grandes domínios. Com relação a essa classificação, julgue os itens a seguir.
Os três grandes domínios estabelecidos por Bloom são: cognitivo, afetivo e social.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A taxonomia de Bloom classifica os objetivos educacionais em três grandes domínios. Com relação a essa classificação, julgue os itens a seguir.
A taxonomia de Bloom define capacidades e conhecimentos adquiridos por meio do processo de aprendizagem e por ações que devem ser atingidas ao final do processo de ensino e aprendizagem.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A taxonomia de Bloom classifica os objetivos educacionais em três grandes domínios. Com relação a essa classificação, julgue os itens a seguir.
Os processos cognitivos não são cumulativos, pois uma categoria cognitiva não depende da outra para que ocorra o desenvolvimento dos processos mentais.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A taxonomia de Bloom classifica os objetivos educacionais em três grandes domínios. Com relação a essa classificação, julgue os itens a seguir.
A lista de processos cognitivos, cuja descrição se divide em seis níveis de raciocínio, é organizada do mais simples, marcado pela posse da informação, ao mais complexo, que implica julgamento sobre o valor e a importância de uma ideia.
Piaget estabeleceu uma distinção fundamental entre três tipos de conhecimento, considerando suas fontes básicas e seu modo de estruturação.
(KAMII,K. - A CRIANÇA E O NÚMERO,Ed. Papirus38a. Ed, 2010, Campinas, pág. 17)
Quais são esses três tipos de conhecimentos?
conhecimento físico, conhecimento motor e conhecimento cognitivo;
conhecimento motor, conhecimento cognitivo e conhecimento emocional;
conhecimento físico, conhecimento lógicomatemático e conhecimento social;
conhecimento emocional, conhecimento intelectual e conhecimento espiritual;
N.d.a.
O professor que pretenda qualificar-se melhor para lidar com a aprendizagem dos alunos precisa estudar e desenvolver uma...........
(WEISZ,T. O DIÁLOGO ENTRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM, Ed. Ática, 2ª. Ed,13ª. reimpressão, S. Paulo, 2006, pág. 45)
aptidão para o inesperado;
relativa paciência;
postura investigativa;
atitude compreensiva;
N.d.a.
O que move as crianças é o esforço para acreditar que atrás das coisas que elas tem de aprender existe uma............ .
De certa maneira, aprender é, para elas, ter de reconstruir suas ideias lógicas a partir do confronto com a realidade.
(WEISZ,T. O DIÁLOGO ENTRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM, Ed. Ática, 2ª. Ed,13ª. reimpressão, S. Paulo, 2006, pág. 42)
Assinale a alternativa que completa corretamente os pontilhados acima:
atitude elogiosa;
alegria para aprender;
intenção pedagógica;
lógica;
N.d.a.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...