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Com relação aos métodos de estudo, as técnicas de memorização são as mais utilizadas, pois a compreensão depende não tanto de técnicas, mas de ginástica mental realizada pelos seus praticantes. Assinale a alternativa incorreta acerca desse método.
Permite a aquisição de mecanismos mentais que facilitam o desenvolvimento intelectual.
É uma das formas mais eficientes de lembrar dados que se pretende ou necessite de utilizar frequentemente.
Exige um grande nível de treino e esforço, pois a facilidade de memorização é algo que se obtém após processo de trabalho mental;
É uma técnica de aprendizagem pouco intensa, que não causa cansaço mental.
Muitas vezes os conhecimentos não ficam durante muito tempo na mente de quem os decora, sem compreender.
Quando a avaliação é, para o aluno, um instrumento de tomada de consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades para reorganização de sua tarefa de aprender e, para a escola, é uma possibilidade de definição de prioridades, ela é concebida como
perspectiva autoritária, com o caráter de terminalidade e de medição de conteúdos aprendidos arraigados nas práticas escolares.
instrumento de repressão e controle das ações dos alunos.
instrumento de medida aplicado em momento distinto do processo educativo, com o fim de averiguar resultados do processo.
contínua e sistemática, por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno.
elemento dispensável no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que não é possível averiguar aprendizagem em curto prazo.
Acredita-se que a expressão currículo oculto tenha sido utilizada pela primeira vez por Philip Jackson, em 1968, em um livro intitulado Life in classrooms. Vários teóricos brasileiros, nos últimos tempos, discutem esse conceito e sua relação com a educação escolar. A esse respeito, é correto afirmar que
o currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma nítida e transparente, para aprendizagens sociais relevantes.
o currículo oculto reproduz, por meio da cultura escolar, as estruturas sociais e a ideologia dominante do capitalismo. Por isso, o currículo oculto não interfere na subjetividade dos alunos.
a disposição das carteiras em filas indianas, em que cada aluno tem sua atenção voltada sempre para a frente, com o fim único de interromper toda e qualquer forma de comunicação entre os alunos, não pode ser considerada um exemplo de aspecto do currículo oculto.
o currículo oculto surge como forma de consolidação dos valores das classes economicamente desprivilegiadas da sociedade.
o conceito de currículo oculto ignora as teorias reprodutivistas e suas explicações a respeito de a escola ser um espaço de transmissão da doutrina capitalista.
Considerando-se que a cultura corporal é o resultado de conhecimentos socialmente produzidos e historicamente acumulados pela humanidade que precisam passar constantemente por revisões, reflexões e críticas para serem transmitidos aos alunos, é correto afirmar que a cultura corporal desenvolvida nas escolas consiste
em uma parte do conhecimento desenvolvido na educação física que resulta de formas culturais da atividade física.
na educação do corpo, de acordo com o caráter funcionalista.
na aptidão física, de acordo com a abordagem da saúde renovada.
na abordagem enfática dos aspectos utilitaristas relacionados à sobrevivência, tais como a corrida, a caça e o lançamento de objetos.
Considerando-se que a competição e a cooperação, apesar de serem conceitos contrastantes, podem atuar conjuntamente nas aulas de educação física, desde que estejam voltadas a um mesmo propósito, é correto afirmar que o envolvimento dos alunos em situações de competição e de cooperação
traz, de forma generalizada, o sentimento de vitória e de satisfação evidenciado no divertimento para todos os participantes.
ocasiona, geralmente, conflitos e rivalidade, como, por exemplo, um aluno empurrar outro ou tirar a bola do outro durante uma atividade esportiva.
acentua, normalmente, o surgimento de dúvidas sobre, por exemplo, quem chegou primeiro na competição de natação ou se a bola caiu dentro ou fora do campo.
propicia, em situações de respeito às regras e aos outros, oportunidades criativas e a prática de ações e relações.
Considerando-se as informações do texto, é correto afirmar, com relação aos conteúdos escolares, que constitui papel do professor
escolher preferencialmente os conteúdos com base nas experiências vividas pelos estudantes, visto que compete ao professor prepará-los para enfrentar os desafios imediatos que lhes impõe o cotidiano.
dar prioridade, no trabalho em sala de aula, aos conteúdos mais próximos da realidade do estudante, visto que o domínio desses conteúdos favorece a transformação das condições de vida do estudante, conduzindo-o ao progresso científico, social e econômico.
privilegiar o acesso dos estudantes a conteúdos e valores sociais acumulados ao longo dos tempos, visto tratar-se de conteúdos já consagrados no âmbito educacional em razão de sua universalidade, devendo o professor apenas preocupar-se com a utilização de técnicas didáticas adequadas de transmissão de conhecimento.
relacionar os conteúdos às vivências dos alunos, traduzindo a linguagem científica para uma linguagem que permita aos estudantes a sua apropriação, de forma significativa.
Com base nas informações do texto, é correto afirmar que as avaliações externas correspondem a
avaliações elaboradas pelos próprios professores da escola para turmas diferentes, com objetivo de verificar se o trabalho dos docentes está sendo desenvolvido de acordo com o previsto no projeto pedagógico da escola e de garantir a manutenção do padrão de qualidade do ensino oferecido pela escola.
avaliações realizadas por agentes externos, em estreita colaboração com a equipe gestora da escola, com objetivo de verificar o alcance das metas de aprendizagem estabelecidas no projeto pedagógico.
avaliações para diagnóstico, que objetivam avaliar a qualidade do ensino oferecido pelos sistemas de ensino, por meio de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
avaliações realizadas pelo Ministério da Educação para identificar o nível de proficiência dos estudantes em interpretação e produção de textos em língua portuguesa e na resolução de problemas de ciências e matemática.
Julgue os itens de 111 a 118, referentes ao uso de tecnologias na educação.
Ensinar com mídias será uma inovação se, simultaneamente, forem mudados os paradigmas convencionais de ensino, que mantêm o afastamento entre professores e estudantes.
Julgue os itens de 111 a 118, referentes ao uso de tecnologias na educação.
A aprendizagem online por meio de comunidades virtuais de aprendizagem com o apoio dos recursos da Internet favorece a adoção de práticas inovadoras de educação nas corporações.
Julgue os itens de 111 a 118, referentes ao uso de tecnologias na educação.
A utilização de tecnologias em processos de formação e o debate a esse respeito se desvinculam da discussão sobre o papel do professor e sua mediação pedagógica no processo de aprendizagem.
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